Descrição do projeto:
A visita técnica é uma importante ferramenta para conhecer um pouco mais sobre o ecossistema empreendedor valadarense, bem como a inserção do profissional de Design Gráfico no mercado de trabalho. Os alunos e alunas puderam conhecer a história da POP Comunicação, empresa de comunicação criada por Robson Carvalho professor do curso de Publicidade e Propaganda e egresso da UNIVALE) e Luis Gustavo Leão (egresso da UNIVALE), em 2006. O objetivo da visita foi conhecer não só a atuação do designer e sua inserção no mercado valadarense, como também saber mais sobre a empresa, como o design atua no cotidiano, a trajetória e atuação da POP. Os discentes presentes puderam trocar experiências e tirar dúvidas com os gestores da empresa e seus colaboradores, sendo um ambiente de diálogo e consolidação do aprendizado, desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador de Curso I – PIC I, a qual trata sobre a Cultura Empreendedora.
Justificativa:
A inovação e capacidade de se adaptar a novas tecnologias e desafios faz parte da cultura empreendedora. Nesse sentido, observar como as empresas são criadas, a partir das ideias e planejamento de seus fundadores, pode contribuir na formação dos alunos e alunas e na consolidação do conhecimento, por meio da abordagem teoria e prática. Além disso, a visita técnica é uma forma de se estabelecer pontes entre universidade e mercado, com a apresentação de oportunidades futuras de trabalho. A partir da visita, também foi possível estreitar laços com egressos da UNIVALE e compreender as possibilidades de atuação profissional.
Data de realização da atividade: 06 de março de 2024.
Alcance quantitativo: 2 professoras e 4 alunos.
Alcance qualitativo: A visita foi uma importante possibilidade de troca e vivências entre os discentes e comunidade externa, em especial, se tratando de futuras oportunidades de trabalho. Ainda, foi uma forma de conhecer um pouco mais sobre o ecossistema empreendedor de Governador Valadares.
Cultura empreendedora e Inovação:
Visita técnica é uma valiosa oportunidade de diálogo entre academia e mercado de trabalho, além disso, uma forma de observar na prática como funciona o empreendedorismo, não só na criação de uma nova empresa, mas também na busca por soluções inovadoras no dia a dia de trabalho. Ainda, foi possível contribuir para as habilidades e competências a serem desenvolvidas ao longo do curso, como o trabalho inter e multidisciplinar, capacidade criativa para propor soluções inovadoras, a partir do domínio de técnicas e de processo de criação; visão sistêmica das diferentes etapas de um projeto; e possibilidade de estabelecer contato com o mercado de trabalho local.