Prezado(a) acadêmico(a)! Espero que tenham gostado do nosso estudo sobre proteção contra incêndios e explosões, a partir dele o(a) acadêmico(a) entendeu como ocorre a propagação e extinção dos incêndios, além de entendermos a norma regulamentadora e os códigos dos bombeiros que deveremos seguir, diante disso, os objetivos para esse estudo devem ser: identificar como o incêndio se propaga, entender como os incêndios podem ser extintos, compreender quais são os mecanismos que podem ser utilizados para conter os incêndios e entender a norma regulamentadora sobre incêndios. Para isso, dividimos nosso estudo nas seguintes aulas: formas de propagação, formas de extinção, compreender quais são os mecanismos que podem ser utilizados para conter os incêndios e entender a norma regulamentadora sobre incêndios.
Inicialmente apresentamos como as formas de propagação podem ser subdivididas: condução, convecção e irradiação, a partir da forma que os incêndios se propagaram é mais fácil entender como os incêndios se iniciaram e principalmente quais as classes que compreendem a propagação.
Na sequência, apresentamos as formas de extinção dos incêndios que podem ser divididas em: isolamento, resfriamento, abafamento e extinção química. Devemos lembrar sempre do quadrado do fogo; cada lado do quadrado é a retirada de um elemento que compõe os tipos de extinção que possuímos.
A classificação das edificações pode ser dividida como tipos de materiais de construção (combustível, resistente ao fogo e incombustível), classes de riscos (risco leve, moderado e elevado) e os tipos de isolamento das edificações (isoladas, incorporadas e compartimentadas), essas características determinam várias condições de utilização ou determinação da quantidade de equipamentos de combate aos incêndios.
Para finalizar, estudamos a norma regulamentadora – NR 23 e os códigos dos bombeiros; a partir deles obtemos as principais obrigações que precisam ser seguidas para a prevenção dos incêndios.