Constituir, mediante o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, no espaço de ação-inspiração, o desenvolvimento de algo aplicável (nos ambientes de pesquisas, negócios, sociedade e tecnologia). Oportunidade de assimilar os conteúdos estudados e recriar influências como agente transformador, protagonista de ações para o bem coletivo.
Propiciar, por meio da realização de uma atividade prática proposta de um projeto, o desenvolvimento e o aprimoramento de competências, habilidades e atitudes, as quais poderão auxiliar o aluno na resolução assertiva de problemas ou desafios pertinentes à sua área de atuação.
Disciplina interativa, envolvendo uma comunicação bilateral, extrapolando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades cognitivas para a construção de valores, habilidades socioemocionais (soft skills) e atitudes. Convoca o estudante para um papel de protagonismo e destaque na cidadania global. Proporciona um aprendizado mais dinâmico, rápido (ágil) e vivencial para o estudante, baseado na interação com o mercado de trabalho.
A disciplina Portfólio é composta por diferentes cenários, articulando os objetivos de aprendizagem, por meio de uma atividade prática e aplicada, que considera o perfil do egresso, a interdisciplinaridade, o mercado de trabalho e as especificidades das áreas (Educação, Negócios, Teologia, Ambiental, Direito etc.). Esse ciclo reúne diversas ações pedagógicas que permitem avaliar o aluno durante todo o processo de execução da tarefa proposta, que é acompanhada pelo mentor. Disponibiliza-se, no objeto de aprendizagem, uma trilha com cases, vídeos, infográficos, pílulas de aprendizagem e podcasts, que exigirão do estudante a apresentação (registro) de soluções viáveis às demandas provenientes dos ambientes profissionais, de pesquisa ou sociais.
Considera-se, aqui, que, para além de um material digital (como uma apresentação de podcast, slide ou vídeo), o Portfólio é, ao mesmo tempo, disciplina e objeto de aprendizagem e, para tal, foi planejado para funcionar como um elemento facilitador do processo de ensino e de aprendizado. Para que isso ocorra, o Portfólio, objeto de aprendizagem, explicitará seus objetivos pedagógicos a partir de uma estrutura que apresenta mapa de competências e habilidades, ciclo de aprendizagem e orientações.
O registro da atividade é realizado e enviado pelo estudante no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual suas considerações acerca do tipo do desafio proposto são registradas em formulário modelo disponibilizado pela instituição. Em relação à atuação docente, nossa expectativa é promover uma intercomunicação dos elementos (professor-mentor-estudante) reunindo uma função tríplice: orientação, docência e avaliação. Desta forma, o professor, antes do envio final da atividade pelo estudante, tem a oportunidade de registrar orientações, propor melhorias e indicar oportunidades de publicação (eventos, redes sociais, currículo etc.)
A estrutura da disciplina Portfólio é constituída de Plano de Ensino, Chat com professor, infográfico com passo a passo, vídeo de apresentação, Objeto de Aprendizagem (Portfólio), rubrica de avaliação (definição de critérios para avaliação) e formulário modelo para envio de atividade.
Através do Ciclo de Aprendizagem Portfólio, o estudante vivencia a aprendizagem baseada em projetos e aprimora:
- Disciplina (pesquisa sobre a temática escolhida).
- Foco (interesse em aprofundar o tema escolhido).
- Pensamento crítico (seleção de um método).
- Autonomia, interpretação e criatividade (proposição da inovação, ideia ou solução).
- Reflexão, concentração e confiança (apresentação do projeto construído).
Objetivo: desenvolver o pensamento crítico e a autonomia na busca de informações relacionadas às vivências de mercado, de forma a aprofundar os conhecimentos preconcebidos pelo estudante.
Objetivo: inserir o estudante na cultura Maker, com a elaboração inicial de um pré projeto, com o intuito de desenvolver as capacidades criativas, tomadas de decisões e resolução de problemas de forma ágil.
Objetivo: proporcionar a assimilação dos conteúdos estudados de forma a contribuir para que o estudante desenvolva possíveis soluções aos problemas identificados.
Objetivo: possibilitar reflexões sobre as práticas de aprendizagem desenvolvidas no decorrer da atividade Portfólio, de modo a estabelecer relações ativas e transformadoras com o meio social vivenciado pelo estudante.
Criatividade: apresentar soluções e ideias inovadoras.
Resolução de Problemas: uso de métodos, de forma ordenada para encontrar solução de problemas específicos.
Inovação: lidar com as adversidades.
Inteligência emocional: fazer as inovações, introduzir novidades e mindset de crescimento.
Liderança: conduzir e motivar um grupo.
Empreendedorismo: identificar oportunidades e realizar projetos.
Comunicação Digital: comportamento adequado e responsável no uso das tecnologias digitais.
Gestão do tempo: controle consciente sobre a quantidade de tempo gasto com atividades específicas.
BRASIL. Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018. Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/62611-resolucoes-cne-ces-2018. Acesso em: 25 mai. 2023.
DAROS, T.; ZAREMBA, F. de A. Como as metodologias ágeis podem transformar o ensino superior? Revista Ensino Superior, 3 de agosto de 2019.
ESTEVES, L. P.; MEIRIÑO, M. J. A Educação Corporativa e a Gestão do Conhecimento. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 13 e 14 de agosto de 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/63664. Acesso em: 25 mai. 2023.
FERLA, L. A. EdTech e a revolução para o setor de educação. Canal EdTech, 10 de Abril de 2017. Disponível em: https://inforchannel.com.br/2017/03/30/edtech-e-revolucao-para-o-setor-de-educacao/. Acesso em: 25 mai. 2023.
GAROFALO, D. Como ser um professor mais criativo. EDUCAPX. [2021]. Disponível em: https://deboragarofalo.com.br/noticias/como-ser-um-professor-mais-criativo/. Acesso em: 25 mai. 2023.
RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: Autonomia ou Adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SEBRAE. Saiba como se tornar um professor mais empreendedor. Sebrae, [2021]. Disponível em: http://cer.sebrae.com.br/saiba-como-se-tornar-um-professor-mais-empreendedor/. Acesso em: 25 mai. 2023.
SILVA, S. M. de C. Os processos de Aprendizagem por meio do Lúdico: Jogos e Brincadeiras. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação a Distância. Unicesumar: Maringá-Pr, 2017.
VIEIRA, L. A. Docência e Currículo no Ensino Superior. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação a Distância. Unicesumar: Maringá-Pr, 2017.
ZAREMBA, F. de A. Quem vive a educação, sabe que a aprendizagem na prática é uma das formas mais eficazes de desenvolver habilidade e competências. 2019.