PAPER
PAPER
Por: Julia Andrade Minikoski
Nos dias de hoje é essencial que a contabilidade e o direito trabalhem em conjunto para evitar conflitos e trazer maior sucesso para as relações de trabalho. A área trabalhista precisa sempre estar atualizada e em sintonia, pois ela é responsável por regulamentar a relação jurídica entre trabalhadores e seus empregadores, baseado nos princípios e das leis trabalhistas, dito isso, a contabilidade e o direito necessitam trabalham juntos para que as relações de trabalho sejam harmoniosas.
Para que exista uma normalidade e cumprimento das normas trabalhistas, a rotina dentro da organização deve preservar e observar atentamente os cálculos das verbas trabalhistas, verificar o pagamento dos salários e todas as verbas de direito aos empregados, como as férias, pagamentos rescisórios, horas extras, entre outros. Quando um funcionário se sente satisfeito com sua remuneração, com seus direitos trabalhistas sendo cumpridos, sua motivação aumenta e logo a melhora na sua produtividade.
Colaboradores que se sentem valorizados, respeitados e apoiados tendem a ser mais engajados e comprometidos com o trabalho. E para que isso ocorra, é necessário haver uma interação entre equipes, lideranças e demais pessoas envolvidas no ambiente de trabalho. Esse relacionamento interpessoal sempre deve ser observado de forma individual e construtiva, verificando situações que ocorrem na prática do dia-a-dia, isso gera uma relação de confiança e reduz conflitos, desenvolvendo-se um ambiente muito mais propenso às boas relações interpessoais no trabalho. Se tudo isso ocorre em conjunto, a empresa tem bons resultados assim como seus funcionários também colhem bons frutos do seu trabalho dentro da organização.
REFERÊNCIAS
PEGAS, Paulo Henrique. Manual de Contabilidade Tributária. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017.