Palestras

Mergulhos simpléticos e teoria dos números

Vinicius Gripp B. Ramos

IMPA

Uma das questões centrais em geometria simplética é o estudo dos mergulhos simpléticos. Nessa palestra, eu falarei sobre a história desse problema que se origina na mecânica clássica e como a sequência de Fibonacci aparece de uma forma surpreendente.

O ensino de matemática superior e o uso de tecnologias: experiências e desafios

Claudio Possani

IME/USP

Nesta palestra faremos uma breve recapitulação da história do Ensino de Matemática, tanto presencial quanto a distância e analisaremos o impacto da Pandemia de Covid-19 no trabalho diário de discentes e docentes diante desta nova realidade. Abordaremos, através de relatos de experiências pessoais, as ideias da necessidade do contato “olho no olho” para o bom ensino de Matemática, o papel de novas tecnologias e da Internet e as limitações e potencialidades do Ensino de Matemática na modalidade EAD. Discutiremos os desafios que estão lançados para professores e alunos, o futuro do Ensino Superior e as possibilidades que o avanço da tecnologia oferece aos educadores e educandos. Analisaremos brevemente as mudanças na forma de alfabetização das novas gerações e os impactos que estas mudanças trarão para a sala de aula tradicional. Nosso foco será o Ensino de disciplinas da área de Exatas para alunos de Graduação.

Um passeio em coloração de grafos

Ana Shirley Ferreira da Silva

Departamento de Matemática/UFC

Um grafo é uma estrutura matemática que serve para modelar inúmeras situações da vida quotidiana, como por exemplo, a rede social de um aplicativo, onde cada usuário será representado por um vértice e dois usuários são ligados por uma aresta se eles são amigos. Ao mesmo tempo, coloração de grafos também possui inúmeras aplicações práticas, sendo um dos problemas mais investigados na teoria dos grafos. Nesta palestra, tentarei apresentar de maneira acessível vários destes conceitos, além de apresentar também alguns dos resultados mais recentes obtidos na minha pesquisa.

Complexidade em toda parte

Francisco A. Rodrigues

ICMC/USP

O que a Internet, a sociedade, as interações celulares e os ecossistemas têm em comum? Em principio, nada que podemos imaginar, mas esses são exemplos de sistemas complexos. O estudo desses sistemas permite entender como epidemias se propagam em nossa sociedade, como falhas afetam o funcionamento da internet e como mutações em células causam o câncer. Para estudar esses sistemas, usamos modelos matemáticos e computacionais de modo a entender como é a estrutura do sistema, seu funcionamento e como podemos controlar sua dinâmica. Por exemplo, podemos mapear as interações entre as pessoas e simular processos epidêmicos em nossa sociedade, de modo a determinar uma maneira efetiva de realizar uma campanha de vacinação. Essa mesma ideia pode ser aplicada para tornarmos a internet e as redes de transmissão de energia mais robustas. Nesta palestra apresentaremos os conceitos fundamentais de sistemas complexos e mostraremos como podemos estudar esses sistemas usando matemática e simulações computacionais.

f(x)=y

Maria do Carmo Carbinatto

ICMC/USP

Provavelmente já nos deparamos com o problema de encontrar e determinar a multiplicidade das raízes de um polinômio. Esse é um caso particular do problema de encontrar uma solução de uma equação da forma f(x)=y, onde f é uma função. Nesta palestra vamos apresentar uma ferramenta matemática que é útil na investigação dessas equações.