Do iMac G3 ao iMac 2021

Um comparativo entre o iMac G3 e seu sucessor décadas após, o iMac

iMac G3

iMac 2021


O iMac G3, um computador pessoal de 1998, conta com um monitor colorido de 15 polegadas, seu sucessor, 23 anos depois, conta com uma tela de 24 polegadas, com um tela de retina de alta definição. Ambos os dispositivos tinham como objetivo ocupar pouco espaço e serem portáveis, no iMac G3 isso podia ser traduzido para 17,25kg e 38,6cm de largura por 44,7 de profundidade.



Já em 2021, portabilidade se tornou algo muito mais significativo e a Apple fez o iMac 2021 um dos computadores pessoais de mesa mais portáveis. Colocando todos os componentes juntos do monitor, com uma espessura mínima, a profundidade do iMac 2021 atinge incríveis 14,7cm. Esta medida conta apenas pela sua base, uma vez que seu monitor possui a espessura total de incríveis 1,1cm, cerca de 40 vezes mais fino que o iMac G3.


O iMac G3 trouxe outra inovação além de suas cores, monitor colorido e portabilidade. Foi com ele que as pessoas começaram a utilizar o USB-A e deixaram de usar o famoso disquete. O USB-A que depois possibilitou o uso dos "pen-drives", dispositivos pequenos que armazenavam imensas quantidades de informação se comparados aos disquetes.

Já o iMac 2021 vem com o mesmo propósito anos depois, abandonando o USB-A, popularizado pelo seu antepassado, e utilizando apenas portas USB-C, capazes de transferir dados muito mais rapidamente. E além disso, o iMac 2021 vem em múltiplas cores, homenageando o iMac G3 e suas cores translúcidas que se tornaram tão populares e que fizeram este computador ser reconhecido até hoje por fãs da computação e da própria Apple.