GEPAPe em Rede > Sobre o GEPAPe > Núcleos
Ao longo dos anos o GEPAPe se tornou uma rede devido às mudanças de seus participantes que, ao se alocarem em outras instituições de ensino superior, constituíram novos grupos com seus orientandos. Devido a grande gama de grupos, o GEPAPe se organiza em núcleos, constituídos por grupos com proximidade geográfica ou de interesses.
Localize os grupos de estudos e pesquisas vinculados ao GEPAPe em Rede a partir dos núcleos:
Lista completa de participantes do GEPAPe
Universidade Estadual de Maringá – UEM & Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR (Campus Paranavaí)
Profa. Dra. Silvia Pereira Gonzaga de Moraes e Profa. Dra. Lucinéia Maria Lazaretti
Objeto de pesquisa: Análise à organização do trabalho educativo e aos processos de estudos e aprendizagens na escola.
Espaços de atuação: Oficina Pedagógica de Matemática; participação e proposição em diferentes cursos de formação continuada, projeto de extensão promovidos tanto pela UEM, UNESPAR quanto pelas diferentes prefeituras da região.
Dinâmica de trabalho: No GENTEE, temos encontros mensais e a cada ano discutimos textos clássicos da THC ou do Materialismo Histórico Dialético ligados ao objeto de estudos. Este ano (2021), estamos estreitando mais as ações com a temática escolhida no GEPAPe. Na OPM os encontros são quinzenais aos sábados. O foco é a organização do ensino de matemática por meio da análise e produção de atividades de ensino para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I.
Outras informações
(OPM/UEM. Completará 10 anos de atuação formalizada e 12 anos de execução dos trabalhos). Pelo que temos participado, durante esses 16 anos de GEPAPe e 12 anos em nossos trabalhos locais, os estudos do GEPAPe tem se articulado com os do GENTEE. A tarefa que temos é como envolver todos nesse processo, de modo a consolidar a AOE como um modo geral de organização do ensino, aprofundando suas bases filosóficas, epistemológicas e metodológicas, a fim de avançar para um Sistema Didático.
Vinculado como uma das linhas de pesquisa do GeForProf – UTFPR – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (campus Curitiba)
Profa. Dra. Flávia Dias de Souza e Profa. Dra. Maria Lucia Panossian
Objeto de pesquisa: Atividade Orientadora de Ensino no ensino e na formação de professores que ensinam matemática.
Espaços de atuação: Oficina Pedagógica de Matemática; Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Cursos de Formação Continuada, Secretarias de Educação.
Dinâmica de trabalho: Encontros quinzenais nas quartas-feiras, das 14h às 16h. Atualmente no formato remoto. Nesse semestre os encontros estão organizados em rodas de conversa temáticas, conduzidas pelos orientandos e abertas à comunidade educativa. Os temas estão vinculados aos estudos na THC, TA e AOE, em consonância com os referenciais teóricos de estudo dos orientandos.
Outras informações
Os estudos do GETHC também se articulam com os estudos dos demais grupos vinculados ao GEPAPe PR/SP procurando delimitar o lugar teórico-metodológico da AOE na organização do ensino e dos processos formativos.
Unifesp - Universidade Federal de São Paulo & Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo (Instituição parceira)
Profa. Dra. Vanessa Dias Moretti
Objeto de pesquisa: O grupo desenvolve pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, aprendizagem da docência e atividade de ensino, com base na teoria histórico-cultural.
Espaços de atuação: Clube de Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Secretaria de Educação, Cursos de Formação Continuada.
Dinâmica de trabalho: Encontros Semanais.
UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense
Prof. Dr. Ademir Damazio e Profa. Dra. Josélia Euzébio da Rosa
Objeto de pesquisa: 1) Bases ontológicas do objeto do conhecimento matemático e da formação humana. 2) Livros didáticos e orientações aos professores que objetivam a Proposta do Ensino Desenvolvimental; 3) Fundamentos teóricos da proposta do Ensino Desenvolvimental; 4) Elaboração de tarefas de ensino referentes a conceitos matemáticos para serem desenvolvidas por estudantes da Educação Básica.
Espaços de atuação: Licenciatura de Matemática e Pedagogia, Formação Continuada de Professores das redes estaduais e municipais de ensino, escolas públicas.
Dinâmica de trabalho: Reuniões quinzenais, segunda-feira, das 8h30 às 11:00h em que se discute: Elaboração do projeto de pesquisa; Leitura e discussão de textos referentes aos fundamentos do Materialismo Histórico e Dialético, Fundamentos da Matemática, Teoria Histórico-Cultural Ensino Desenvolvimental, Atividade Pedagógica; Seminários com apresentação das pesquisas desenvolvidas no interior do grupo (Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado).
Universidade Federal de Santa Catarina
Profa. Dra. Carolina Picchetti Nascimento
Objeto de trabalho: o significado pedagógico da proposição sobre o trabalho com o conhecimento teórico na escola.
Espaços de atuação: o grupo ainda se caracteriza apenas como estudo.
Dinâmica de trabalho: Encontros quinzenais. O grupo tem dois anos de existência. Tem se caracterizado pelo estudo coletivo de textos da teoria histórico-cultural: “A construção do pensamento e da linguagem” (Vigotski); A escola deve ensinar a pensar (Ilyenkov), Tipos de generalização (Davidov).
Unisul – Universidade do Sul da Santa Catarina
Profa. Dra. Josélia Euzébio da Rosa e Prof. Dr. Ademir Damazio
Objeto de pesquisa: Modo de organização de ensino da Matemática a luz da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental.
Dinâmica de trabalho: Encontros semanais.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – campus Francisco Beltrão. Site institucional.
Profa. Dra. Janaina Damasco Umbelino
Objetivo de pesquisa: Processos de ensino e de aprendizagem.
Espaços de atuação: Licenciatura em Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação.
Dinâmica de trabalho: O Grupo tem priorizado as discussões de estudo. Nos encontramos semanalmente para duas discussões. Uma envolve membros do grupo, estudantes e interessados em estudar a THC. Estamos realizando, desde o ano passado, o estudo do Tomo III – A História do desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Outra atividade é Círculo de Estudos sobre o desenvolvimento da linguagem a criança – CEDELIC – que se encontra para discutir o processo de desenvolvimento da linguagem com vistas a contribuir para o planejamento de professores da educação infantil e anos iniciais, principalmente no período de alfabetização. Esta atividade foi formada para a participação de professores da rede.
Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes
Profa. Dra. Sandra Aparecida Fraga da Silva, Profa. Dra. Dilza Côco, Profa. Dra. Priscila de Souza Chisté Leite e Prof. Alex Jordane (professor pesquisador)
Objeto de pesquisa: estudamos a formação de professores que ensinam matemática e práticas pedagógicas de matemática para a educação básica.
Espaços de atuação: Licenciatura em Matemática – Campus Vitória; Licenciatura em Pedagogia – Campus Vila Velha; Clube de matemática; formações continuadas em cursos de extensão; salas de aula de escolas públicas.
Dinâmica de trabalho: encontros semanais na sexta-feira à tarde. Temos encontros mensais junto com o núcleo e todos os integrantes dos grupos participantes. Temos estudado vários textos para compreender a AOE, a teoria da atividade e alguns textos que nos ajudam a compreender o movimento lógico-histórico dos conceitos.
Outras informações
Temos projetos de pesquisa e de extensão cadastrados no Ifes que ajudam a desenvolver as pesquisas e ações no Grupo. Os professores integrantes atuam em programas de Pós-Graduação da instituição: Educimat e PPGH. Temos participantes da licenciatura em matemática – Campus Vitória e em pedagogia – Campus Vila Velha com pesquisas de iniciação científica e TCC, mestrandos e doutorandos.
instagram: @grupem.ifes e-mail: grupem2011@gmail.com
Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes
Profa. Dra. Dilza Côco e Profa. Dra. Priscila de Souza Chisté Leite
Objeto de pesquisa: estudamos a cidade a partir das humanidades no contexto da formação de professores.
Espaços de atuação: Licenciatura em Matemática – Campus Vitória; Licenciatura em Pedagogia – Campus Vila Velha; Clube de matemática; formações continuadas em cursos de extensão; salas de aula de escolas públicas.
Dinâmica de trabalho: encontros semanais na segunda-feira à noite. Estudos sobre a cidade a partir de autores de base marxista.
Outras informações
Temos projetos de pesquisa e de extensão cadastrados no Ifes que ajudam a desenvolver as pesquisas e ações no Grupo. Os professores integrantes atuam em programas de Pós-Graduação da instituição: Educimat e PPGH. Temos participantes da licenciatura em matemática – Campus Vitória e em pedagogia – Campus Vila Velha com pesquisas de iniciação científica e TCC, mestrandos e doutorandos.
e-mail: gepech.ifes@gmail.com
Instituto De Matemática E Estatística Da Universidade Federal De Goias
Prof. Dr. Wellington Lima Cedro
Objeto de pesquisa: Não temos um objeto principal nas pesquisas do grupo. Temos um foco principal de interesse que é a formação inicial de professores de matemática e também a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos dos estudantes da educação básica.
Espaços de atuação: Prioritariamente desenvolvemos as pesquisas no clube de matemática, mas temos também desenvolvidos investigações no âmbito da licenciatura em matemática.
Dinâmica de trabalho: Nós reunimos uma vez por mês. Neste momento as reuniões são remotas, mas normalmente temos encontros presenciais. Nos encontros priorizamos as discussões sobre as pesquisas em andamento dos membros do grupo.
Objeto de pesquisa: O Grupo de Estudos e Pesquisas - GEPEAM, objetiva investigar como a proposta teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) pode subsidiar a aprendizagem da docência de Professores de Matemática e que Ensinam Matemática e os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática.
Espaços de atuação: Clube de Matemática, Licenciatura em Matemática e ForProCem - Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática da rede pública de ensino.
Dinâmica de trabalho: O grupo encontra-se quinzenalmente, com pautas que abarcam: os projetos de pesquisa dos pós-graduandos; projetos coletivos; estudos do referencial teórico.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Profa. Dra. Halana Garcez Borowsky e Profa. Dra. Claudianny Amorim Noronha (Líder)
Objeto de pesquisa: O Grupo de Estudos CONTAR visa aprofundar conhecimentos e realizar pesquisas nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, especialmente, no que abrange a interrelação entre estas no ensino e aprendizagem na Educação Básica e para a Formação de Professores.
Espaços de atuação: Projeto de Extensão CluMat: Educação Matemática para a infância; Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática; Cursos de Formação Continuada
Dinâmica de trabalho: Contar: encontros quinzenais de discussões sobre as pesquisas desenvolvidas no grupo, oferta de Seminários nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática. Clube de Matemática: Encontros semanais de estudo, planejamento e avaliação de situações desencadeadoras de aprendizagem. Estudos sobre atividade pedagógica, movimento lógico-histórico de conhecimentos matemáticos, estudos sobre a Teoria Histórico- Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino.
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Profa. Dra. Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Profa. Dra. Halana Garcez Borowski
Objeto de pesquisa: Investigar, sob o enfoque da teoria histórico cultural, a formação docente bem como propostas e processos educativos que envolvem o ensino e a aprendizagem em diferentes espaços e níveis educacionais.
Espaços de atuação: Clube de Matemática; Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial; Cursos de extensão para professores das redes públicas e futuros professores.
Dinâmica de trabalho: O grupo encontra-se uma vez por semana, com pautas que envolvem: discussão dos projetos de pesquisa dos pós-graduandos; discussão dos projetos coletivos (como cursos de ensino e extensão); estudos de referenciais de interesse coletivo.
Outras informações
Fazem parte do grupo: professores do ensino superior; professores da Educação Básica; Estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação.
Objeto de pesquisa: As pesquisas do grupo têm como objeto a atividade pedagógica analisada a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural e da psicologia escolar em uma perspectiva crítica. Assim temos nos dedicado à análise de temas como: a organização do ensino à luz da psicologia histórico-cultural; formação de professores; relações entre currículo e ensino; formação da atividade de estudo; gestão democrática e participação do estudante.
Espaços de atuação: Grupo de orientandos; atividades de formação desenvolvidas junto a rede municipal de educação de Bauru; extensão universitária com grêmios estudantis.
Dinâmica de trabalho: Encontros quinzenais, alternando estudos teóricos com discussão sobre as pesquisas dos integrantes. Temas estudados: Materialismo histórico dialético e a pesquisa; Teoria da atividade.
Outras informações
Grupo criado em agosto de 2020 e começando recentemente as atividades de pesquisa. Temos apenas um mestrado defendido e caminhamos na configuração da identidade do grupo. Neusa entrou recentemente no grupo junto com seus orientandos do Programa de pós-graduacão em Educação da UFMS.
FFCLRP/USP - PM/Pirassununga
Profa. Dra. Ana Paula Gladcheff Munhoz e Profa. Dra. Elaine Sampaio Araujo
Objeto de pesquisa: Ensino e aprendizagem de matemática na infância.
Espaços de atuação: Oficina Pedagógica de Matemática; Secretaria Municipal de Educação; Grupos de Orientandos; Licenciatura Pedagogia.
Dinâmica de trabalho: Encontros semanais; participação em projetos de pesquisa coletivos; produção de material pedagógico; produção de orientação curricular; discussão de projetos de pesquisa individuais; participação no grupo de estudo do sistema de conceitos; grupo de estudo com professores e estudantes.
Outras informações
O grupo é formado por pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da educação básica. Seus estudos voltam-se à organização do ensino de matemática na infância, considerando os processos de ensino e aprendizagem, bem como os princípios e práticas que a fundamentam, a partir da Teoria histórico-cultural e da Atividade orientadora de Ensino.
Universidade Federal de Uberlândia
Profa. Dra. Andréa Maturano Longarezi e Profa. Dra. Fabiana Fiorezi de Marco
Objeto de pesquisa: Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente.
Dinâmica de trabalho: encontros mensais de estudo; coordenação, orientação e participação em projetos de pesquisa; coordenação, orientação e participação em projetos de tradução; realização dos Colóquios Internacionais; editoração da Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática; editoração do periódico Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica.
Outras informações
O grupo realiza pesquisas de estado da arte sobre Didática e Formação de Professores; estudos de intervenções didático-formativas e pesquisas teóricas sobre o campo conceitual da Didática Desenvolvimental e a Psicologia Histórico-Cultural. Grupo de Pesquisa está organizado a partir de duas linhas: 1. Estudos sobre Didática Desenvolvimental num diálogo com a Teoria da Atividade e 2. Estudos sobre Didática Desenvolvimental num diálogo com a Teoria da Subjetividade. Compõem o grupo três principais temáticas: 1) Didática. Parte de considerar a Didática como componente integrante da Pedagogia que tem por objeto de estudo a mediação docente dos processos de aprendizagem. Investiga o desenvolvimento histórico da Didática a partir de seus campos teórico ou investigativo, profissional e acadêmico; o lugar e papel da Didática no projeto político-pedagógico dos cursos de formação de professores (Pedagogos e Licenciados); as tendências atuais da Didática a nível internacional. Palavras-chave: Didática; Teorias do Ensino; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas. 2) Formação de professores no contexto Ibero-americano (1998-2008). Investiga desde abril de 2004, na forma de estudo do estado da arte, a evolução experimentada pelas pesquisas sobre formação de professores realizados na última década. A principal contribuição está relacionada à identificação e avaliação dos aspectos teórico-metodológicos que embasam as pesquisas divulgadas, assim como os resultados alcançados, as lacunas ainda existentes, os assuntos emergentes ou silenciados, os focos de análises e as tendências que as produções examinadas parecem sugerir. Palavras-chave: Profissionalização dos professores; Estado do Conhecimento; Ibero-america. 3) Desenvolvimento profissional dos professores. Baseia-se em estudos empíricos sobre formação e prática pedagógica dos professores em exercício; no papel da didática na formação dos docentes; no diagnóstico de obstáculos e necessidades pedagógicas dos professores que exercem a docência; na elaboração e implementação de estratégias de desenvolvimento profissional; na avaliação do desempenho docente dos professores etc. Os membros do grupo se articulam com pesquisadores de outras instituições que trabalham nessa mesma orientação teórica e temática
Objeto de pesquisa: Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.
Espaços de atuação: Licenciatura em Matemática (presencial e a distância); Clube de Matemática - PIBID; Cursos de Formação Continuada - Extensão; Grupo de orientandos.
Dinâmica de trabalho: Encontros semanais de estudos relacionados à Atividade Pedagógica, Atividade Orientadora de Ensino e Método Materialista Histórico-Dialético; coordenação, orientação e participação em projetos de pesquisa; coordenação, orientação e participação em projetos de tradução; discussão dos projetos de pesquisa dos integrantes.
Outras informações
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe), criado em 2015, é formado por pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da educação básica. Seus estudos voltam-se à organização do ensino de matemática na Educação Básica e Superior, considerando os processos de ensino e aprendizagem e formação docente, bem como os princípios e práticas que as fundamentam, a partir da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino. Suas ações agregam-se em vários projetos desenvolvidos, em especial, em parceria com escolas da Rede Pública Municipal e Estadual, aliando à pesquisa e ações de ensino e extensão.
Espaços de atuação: Grupos de Estudos; Grupo de Orientandos; Licenciatura Pedagogia, Biologia e Química.
Dinâmica de trabalho: Encontros quinzenais; participação em projetos de pesquisa; orientação e discussão de projetos de pesquisa individuais; participação em grupos de estudo com professores e estudantes.
Outras informações
Entendendo sucesso e fracasso escolar como expressões de um mesmo fenômeno, as pesquisas desenvolvidas no GEsSFe (Grupo de estudos sobre Sucesso e Fracasso Escolar) têm se dedicado a estudar diferentes aspectos concernentes a trajetórias de sucesso escolar em meios populares. Dentre eles, está a questão da aprendizagem e para a sua discussão nos valemos de contribuições da psicologia histórico-cultural. O Grupo é composto por graduandos, pós-graduandos, mestres e doutores da USP/RP e também de outras universidades públicas brasileiras.
UNESP - campus Bauru & PUC/SP
Prof. Dr. Fumikazo Saito, Profa. Dra. Maria do Carmo, Profa. Dra. Wania Tedeschi, Profa. Dra. Marisa da Silva Dias
Objeto de pesquisa: Movimento lógico-histórico.
Espaços de atuação: Mestrado Profissional no PPG Docência para Educação Básica/UNESP/Bauru; Curso de Licenciatura em Matemática/UNESP/Bauru; Mestrado Profissional em Educação - PPGPE/UFSCar; Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade- GPEFCom/UFSCar; Atividade Curricular de Integração, ensino, pesquisa e extensão - ACIEPE/UFSCar.
Dinâmica de trabalho: Estamos iniciando essa nova composição. Primeira ação será por meio de um seminário que expresse os trabalhos acadêmicos desenvolvidos na historiografia e no lógico-histórico, seja na formação de professores, seja no ensino e aprendizagem da matemática. Pensar sobre o objeto/objetivo após seminário, um ensaio seria: o lógico-histórico na Atividade Orientadora de Ensino
Campus Universitário Professora Cinobelina Elvas (CPCE)/UFPI
Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo
Objeto de pesquisa: Organização do Ensino de Matemática e de Ciências na perspectiva da emancipação humana, subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade.
Espaços de atuação: Pretendemos criar um espaço de aprendizagem em que possamos estudar, refletir, pesquisar, produzir e publicar acerca da atividade pedagógica (atividade de ensino e atividade de aprendizagem), tomando como base os princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade e dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), no ensino de Matemática e de Ciências.
Dinâmica de trabalho: Os encontros formativos presenciais ocorrerão na Sala de Reunião da Coordenação do Curso de Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação, quinzenalmente. No momento, já realizamos reuniões via remota, através da Plataforma Digital Google Meet.
Outras informações
A proposta do GEPEMCi é de se tornar um centro de estudos, pesquisas, publicações, debates na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade, mediante as linhas de pesquisa:
1) Formação inicial e continuada de professores de Matemática e de Ciências e desenvolvimento humano;
2) Educação Matemática e Ensino de Ciências: Princípios e Práticas da Organização do Ensino;
3) Educação Matemática e Ensino de Ciências: Atividade Pedagógica mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC).
Trata-se de uma extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe)/Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Terá autonomia quanto ao seu Plano de Trabalho, no entanto, contemplaremos elementos comuns nas ações formativas do GEPAPe, com ênfase na base epistemológico-teórica, no modo de trabalho e na sua finalidade.
Pretendemos tornar o GEPEMCi um centro de estudos, pesquisas, debates e extensão da UFPI, vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE)/UFPI, à Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza/UFPI, ao Progrma de Pós-Graduação em Ensino de Física – Mestrado Profissional – Polo/MNPEF/UFPI e ao Campus Universitário Professora Cinobelina Elvas (CPCE)/UFPI.
Objeto de pesquisa: o papel da situação desencadeadora de aprendizagem na organização do ensino a partir da Atividade Orientadora de Ensino.
Espaços de atuação: subgrupos de pesquisadores dos outros grupos da rede.
Dinâmica de trabalho: Reuniões mensais para discussão dos estudos dos subgrupos, cada um estudando temas/conceitos relativos à organização do ensino a partir da Atividade Orientadora de Ensino. Recolhimento, organização, análise e divulgação de situações desencadeadoras de aprendizagem produzidas por grupos do GEPAPe em Rede.