O Desenvolvimento da Álgebra
O século XVII foi um dos mais importantes para as fundações da ciência da computação. Em seu início, John Napier (1550 - 1617) inventou o logaritmo (1614), proporcionando um avanço inestimável para a Matemática como um todo. Outrossim, através dos ossos de Napier, um instrumento de cálculo por ele concebido, que transformam uma multiplicação em somas e das réguas de cálculo, que funcionam com sobreposição de escalas logarítmicas, e foram vitais para o desenvolvimento das calculadoras eletrônicas, sendo considerados os precursores dos computadores[18].
Pascal e a sua Calculadora
A pascalina, criada no ano de 1642 por Blaise Pascal, foi uma calculadora simples que realizava somas e subtrações, multiplicações como somas sucessivas e divisões como subtrações sucessivas[19]. A pascalina, contudo, nunca chegou a ser produzida em massa pela complexidade nos cálculos de multiplicação e divisão.
A pascalina (1642), calculadora desenvolvida por Blaise Pascal (1623 - 1662), solucionava operações aritméticas simples.
Uma versão mais sofisticada da pascalina, o aritmômetro, criado por Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716).
Um pouco mais tarde Gottfried Wilhelm Leibniz desenvolveu uma sofisticação da pascalina, o aritmômetro. O dispositivo era capaz de realizar operações aritméticas multiplicação e divisão, diretamente e com maior velocidade, tendo sido a primeira calculadora mecânica produzida em série.
Leibiniz, além do aritmômetro, publicou um artigo aprimorando o sistema de numeração binário e tratando sobre aritmética binária, usando 0 e 1 como fazemos atualmente. Cabe salientar ainda que, Leibniz é o inventor do cálculo diferencial e das notações nele empregadas até os dias atuais[20].