Algoritmo Backpressure

O algoritmo Backpressure foi idealizado para melhorar o roteamento de pacotes pela rede da internet, de maneira a utilizar mais de uma rota entre dois pontos. Assim, a sobrecarga em roteadores diminuiria, bem como a dependência da rede em tais roteadores. Apesar desta origem, seu funcionamento tem fundamentos na teoria das filas, uma área matemática com bases sólidas atualmente.

Através da literatura, variações do algoritmo surgiram com o intuito de melhorar a eficiência do roteamento, cada uma partindo de hipóteses diferentes. Nem todas as variações possuem hipóteses que condizem com a realidade brasileira presente ou de futuro próximo, e portanto foram descartadas de nossa análise.

Algoritmo Original

O algoritmo original utiliza o tamanho das filas em cada uma das vias para decidir qual a próxima fase semafórica, dando preferência a via com maior fila.

Baseado em Atraso

A versão do algoritmo baseada em atraso utiliza o tempo de estadia do primeiro veículo na fila de cada uma das vias, dando preferência à via com veículo a mais tempo esperando.

Baseado em Atraso e Fila

A versão do algoritmo baseada em atraso e fila utiliza tanto o tempo de estadia do primeiro veículo na fila de cada uma das vias, como o tamanho de tais filas.

Taxa de Roteamento Desconhecidas

Para a versão com taxa de roteamento desconhecida, é necessário a implementação de faixas dedicadas na via, com setas pintadas indicando aos motoristas qual faixa eles devem permanecer caso queiram realizar tal movimento.