EDTECH - VITRU

Olá, professor autor! 

Seja bem-vindo à Produção de Conteúdos da Edtech - Vitru. Juntos desenvolveremos um trabalho de excelência, fundamentado na comunicação e aporte de informações essenciais para uma produção inovadora, personalizada e que contemple a identidade pedagógica de nossas marcas. 

Para a produção dos materiais, você terá o suporte de todas as áreas da EdTech para sanar todas as suas dúvidas e auxiliá-lo na criação de novas oportunidades educacionais. Para mais informações, acesse a seção: "Contatos"


Ciclo de Aprendizagem: Inovação nos processos educativos

Já parou para pensar em como nosso cotidiano e a natureza estão repletos de ciclos? A todo momento, ciclos se encerram e outros se iniciam. Qual o seu momento cíclico neste momento?

É muito curioso ver o tanto de ciclos que vivenciamos e experimentamos. Com certeza você já ouviu falar de Ciclo Solar, Ciclo Lunar e Ciclo de Vida. O Ciclo solar, por exemplo, desdobra-se em uma série de fenômenos determinados pelo sol, que ocorrem em intervalos de aproximadamente 11 anos. Já a Lua tem ciclos, que são determinados pela posição em relação à Terra e ao Sol.

Além disso, você experimenta diariamente um ciclo que representa sua rotina. Começa com o despertar, o café da manhã, o trabalho, o almoço, o estudo, o jantar e o descanso. De forma similar, também experimentamos ciclos cognitivos e emocionais dos mais diversos que nos fazem aprender. Provavelmente, você aprende algo novo todo dia e vivencia o seu modo próprio de aprender. É o seu ciclo de aprendizagem. A reflexão está em perceber que estamos rodeados de ciclos de vida, de aprendizagem, de desenvolvimento humano. Agora, faça um exercício mental rápido: qual o seu ciclo profissional neste momento?

Vamos compreender melhor a aplicação dos Ciclos de Aprendizagem nos processos educativos propriamente ditos. De forma geral, concebe-se como Ciclo de Aprendizagem o percurso formativo escolar, também chamado tempo de integralização. São ciclos disciplinares que ordenam com certa linearidade os conteúdos a serem apreendidos num dado tempo. Trata-se de uma visão curricular que é impressa no sequenciamento intencional dos objetivos conteudistas cujo atendimento é mensurado por mecanismos de avaliação que atestam condições de aprovação e promoção para um novo ciclo.

Convencionalmente, o arbítrio do tempo e as métricas avaliativas imperam sobre o modelo educacional vigente. Em se tratando de EAD, encontramos algumas flexibilizações no tempo de aprender, as quais favorecem os ciclos de aprendizagem individualizados. Cada um em seu ritmo vai fazendo o caminho do aprender sem depender das sirenes que apitam os tempos de início e de término.

Não é só de tempo que se faz um ciclo de aprendizagem, mas também de tecnologias e composições de multimeios dos objetos de aprendizagem, que entregam flexibilidade e individualidade ao modo de aprender. Ao estudante é devolvida a dinâmica de estudar com diferentes recursos e não apenas pelo monólogo professoral.


"Neste contexto, nasce o conceito de Ciclo de Aprendizagem que se fundamenta em concepções educativas inovadoras e que exigem um esforço de adaptação. De acordo com Philippe Perrenoud (2002, p. 12), “No polo mais inovador, os ciclos de aprendizagem são sinônimo de profundas mudanças nas práticas e na organização da formação e do trabalho escolar; é uma verdadeira inovação, que assusta uma parcela dos professores e dos pais e requer novas competência”. Contudo, nosso time de coração azul não teme a mudança e compreende a necessidade de quebrar velhos paradigmas educacionais para assim instalar a verdadeira ciência do aprende, suplantando assim as práticas reducionais de simples instrucionismo. Ou seja, a ruptura com o enciclopedismo e com a memorização permite um repensar sobre os novos fazeres pedagógicos e processos educativos."

A partir desse fundamento, emergiu o Ciclo de Aprendizagem, com o objetivo de ser um posicionamento didático, com clareza e identidade pedagógica institucional. Os processos educativos passaram a ter uma referência comum e a construção do conhecimento passou a ser orquestrado a partir do ciclo de aprendizagem, que é composto de sete fases: problematização, significação, experimentação, reflexão, conceitualização, ação e avaliação. Parâmetros para uma ação pedagógica coerente com o novo contexto de mercado e de educação.

Por fim, como está sua prática de aprendizagem, que ciclos seguem e que novas vivências você quer ter? Enquanto integrante de um time de educadores, como você exercita o ciclo de aprendizagem? Quais oportunidades você descobriu para implementar e contribuir com este grande programa educativo que faz parte? Como você já sabe, o novo nem sempre vem pronto, completo e perfeito. O novo se faz no coletivo, na colaboração e mente aberta. Faça sua parte e mantenha-se ativo na construção do nosso Ciclo de Aprendizagem.



Prof. Janes Fidélis Tomelin

Pró-Reitor de Ensino EAD