Reunião agendada para 28/03/2025
O processo de construção de uma nova estrutura curricular para o curso de Bacharelado em Geologia do IGc-USP teve início em 28 de junho de 2024, com um dia dedicado a palestras com convidados do IGc e externos, e um debate inicial sobre a condução dos trabalhos nos próximos meses. Agradecemos aos convidados e a todos os docentes, alunos, egressos e funcionários que contribuíram para o ambiente propositivo e colaborativo ali estabelecido, que aponta para um excelente andamento da importante e desafiadora tarefa que enfrentaremos juntos. Àqueles que não puderam participar desse primeiro evento, convidamos a assistir às palestras e discussões gravadas, disponíveis ao final desta página. Os debatedores convidados trouxeram uma ampla base conceitual e referências teóricas, que contêm importantes diretrizes discutidas em outros fóruns nacionais e internacionais. Recomendamos o estudo dessa documentação, listada ao fim desta página.
Dando continuidade ao processo, propôs-se a organização de nove grupos de discussão temáticos, dos quais participarão docentes, alunos e possíveis convidados (funcionários, egressos ou representantes da comunidade externa). Os temas ali elencados não pretendem ter abrangência ou nortear a nova estrutura, tendo sido organizados de forma a permitir a participação de cada docente em ao menos um grupo de discussão. A participação nos grupos é voluntária e não limitada aos docentes que ministram disciplinas relacionadas a cada temática. É fortemente recomendada a participação em mais de um grupo e em grupos que discutam temas de outras áreas, já que uma maior integração e coerência na nova estrutura são almejadas.
O objetivo desta fase é envolver a todos nos debates e no estudo do material teórico disponível, realizar um diagnóstico das qualidades e deficiências de nossa estrutura vigente e antecipar a reflexão sobre temas que aparecerão nas fases seguintes. Para tanto, é proposto um formulário único a ser preenchido por todos os grupos de trabalho, que será utilizado no segundo ciclo de discussões (ver link abaixo). O formulário partiu de uma proposta inicial da direção, chefias de departamento e comissão de graduação, e foi complementado e adequado com base nas apresentações e discussões do dia 28 de junho. Os grupos são estimulados a convidar novos palestrantes, convocar reuniões conjuntas e ampliar as questões colocadas nos formulários, de acordo com o andamento de suas discussões internas.
Espera-se que todos os grupos tenham amadurecido as discussões na segunda quinzena de outubro de 2024. No dia 01 de novembro, realizaremos reunião aberta para o fechamento da fase de diagnóstico e troca de informações.
A segunda fase terá quatro etapas, determinadas com base nas discussões e apresentações do dia 28 de junho:
O estabelecimento de um perfil ideal para os formandos, considerando-se competências e habilidades gerais e específicas desejadas;
O estabelecimento de diretrizes para o novo curso, considerando-se o encadeamento e integração entre disciplinas, estratégias para contemplar conteúdos mínimos e temas especializados e a implementação de abordagens pedagógicas e práticas de ensino consistentes ao longo do curso;
A determinação das cargas horárias necessárias para cada conjunto de temas, considerando-se os itens 1 e 2;
A proposição de disciplinas, a partir de suas ementas, e de uma estrutura ideal que considere a integração e concatenação de conteúdos e a construção integrada das competências e habilidades definidas na etapa 1, além das diretrizes curriculares para cursos de Geologia (CNE 01/2015).
As discussões da segunda fase também envolverão a comunidade de forma ampla, com a organização de grupos de trabalho específicos para a apresentação de propostas em cada etapa e reuniões gerais para debate e amadurecimento das propostas.
Ao fim da segunda fase, idealmente e maio de 2025, esperamos chegar a uma estrutura curricular inovadora, que atenda às demandas da sociedade e contemple as formas de atuação profissional dos geólogos nas próximas décadas.
Clique neste link para colaborar com o glossário ou acessá-lo