Simulação

Através  dos roteiros de atividades práticas da disciplina PRT 3531 - Engenharia de Tráfego, cedidos gentilmente ao grupo pelo prof. Dr. Claudio Luiz Marte, aprendemos a utilizar o simulador de tráfego PTV Vissim. O software nos permite criar redes viárias de maneira simples e direta, e também possui interface de comunicação com Python, facilitando a extração de dados e execução dos algoritmos de controle semafórico.

Como primeiro contato com o aplicativo, realizamos a construção de um cruzamento simples com 4 vias de 3 faixas cada, de modo a termos uma base para testes mais simplificada que uma rede maior.

Por ser menor, esta rede executava toda a simulação em menos tempo, fornecendo resultados preliminares para a efetividade de cada algoritmo.

Nesta rede, como todas as vias são iguais, a distância mínima que todos os veículos percorreram foi de 250 metros. Alguns veículos podem percorrer distâncias maiores ao trocarem de faixa, mas isso não provocou alterações muito grandes.

Após nos habituarmos com o aplicativo, desenvolvemos a rede mais complexa da Avenida Paulista e seus arredores, sendo uma representação mais fiel da implementação dos algoritmos no mundo real.

Como de controle de comparação, utilizamos semáforos de fase fixa, com o tempo de cada fase medido durante uma tarde presencialmente na avenida.

Em ambos os casos, executamos a entrada de veículos por um período total de uma hora simulada. Após esse tempo, continuamos a executar a simulação com os veículos que ainda estavam em locomoção até que todos tenham chegado ao destino, de maneira a analisar quanto tempo cada variação levava para esvaziar um período de alto fluxo, como ocorre diariamente nos horários de pico de tráfego.