Aula 2

Capítulo 3 - Fatores do desenvolvimento - Descarregue seu texto AQUI

Capítulo 3Os fatores do desenvolvimento psíquico

· Bebê: estágio de parasitismo

· Relação com comportamento de outros animais

· Sociedade complexa e instável

· Um equipamento de aptidões totalmente diferenciadas

“Assim na criança enfrentam-se e se implicam mutuamente fatores de origem biológica e social”. (Wallon, 1941/2007, p.30).

· Na psicogênese, o órgão em geral precede a função e seu livre exercício inicial;

· A causa da função é orgânica

“A razão do crescimento não está, portanto, no presente, mas no tipo de espécie que cabe ao adulto realizar”. (Wallon, 1941/2007, p.31).

· Genótipo

· Fenótipo

“A história de um ser é dominada por seu genótipo e constituída por seu fenótipo”. (Wallon, 1941/2007, p.31).

· Só o fenótipo é diretamente acessível à observação

· Diferenciação entre o que permanece constante e o que cabe a múltiplas circunstâncias fazer variar

· É preciso saber distinguir as influências

“Entre gerações ou entre grupos relativamente próximos, às vezes até entre indivíduos, pode haver variações sensíveis. É preciso levá-las em conta para não concluir sem justo motivo pela existência de superioridades ou de inferioridades fundamentais”. (Wallon, 1941/2007, p.32).

· Algumas críticas:

ü Genótipo: princípio da recapitulação onto-genética (a ontogênese reproduziria a filogênese);

ü As sucessivas idades da criança reproduziriam de forma abreviada a evolução das civilizações

“Se as etapas da vida mental na criança tivessem por protótipo e por condição as etapas da civilização humana, o vínculo entre os termos que se correspondem nas duas séries só poderia ser uma estrutura material cuja posição no desenvolvimento do indivíduo e da espécie estaria estritamente determinada” (Wallon, 1941/2007, p.33).

· Exemplo da linguagem

“Todas as constatações da psicologia contemporânea provam que o funcionamento da atividade mental se tornaria inconcebível se fosse preciso decompor suas operações em elementos que tivessem cada qual por sede e por órgão um elemento ou uma combinação de elementos orgânicos.”

“Entre a criança e o primitivo, a distinção é clara. A primeira está em presença de técnicas que ainda não sabe utilizar; para o outro elas faltam”.

· A relação entre fatores internos e externos do desenvolvimento coloca o problema das relações entre a maturação e a aprendizagem funcionais

“Aliás, é geral a lei segundo a qual os efeitos dos quais nem a forma, nem o grau, nem a cronologia podem ser sensivelmente modificados pelo exercício são reações primitivas, reações que pertencem ao equipamento psicobiológico da espécie e cuja maturação funcional é a condição predominante. Ao contrário, o que o exercício pode desenvolver ou diversificar depende de atividades combinadas em que se traduzem os dons individuais de adaptação, de iniciativa e de invenção”. (Wallon, 1941/2007, p.39).

· Equipamento psicobiológico bem mais complexo que nas outras espécies;

· Fatores externos funcionam como um regulador interno de sua conduta;

· Falta de maturação suficiente: prematuração

“Atinge e longe seu mais alto grau no homem e vem acompanhada e uma inversão na ordem dos recursos a seu alcance, que prepara a orientação totalmente nova de sua existência”. (Wallon, 1941/2007, p.40).

“As funções de expressão precedem de longe as de realização. Preludiando a linguagem propriamente dita, elas são as primeiras a por sua marca no homem, animal essencialmente social”. (Wallon, 1941/2007, p.41).