O Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE) foi criado com o objetivo de proporcionar atendimento odontológico especializado e integrado a pessoas com deficiência intelectual, isolada ou associada a outras condições de base. O programa conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e oferece suporte técnico especializado para a realização dos procedimentos necessários, garantindo um atendimento adequado, seguro e eficaz, adaptado às necessidades específicas de cada paciente.
O QUE A TERAPIA OCUPACIONAL FAZ NO PAOPE?
A Terapia Ocupacional no PAOPE desempenha um papel essencial no atendimento individualizado e especializado para crianças com deficiência. Entre as principais demandas atendidas, estão as crianças com alterações de comportamento durante o atendimento odontológico e aquelas com paralisia cerebral que enfrentam dificuldades nas Atividades de Vida Diária (AVDs). A terapia ocupacional realiza a avaliação dos aspectos sensoriais das crianças para identificar disfunções de modulação sensorial ou insegurança gravitacional, a partir da qual são fornecidas orientações para as famílias, estagiários e professores.
Além disso, a Terapia Ocupacional avalia a adequação do ambiente e dos materiais nos consultórios odontológicos, participando dos atendimentos sempre que necessário. Também são fornecidas orientações às famílias sobre o tratamento realizado no PAOPE e estratégias para melhorar a escovação dentária das crianças em casa.