Fazer live no YouTube logo após a aula para tirar dúvidas; e/ou,
Criar sala Hangouts, apenas chat (limitado a 150 pessoas durante a transmissão da aula).
Pelo computador utilizando câmera e microfone.
Pelo computador utilizando câmera e microfone + slides e imagens.
Pelo celular.
No dia de aula ao vivo do curso, a equipe deve seguir as seguintes orientações:
Criar ou utilizar a já existente conta YouTube, Gmail (Hangouts) do curso; é importante que o estudante seja orientado a inscrever-se no canal dos cursos. Esta ação será organizada e apoiada pelas equipes de comunicação EAD da IES, o que inclui apoio com réguas de comunicação.
A disponibilização do material deve ser como “não listado” e com acesso apenas às pessoas que têm o link de acesso disponível.
Criar evento para transmissão de live no horário da aula do curso, conforme previsto no calendário de aula ao vivo. Isso será de responsabilidade das coordenações dos cursos.
Orientar por meio do "fale com o mediador" e postagem em mural de aviso da disciplina com o link do evento, seja live ou seja chat por meio de Hangouts.
Seguir rigorosamente o horário de início e término das transmissões.
Mediação, tutoria e Coordenação de cursos devem participar das transmissões (assistindo e mediando), para apoiar com o suporte e qualidade.
Todos os links de eventos/aula ao vivo criados devem ser registrados via preenchimento de planilha que a diretoria de graduação fornecerá e monitorará. A responsabilidade por essa atividade é o coordenador do curso.
Aos estudantes será ofertado, durante a realização da live, um link de Google Forms com as questões de enquete. Este link será ofertado pela equipe do Learning Analytics, e estará disponível na mesma planilha em que o coordenador informará o link de transmissão de aula.
Para os cursos com matriz antiga, será ofertada as aulas já gravadas em módulos anteriores, sendo responsabilidade do coordenador esta indicação e da equipe de estúdio a disponibilização no Studeo.
Aos cursos com matrizes antigas que realizam as transmissões ao vivo, segue o mesmo orientado para transmissão de aula ao vivo.
Para cursos com transmissão em forma de live, a orientação permanece a mesma, de transmissão por YouTube.
Havendo qualquer inconsistência com o sistema, é importante que a mediação, tutoria e coordenação reforcem o comunicado com o estudante.
Não é preciso ter um estúdio ou materiais profissionais para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube.
Para que a sua live tenha sucesso, é fundamental conhecer e possuir equipamentos certos, como:
Câmera. É possível fazer uma transmissão no YouTube com uma câmera profissional, uma webcam ou até mesmo com um smartphone. Basta que ela tenha uma boa qualidade de imagem.
Microfone. A qualidade do áudio é outro fator para o sucesso de uma live. Sendo assim, procure utilizar um microfone que capta bem a voz de quem está falando. Se o orçamento estiver curto, até mesmo um fone de ouvido com microfone pode ser utilizado.
Iluminação. Um vídeo mal iluminado pode prejudicar a eficiência da sua transmissão ao vivo. Por isso, procure por locais bem iluminados para evitar imagens borradas, escuras ou com ruído. Caso seja necessário, equipamentos mais simples e baratos, como a China Ball, garantem um bom resultado.
Computador ou smartphone conectado à internet. Certifique-se de que o computador, notebook ou celular esteja funcionando corretamente e que a sua conexão de internet está boa. Assim, você pode evitar travamentos e quedas de conexão durante a live, prejudicando a experiência do usuário.
Não se esqueça de checar com antecedência se os equipamentos (computador, webacam, microfone e fone de ouvido) e a conexão com a internet (se possível via cabo) estão funcionando corretamente.
Selecione os botões a seguir para navegar pelo material.