Junte-se a Nós

Pós-Doutorado

Interessados em realizar pós-doutorado devem enviar um e-mail diretamente ao Professor Renato de Moraes (renatomoraes@usp.br) para discutir as possibilidades para obtenção de financiamento externo (FAPESP, CNPq ou CAPES).

Nesse e-mail, os interessados devem pontuar seus interesses e objetivos de pesquisa, assim como uma breve descrição das suas trajetórias de formação na graduação e na pós-graduação.

Pós-Graduação

Temos interesse em receber alunos com paixão e curiosidade em entender como os movimentos são controlados e aprendidos e cujos interesses se alinham com nossos projetos de pesquisa atuais.

No momento, estamos particularmente interessados em receber novos alunos de mestrado/doutorado com experiência em pesquisa em idosos relacionada ao controle de movimentos de membros superiores ou locomoção adaptativa. Não há limitação quanto a formação inicial dos interessados. Alunos das áreas da saúde (Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia) e da área de exatas (Engenharia Biomédica, Física Médica) são bem vindos.

Temos espaço atualmente para um novo aluno de pós-graduação (mestrado ou doutorado).

Os alunos podem se inscrever no Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ou no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Esporte da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, ambos da Universidade de São Paulo

Os dois programas possuem cotas de bolsa da CAPES e CNPq, as quais os alunos podem concorrer. Além disso, existe a possibilidade de solicitar bolsa diretamente à FAPESP.

Envie um e-mail para o Prof. Renato de Moraes (renatomoraes@usp.br) para obter mais informações.

Iniciação Científica

Se você está planejando, ou apenas pensando em se candidatar a um programa de mestrado ou qualquer tipo de pós-graduação, você precisará de experiência em pesquisa. Realizar uma Iniciação Científica pode lhe proporcionar essa experiência já que você aprenderá diferentes técnicas de coleta e análise de dados e poderá conhecer professores que o conhecerão bem o suficiente para aceitá-lo na pós-graduação. Além disso, dependendo do desempenho na realização da Iniciação Científica, você pode ser o autor em um trabalho de pesquisa, o que será importante para obtenção de uma bolsa de estudos na pós-graduação.

Mesmo que seu interesse não seja em fazer o mestrado, ainda assim, a realização da Iniciação Científica pode ser interessante para você se familiarizar com o método científico e os desafios inerentes à atividade de pesquisa. Esse entendimento é essencial para consumir ciência de forma crítica e responsável, algo indispensável para futuros profissionais atuantes no mercado de trabalho.

Existem várias maneiras de realizar uma Iniciação Científica durante seus estudos de graduação:

Atualmente, temos uma vaga para alunos de Iniciação Científica no nosso grupo de pesquisa. 

Envie um e-mail para o Prof. Renato de Moraes (renatomoraes@usp.br) para obter mais informações.