Professores: Me. Fabrizia Angelica Bonatto Lonchiati e Dr. Antenógines Leonel Pedroso
• Analisar o significado do termo modelo de gestão, assim como as fases para a sua construção.
•Compreender os elementos que formam o modelo de decisão e a sua importância para a controladoria e finanças corporativas.
• Integrar as áreas por meio da informação e da sinergia das ações, a fim de que haja tempo hábil para tomada de decisões.
• Demonstrar que as informações, decisões e a gestão atrelam-se a ações que sejam lastreadas em medidas, valores, números e indicadores.
A seguir, apresentam-se os tópicos que você estudará nesta unidade:
• Modelo de Gestão
• Modelo de Decisão
• Modelo de Informação
• Modelo de Mensuração
Estudaremos, ao longo da presente unidade, os conceitos de modelo, focando naqueles aplicáveis à controladoria e finanças corporativas, procurando entender suas especificidades e empregabilidade em cada fase da governança.
Em um primeiro momento, veremos o significado do termo gestão e as fases que devem seguir para a construção de um modelo que atenda às necessidades da empresa. Perceberá que missão de uma corporação é definida a partir das crenças e valores dos investidores e dirigentes. E, ainda, entenderá que modelo de gestão demanda de outras fases e modelos que venham corroborar para a condução dos negócios.
Em seguida, veremos que é no modelo de decisão que o gestor encontrará segurança acerca de como deve tomar suas decisões. Para tanto, explicaremos como isso funciona e porque traz segurança.
Ainda nesta unidade, analisaremos que a informação fidedigna e apresentada no momento certo faz toda a diferença para se alcançar um objetivo, pois a gestão acontece com a tomada de decisão, que, por sua vez, baseia-se nestas informações. O sistema de informação deve integrar as áreas e promover a sinergia das ações. Informação é comunicação!
Para finalizar essa sequência, você entenderá que as informações, decisões e a gestão acontecem por meio de ações estruturadas nas medidas, valores, números e indicadores. A decisão, normalmente, é quantitativa. O resultado é quantitativo, assim como as vendas, os salários, a ociosidade, o tempo, tudo é quantitativo. Tudo deve ser medido. As decisões devem ser dosadas para resultados dosados!
A avaliação só é verdadeira quando compara os resultados com outros resultados, por exemplo, o planejado e alcançado, o resultado desse mês comparado com o mês anterior e/ou com o mesmo mês do ano anterior. Avaliamos o resultado e comparamos com o da concorrência, com os resultados do setor ou do ramo de atividade.
Você perceberá que os modelos de gestão, decisão e informação servem para o planejamento, execução, controle e feedback dos resultados!
Então, espero que sirva não só para nossos estudos, mas também que possa ser colocado em prática!