Oficinas e Minicursos

Minicursos / Oficinas

Minicurso/Oficina - 1: "Onde falhamos no Método Cientifico "

Prof. Dr. Ariel Adorno de Sousa

O método cientifico é a principal ferramenta de pesquisadores ao redor do mundo ao longo de séculos, não diferente dos anos atuais, ainda usamos os mesmos métodos científicos para aferir e definir os rumos das principais medidas a serem tomadas em nossas pesquisas, bem como em calamidades publicas como a que estamos passando atualmente como a pandemia do SARs-Cov-2 do novo Coronavírus. Este minicurso será norteado pelos pilares basilares dos métodos científicos de Descartes e de Platão, todo o processo filosófico que faz nós evoluirmos como sociedade é um processo socio-evolutivo-retroalimentado. No final mostraremos alguns resultados de como podemos aplicar usando extensão universitária como vetor de divulgação cientifica para mitigar a essa lacuna que falta para a sociedade do método cientifico.

Entrar no Minicurso-1

Minicurso/Oficina - 2: "Usando o celular para o Ensino de Física"

Profa. Dra. Priscilla Paci Araujo


Pesquisas mostram que um dos obstáculos ao ensino de Física no Ensino Médio são as abordagens excessivamente centradas em aulas expositivas com pouca capacidade de engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, ou seja, observamos no dia a dia em sala de aula que o ensino tradicional como exclusiva alternativa de ensino-aprendizagem tornou-se ineficaz. Por outro lado, a literatura indica que é importante que os professores de Física procurem abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da aula e da aprendizagem. Dentro desta perspectiva tem sido destacado, por exemplo, as abordagens focadas na aprendizagem ativa, no ensino por investigação, além de atividades que possam ser lúdicas e que garantam o protagonismo do aluno. Partindo do conceito de uma atividade lúdica, o objetivo deste curso é a mostrar que a aprendizagem ativa baseada em jogos é uma estratégia alternativa, complementar e inclusiva para o ensino de Física e mostrar o quanto o celular e o computador, quando empregados de forma correta, podem ser meios facilitadores deste processo de ensino e aprendizagem.


Oficina - 3: "Uso da plataforma Arduino no Ensino de Física"

Grupo PET Física UNIR

João Alexandre Teixeira Monteiro; Fellipe de Souza Santos; Washington Pantoja da Silva e Luciene Batista da Silveira


Essa oficina tem como objetivo primordial divulgar a plataforma Arduíno para professores e alunos como método de criar experimentos e modelos automatizados para o ensino em física, propiciando a pesquisa do aluno em assuntos de difícil clareza visual da física (como ondas sonoras, ondas luminosas, circuitos elétricos e dentre outros). Pela escassez de laboratórios em muitas escolas públicas, e a necessidade de criar atividades à distância, a plataforma Arduíno se torna uma via acessível para aperfeiçoar práticas experimentais e incentivar a criatividade e o desenvolvimento tecnológico dentro e fora da sala de aula. Para essa oficina será aplicado o simulador de circuitos — Tinkercad Autodesk —, onde será exibido a plataforma Arduíno e suas viabilidades, tal como a sua aplicação e a idealização de experimentos durante o desenvolvimento da oficina. Foram selecionados três assuntos teóricos da física para condizer de exemplo na plataforma: o movimento de queda livre, velocidade média e circuitos elétricos (semáforo).