O Programa de Capacitação de Formadores de Professores em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) surge como uma iniciativa estratégica do Governo de Moçambique para melhorar a qualidade do ensino e fortalecer as competências científicas e tecnológicas no sistema educativo nacional.
A sua implementação é liderada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e com o envolvimento directo das Instituições de Ensino Superior (IES). O programa tem como público-alvo professores das Instituições de Ensino Superior, do Ensino Técnico-Profissional, de Escolas Secundárias e de Institutos de Formação de Professores, abrangendo assim toda a cadeia formativa de educadores.
O principal objectivo do PCFP é introduzir nas IES e demais instituições formadoras novas abordagens metodológicas integradas, que articulem diferentes áreas científicas e tecnológicas, promovendo um ensino mais prático, criativo e interdisciplinar.
Dessa forma, o programa contribui directamente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, o fortalecimento das capacidades docentes e o acesso a uma educação superior de qualidade, alinhada às exigências do século XXI e ao desenvolvimento sustentável de Moçambique.
O Programa PCFP em STEM é financiado pelo Banco Mundial.
A Universidade Licungo, através da sua Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), sediada no Campus do Dondo, província de Sofala, está a implementar, nas províncias de Sofala e Zambézia, o Programa de Capacitação de Formadores de Professores em STEM (PCFP) nos diferentes subsistemas de ensino, nomeadamente: Institutos de Formação de Professores (IFP), Ensino Técnico-Profissional (ETP), Ensino Secundário Geral (ESG) e Ensino Primário (EP).
A actuação da UniLicungo tem beneficiado directamente cerca de 22 instituições de ensino destes subsistemas e, de forma indirecta, mais de 50 instituições já foram alcançadas pelas acções de capacitação e disseminação das metodologias STEM.
Documentário STEM - Universidade Licungo
O Programa de Capacitação de Formadores de Professores (PCFP) em STEM tem como objectivo melhorar a qualidade da formação inicial e em exercício de professores do Ensino Secundário (ESG) e alargar o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) na formação de professores em exercício do ensino secundário, na formação de formadores de professores do (IFP) e do Ensino Técnico Profissional (ETP).
Destaques
NO ÂMBITO DO PROJECTO MOZKILLS, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE FORMADORES EM STEM A STEMMOZ CERTIFICA 22 DOCENTES DA UNILICUNGO
A Universidade Licungo, no âmbito do Programa STEM e em parceria com a Stemmoz, realizou entre os dias 11 e 18 de Agosto uma capacitação intensiva destinada a 22 Formadores de Professores em STEM...
Histórias de Sucesso (vídeos)
O Programa de Capacitação de Professores em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) tem transformado a forma como o ensino é vivido nas escolas moçambicanas. Mais do que uma formação técnica, este projeto é uma experiência de crescimento humano e profissional, que desperta o potencial criativo dos educadores e promove a aprendizagem baseada na prática e na inovação.
Cada professor capacitado leva consigo novas metodologias, ferramentas digitais e uma nova forma de olhar para o ensino, tornando-se um multiplicador de conhecimento e inspiração em sua comunidade escolar.
As histórias que aqui partilhamos são o reflexo de dedicação, superação e compromisso com a educação de qualidade. São testemunhos de professores que acreditaram na mudança e a tornaram realidade dentro e fora da sala de aula.
Instituições de Ensino Superior Implementadoras do Programa PCFP em STEM:
Projecto:
Ministério da Educação e Cultura
PROJECTO DO MELHORAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM MOÇAMBIQUE (MozSkills) - D716-Mz
Financiador:
Banco Mundial