História do iMac G3

O lançamento do iMac G3

O iMac G3, apresentado ao público pela primeira vez em 1998 por Steve Jobs, vinha com um visual futurístico e diferente do padrão estético dos computadores da época. Com um tamanho compacto, monitor colorido e cores translucidas que iam contra o bege, padrão de todos os computadores da época, seu visual e portabilidade agradou os usuários domésticos e o público infantil. Embora seu design colorido não tenha atraído o público empresarial, o iMac G3 teve um papel importantíssimo na popularização dos computadores domésticos.

O iMac G3 era maior, mais rápido e mais bonito que os outros computadores de sua época. Enquanto os demais utilizavam processadores de anos anteriores, mais fracos e devagar, o iMac vinha carregado de um novo processador G3 rodando a 233 Mhz, processamento alto para época. A sua tela de 15 polegadas superava as demais que costumavam ser apenas de 13 à 14. Além disso, sua alta resolução de tela para época e seu design ousado levaram o próprio CEO da Apple, Steve Jobs, a chamar os demais computadores de feios.

Falência Evitada

Em 1997, antes da volta de Steve Jobs para a Apple, a empresa encarava uma taxa de abandono de 33%. O site de compras da Apple recebia em média apenas 100 mil acessos por dia, e a sua Market Share ou Participação de Mercado não passava de  3,4%. A Apple possui um Valor de Mercado de 1,8 bilhões de dólares. A volta do CEO original da Apple junto com o lançamento daquilo que o público queria e precisava, o primeiro iMac, junto com outros elementos da empresa, como o iPod, foram essenciais para salvar a Apple e tornar possível ela ser o que é hoje.