Cerimônia de Abertura

Palestras

As palestras e mesas redondas serão transmitidas ao vivo, diretamente pelo canal do evento no YouTube.

Fumikazu Saito (PUC-SP)

PALESTRA_ História da Matemática para a Formação de Professores

Inúmeras iniciativas que buscam abordar temas de história da matemática na formação inicial e continuada de professores foram, e continuam sendo propostas, há pelo menos cinquenta anos. Mas, embora uma vasta literatura em história da matemática tenha sido publicada, e se encontre facilmente disponível aos professores, ainda são escassos materiais especializados dirigidos à formação docente. Assim, nessa palestra, discorremos sobre alguns pontos a serem ponderados para suprir essa lacuna com vistas a contribuir para a reflexão sobre a incorporação de questões de ordem histórica na formação do professor de matemática.

Christian Brackmann (IFFAR)

PALESTRA_ Computação e Informática na BNCC: desmistificando o Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital

Com a publicação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Ciência da Computação passou a ser incluída como uma das aprendizagens essenciais durante o Ensino Fundamental, porém sem explicitar a maneira como o professor deve promover o Pensamento Computacional, a Tecnologia Digital e a Cultura Digital nas salas de aula brasileiras. Diversas iniciativas do segmento público e privado estão ocorrendo na tentativa de sensibilizar os legisladores e gestores a respeito da importância dos conceitos oriundos da área da Computação nas escolas como uma ciência básica. No entanto, evidencia-se grande dificuldade dos professores em conciliar a área do saber do seu componente curricular, junto com a escassez de equipamentos, para desenvolver atividades que envolvam programação e robótica em suas aulas. À luz do descrito, se fará um panorama das aplicações da tecnologia digital no mundo do trabalho, exemplos de atividades capazes de preparar os estudantes e futuros cidadãos para a resolução de problemas cada vez mais complexos e que exigem uma fluidez no uso, compreensão do seu funcionamento e a criação de novas soluções tecnológicas.

Julia Wrobel (UFES)

PALESTRA_ Lesson Study em Matemática: pontos e contrapontos

O Lesson Study tem origem japonesa e pode ser traduzido como estudo/pesquisa da prática do professor. Ele vem ganhando espaço no cenário brasileiro por realçar a importância do trabalho colaborativo, da investigação e da reflexão sobre Matemática e sobre as práticas em sala de aula. Vamos analisar algumas de suas potencialidades e de seus obstáculos a partir da literatura acadêmica e de experiências vividas em escolas de educação básica do Espírito Santo.

Mesas Redondas

MESA REDONDA 1_ Reinvenções no Ensino Remoto

28/05 - 19h

link para evento no YouTube

Marcos Monte (CAp UFRJ)

Luiz Felipe Lins (SME - RJ)

Leonardo Barichello (UNICAMP/SENAC - Mediador)

Durante a pandemia de COVID-19 muitos professores, em especial os que atuam na Educação Básica, tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de ensino imposta pelas medidas de distanciamento social. O ensino remoto virou o “novo normal”, e o esforço de toda a comunidade de professores para continuar desempenhando da melhor forma possível seu trabalho está sendo imenso. A grande maioria foi forçada a aprender de uma hora para outra novas ferramentas voltadas para o ensino não presencial. Neste novo contexto, o professor tem o importante papel de potencializar a autoria colaborativa dos estudantes nas diferentes interfaces, seja formulando problemas, provocando questionamentos, coordenando grupos de trabalho e incentivando a produção de conhecimentos no coletivo. Sem dúvidas, um dos pontos de maior discussão está sobre as avaliações. Como avaliar? O momento atual nos apresenta uma reflexão, até certo ponto, contraditória: não faz muito sentido insistirmos, simplesmente, em instrumentos avaliativos individuais e sem consulta se, diante dos desafios impostos pelo ensino remoto, nós professores, estamos discutindo coletivamente soluções para as dificuldades encontradas, compartilhando experiências e consultando a literatura de pesquisa. O desafio que enfrentamos, agora, demanda o gerenciamento das possibilidades que foram reveladas com esse “novo normal”, compreendendo a interação e a colaboração como partes integrantes do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, que inclui as dinâmicas de avaliação desse percurso. Na mesa Reinvenções no Ensino Remoto os professores Marcos Monte (CAP-UFRJ) e Luiz Felipe Lins (Escola Municipal Francis Hime), mediados pelo professor Leonardo Barichello (UNICAMP e SENAC), irão compartilhar suas experiências durante esse período.

MESA REDONDA 2_ O ensino por competências no contexto do Novo Ensino Médio

29/05 - 17:30h

link para evento no YouTube

Chico Soares (UFMG)

Carla Cabrero (SEEDUC-RJ)

Letícia Rangel (CAp-UFRJ / Mediadora)


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que o conhecimento seja construído por meio do desenvolvimento de competências. Na BNCC do Ensino Médio, o ensino por competências é ainda mais explícito, uma vez que as habilidades são articuladas às competências específicas da área, antes de serem agrupadas por unidades. Além disso, diferentemente da BNCC do Ensino Fundamental, as habilidades não são agrupadas por ano escolar. Esta mesa-redonda propõe uma discussão dos desafios relacionados à implementação do ensino por competências no Ensino Médio e as experiências já conhecidas em diferentes contextos.

Entre no Grupo do Telegram e mantenha-se informado das atividades do evento.

Caso necessário, entre em contato com encprofmatrj@gmail.com