Grupo de Pesquisa em Controle e Aprendizagem de Movimentos
Prof. Dr. Renato de Moraes
Prof. Dr. Renato de Moraes
23/10/2025: Nossa aluna de doutorado, Júlia Oliveira de Faria, defendeu com brilhantismo sua tese intitulada "Efeito da distribuição do treinamento de equilíbrio baseado em perturbação sobre a estabilidade postural e o risco de queda em idosos com histórico recente de quedas". Parabéns, Júlia!
20/09/2025: O artigo "Effect of Perturbation-based Balance Training Distribution on Stability and Fall Risk in Faller Older Adults: A Randomized Single-blind Clinical Trial" foi aceito para publicação na revista Human Movement Science.
10/09/2025: Nossa aluna de iniciação científica, Julia da Rocha Piazentin, teve sua bolsa de iniciação científica da FAPESP aprovada. Parabéns, Julia!
11/07/2025: Nosso aluno de iniciação científica, João Pedro Zeoti Silva, teve sua bolsa de iniciação científica da FAPESP aprovada. Parabéns, João!
10/07/2025: Nossa aluna de doutorado, Julia Causin Andreossi, teve sua bolsa de doutorado da CAPES aprovada. Parabéns, Julia!
03/04/2025: Nossa ex-aluna de doutorado, Andréia Abud da Silva Costa, foi indicada ao Prêmio Tese Destaque USP na área de Ciências da Saúde. Parabéns, Andréia!
11/02/2025: Nosso aluno de doutorado, Leonardo Lanoux, teve sua bolsa de doutorado da CAPES aprovada. Parabéns, Leonardo!
Os seres humanos nasceram para se mover. Aprender ou reaprender a controlar os movimentos corporais é parte da rotina de todos os seres humanos. Constantemente somos desafiados a realizar novas ações motoras e precisamos responder adequadamente a essas demandas. Como nós aprendemos e controlamos nossas ações é de fundamental importância para melhorar o desempenho motor na reabilitação, no esporte e ao longo do ciclo da vida.
Nosso grupo de pesquisa investiga o controle e a aprendizagem de movimentos em humanos ao longo do ciclo da vida. Nossas pesquisas investigam as alterações que ocorrem no controle da postura e locomoção de idosos e na compreensão de como essas alterações aumentam o risco de quedas nessa população. Além disso, nós investigamos estratégias que podem contribuir para reduzir o risco de quedas nessa população por meio da aprendizagem/reaprendizagem de ações motoras com o uso de diferentes tipos de estímulos. Nós também investigamos como a idade afeta o controle e a coordenação de membros superiores durante a realização de tarefas manuais (por exemplo, alcançar e pegar um objeto).
Nossas pesquisas utilizam diferentes técnicas biomecânicas sofisticadas e manipulações experimentais que envolvem os sistemas sensoriais e características do ambiente e da tarefa investigada.
Nossas pesquisas têm contribuído para melhorar o entendimento do controle e aprendizagem motora, especialmente na população idosa.
Contato: renatomoraes@usp.br