iMac G3 e sua influência na cultura

A estética por trás do iMac G3

A quebra do bege

O iMac G3 foi lançado em uma época em que a maioria dos computadores eram feitos seguindo um padrão: a cor bege. Ao introduzir o iMac G3 e suas cores vibrantes com uma estética agradável aos olhos, com curvas suaves e uma carcaça transparente fosca, a Apple arriscava lançar seu mais novo produto seguindo uma estética completamente fora dos padrões.

O design transparente unido à sua variedade de cores resultaram em uma febre no mundo todo, inspirando designers a seguir a mesma linha. Marcas grandes como a Nintendo e a Kodak aproveitaram a estética lançada pelo iMac G3 e a incorporaram em seus produtos. Entre os mais famosos estão o Nintendo 64 e o GameBoy Color, grandes ícones da cultura pop que seguiram o movimento estético criado pela Apple.

Nintendo 64 seguindo a estética do iMac G3, junto com a Kodak DC240 (no topo).

Embora a Apple tenha escolhido se virar para uma estética mais simples e menos colorida, como podemos ver nos aparelhos da marca mais atuais, é inegável que o iMac G3 tenha deixado sua marca na cultura popular, com seu formato arredondado e suas cores vibrantes.

A popularização e sua acessibilidade

A popularização do iMac G3 se tornou tamanha que séries de televisão, ao retratar um computador, retratavam o iMac G3. Era inegável, a Apple havia atingido seu maior sucesso. Retratado em "Os Simpsons" e "American Dad", o dispositivo estava na imensa maioria das casas ao redor do mundo, mesmo que não fosse de maneira física.

Sua popularidade gerou outro efeito, este o qual é mais evidente nos dias de hoje: tornou a internet mais acessível. O iMac G3, por ter se tornado tão popular e ter vendido tantas unidades, acabou popularizando a internet, e não podia ser diferente, uma vez que ele foi feito para se navegar pela internet. Não é a toa o prefixo "i", que vem de internet. 

Ao introduzir o iMac G3, Steve Jobs o descreveu como "um dispositivo feito para acessar a internet de forma simples e rápida", essa propaganda com foco na popularização da internet já mostrava que a Apple se encontrava a frente de seus competidores, mesmo que a marca estivesse a beira da falência na época.

Embora a Apple tenha abandonado a estética do iMac G3 e suas cores vibrantes, uma coisa permaneceu ao longo dos anos, o prefixo "i", que foi usado pela primeira vez no iMac e até hoje é usado nos principais dispositivos da Apple.