O poder do iMac G3

Processamento focado em Criptografia

Para quebrar uma senha complexa atualmente, com o método de brute-force é uma das escolhas, quando a senha não é muito extensa. Este método consiste em testar todas as combinações possíveis de letras e números até a decodificação de uma senha. Para que este processo seja executado mais rapidamente, é necessário um grande poder de processamento, uma vez que a velocidade com que o computador processa as tentativas é diretamente dependente do poder de processamento que está sendo empregado.

Usando de exemplo a senha "senha123", é possível estimar a quantidade de tempo que um iMac G3 demoraria para decodificar esta senha, através do método brute-force, com seu poder de processamento.

Usando de base um processador semelhante ao seu PowerPC 750 (G3), é possível estimar que este processador é capaz de testar aproximadamente 317.163,11 caracteres por segundo. Nessa velocidade, a senha seria decodificada em pouco menos que 3 meses e uma semana, enquanto um i5-6600K, um processador da Intel lançado no ano de 2015, consegue testar 11.344.618,21 caracteres por segundo, aproximadamente trinta e seis vezes mais do que o PowerPC 750, levando apenas 2 dias para decodificar esta simples senha. Já o novo processador M1 da Apple, que é utilizado nos novos Macbook's e iMac's, pode decodificar esta mesma senha em apenas um dia, testando 17.042.497,3 caracteres por segundo.