Começamos com o modelo de gestão, dizendo que esse modelo considera que as atividades devem ser realizadas da melhor maneira possível, com a preocupação permanente de obter novos métodos e processos produtivos, objetivando a eficiência operacional, o consumo adequado dos recursos e a eficácia na obtenção de margens de contribuição positivas.
Modelo de Decisão: um sistema de padrões permite antecipar os efeitos que as decisões dos gestores sobre eventos, transações e atividades causam ao patrimônio e aos resultados da empresa e a inserção das regras de decisão no sistema de informação, possibilitando visualizar as receitas e os custos envolvidos.
Em seguida, tratamos do Modelo de informação. Estudamos que, além de considerar informações que conduzam a decisões acertadas, um relatório padrão deve apresentar o resultado alcançado por um evento, uma transação ou por uma atividade com os aspectos quantitativos a estes relacionados. As informações estruturadas nas dimensões operacional, financeira e econômica contribuirão na profissionalização das decisões.
O assunto da terceira aula é o Modelo de Mensuração. Este modelo é utilizado para mensurar os atributos e está baseado em conceitos gerenciais nos aspectos operacionais, financeiros e econômicos e em escalas de medida. Também deve considerar atributos quantitativos que permitam aos gestores tomar decisões que conduzam a resultados otimizados.
Na última aula, passamos a entender que modelo é o resultado do processo de criar uma representação abstrata, conceitual, gráfica ou visual para analisar, descrever, explicar, simular e prever fenômenos ou processos com relação à gestão, decisão, informação ou mensuração.
Espero que tenha aproveitado!