Contextualização da Actividade no Âmbito do Programa STEM
A actualização dos currículos de formação de professores nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) constitui uma acção estratégica do Programa STEM, orientada para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nestas áreas. Esta iniciativa visa assegurar que os programas formativos reflictam as exigências contemporâneas da educação científica, promovendo uma abordagem integrada e interdisciplinar.
Ao rever, reformular ou criar novos cursos e programas alinhados com o ensino integrado de ciências e com a metodologia de trabalho em STEM, pretende-se dotar os futuros professores de competências pedagógicas e tecnológicas inovadoras, capazes de estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade nos estudantes. Esta actualização curricular também responde à necessidade de alinhar a formação docente com os desafios do século XXI, contribuindo para a formação de cidadãos cientificamente alfabetizados e preparados para impulsionar o desenvolvimento sustentável e tecnológico do país.
ACTIVIDADES REALIZADAS
Entre os dias 20 e 31 de maio de 2024, realizou-se no distrito de Matutuíne, província de Maputo, o retiro de revisão curricular dos cursos de formação inicial de professores 12ª+3 e 12ª+1, com o objectivo de integrar a Metodologia de Ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na formação docente.
A actividade foi realizada no âmbito da implementação do Programa de Capacitação de Formadores de Professores em STEM, desenvolvido através do Projecto MozSkills, com financiamento do Banco Mundial, visando melhorar a qualidade e a inovação na formação de futuros professores.
O processo de revisão e adaptação curricular abrangeu as seguintes disciplinas: Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual e Ofícios, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Sistema de Grafia Braille, Línguas de Sinais de Moçambique, Robótica Educacional e Desenvolvimento Curricular. Estiveram presentes especialistas das áreas disciplinares do STEM pertencentes ao Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), à Direção Nacional de Formação de Professores (DNFP), ao Departamento de Educação Especial (DEE), a Instituições de Ensino Superior (IES) que implementam o programa, bem como gestores do Programa de Capacitação de Formadores de Professores (PCFP).
Como resultado, foram adaptados os currículos de formação inicial 12ª+3 e 12ª+1 com base em metodologias de ensino STEM, culminando na elaboração dos seguintes produtos:
Produto 1: Programa de Ensino de Ciências Naturais
Produto 2: Programa de Ensino de Matemática
Produto 3: Programa de Educação Visual e Ofícios
Produto 4: Programa de Línguas de Sinais e Grafia Braille
Entre os dias 5 e 9 de agosto de 2024, realizou-se em Macaneta, província de Maputo, o início do processo de Revisão e Adaptação Curricular das Qualificações Prioritárias no âmbito da Metodologia Integrativa do STEM. O principal objetivo foi melhorar a qualidade do ensino técnico e profissional, integrando a abordagem STEM na formação de professores e técnicos das áreas científicas e tecnológicas. Durante o encontro, foram identificadas sete áreas prioritárias: Construção Civil, Mecânica, Eletricidade, Agricultura, Pecuária, TIC e Matemática.
Como resultado concreto, a metodologia STEM foi integrada em 26 módulos curriculares, distribuídos da seguinte forma: 3 módulos de Construção Civil; 3 de Mecânica; 4 de Eletricidade; 3 de Agricultura; 3 de Pecuária; 4 de TIC e 6 de Matemática
Participantes: O evento contou com a participação de 52 representantes de instituições-chave, incluindo o MCTES, a SEETP, a ANEFP, universidades (UniSave, UniRovuma, UniPúnguè, UniLicungo, UP-Maputo, ISDB) e Institutos Técnicos Profissionais e membros do Grupo Multissectorial do Programa STEM.
Produto/Resultado – Curriculo do Ensino Tecnico Profissional das Qualificações Prioritárias do QNQP adaptados em Metodologias de Ensino em STEM nomeadamente:
Produto 1: Modulo de Construção Civil,
Produto 2: Modulo de Mecânica
Produto 3: Modulo Eletricidade,
Produto 4: Modulo de Agricultura,
Produto 5: Modulo de Pecuária,
Produto 6: Modulo de TIC
Produto 7: Modulo de Matemática.
Projecto:
Ministério da Educação e Cultura
PROJECTO DO MELHORAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM MOÇAMBIQUE (MozSkills) - D716-Mz
Financiador:
Banco Mundial