A palestra "O que podemos aprender sobre as questões de gênero?" foi uma ação educativa realizada pelo Instituto Usiminas, no centro cultura da instituição. Com a participação do prof. Dr. Renan Quinalha, o evento trouxe um olhar crítico para a história da arte e a presença das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+.
A participação em eventos como este são importantes na formação dos profissionais de comunicação ao permitir o enriquecimento de sua bagagem de conhecimento e referências sobre o assunto. Ainda, dialoga com a disciplina de História da Arte, Comunicação e Sociedade, Teoria da Imagem e Composição Estética e Gêneros, identidades, etnias e mídia, presentes na grade curricular das turmas.
24 de junho de 2023
Alcance quantitativo: Dezenas de discentes da universidade.
Alcance qualitativo: Maior conhecimento sobre a arte contemporânea brasileira e integração de saberes, em especial, a partir da perspectiva de gênero e comunidade LGBTQIAPN+.
A palestra contribui para que se alcance a Dimensão II do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o qual possui como um de seus objetivos promover a formação do aluno
numa visão generalista, evitando a fragmentação do conhecimento. Ainda promove, por meio de diferentes metodologias, o aprendizado dos(as) discentes e sua atualização frente à temática. Ainda proporciona que o(a) futuro(a) profissional atue com de forma decolonial, ao valorizar a perspectiva de produção cultural e artística desenvolvida no Brasil. Promove igualmente a ampliação do conhecimento e referências a serem incorporadas no âmbito profissional. Além de promover habilidades e competências de relevância como compreender e valorizar, como conquistas históricas da cidadania e indicadores de um estágio avançado de civilização, em processo constante de riscos e aperfeiçoamento: o regime democrático, o pluralismo de ideias e de opiniões, a cultura da paz, os direitos humanos, as liberdades públicas, a justiça social e o desenvolvimento sustentável; bem como, conhecer, em sua unicidade e complexidade intrínsecas, a história, a cultura e a realidade social, econômica e política brasileira, considerando especialmente a diversidade regional, os contextos latino-americano e ibero-americano, o eixo sul-sul e o processo de internacionalização da produção jornalística.
UNIVALE:https://www.institutousiminas.com/programacao/o-que-podemos-aprender-sobre-as-questoes-de-genero-com-renan-quinalha/