Uma denúncia feita no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Ceará (TJDF-CE) contra o time do Ceará foi apresentada pela diretoria do Fortaleza, mais conhecido como Leão. O time quer que o rival seja punido pela possível escalação irregular de Assisinho no Campeonato Cearense. A diretoria do tricolor se apega ao caso do jogador Victor Cearense, que atualmente está jogando no Ferroviário. Em dezembro de 2013, o clube coral requereu ao Tribunal que a pena de um jogo de suspensão fosse convertida em medida social. Tal pedido foi negado pelo presidente do TJDF-CE com o argumento de que acatar a solicitação “seria o mesmo que implicitamente revogar a suspensão automática e incentivar a prática de ações contrárias ao desporto”.
Para o presidente do Fortaleza, fazer a denúncia é o mínimo que se pode fazer, por acreditar que Assisinho atuou de forma irregular contra o Guarany de Sobral, pela 1ª rodada da 2ª fase.
Em Porangabuçu, a diretoria do Ceará descartou qualquer incômodo com as acusações do Fortaleza. Para o vice-presidente do Alvinegro, o clube está consciente de que a punição foi convertida em pagamento de cesta básica, além de o cumprimento da pena não valer para a atual edição do Estadual. “Estamos muito tranquilos. Se for preciso enfrentar qualquer situação, estamos prontos e com os devidos documentos no nosso departamento jurídico. Sobre a denúncia, isso é natural do futebol. Sempre tem um time que busca prejudicar seu adversário”.
Nota-se assim que, o caso em questão, que diz respeito ao Direito Desportivo, de acordo com o que estudamos no último tópico pode ser resolvido com a arbitragem. No caso em questão, podemos analisar que a situação dos clubes de futebol do Estado do Ceará são rápidas e de fácil resolução.
A solução do TJDF-CE acabou sendo pela absolvição. No julgamento, foi levado em consideração apenas o jogo da Taça dos Campeões Cearenses 2014 entre Ceará e Barbalha. A votação no julgamento foi favorável ao time pelo placar de 4 a 1.
O time do Fortaleza já deixou claro que vai recorrer da decisão e, se ainda assim não tiver sucesso, recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Fonte: adaptado de Scopo Sport (2014).
Referência
FORTALEZA Vai Recorrer ao Pleno em "Caso Assisinho". Scopo Sport, 3 abr. 2014. Disponível em: https://www.scoposports.com/noticias-2014.html. Acesso em: 31 ago. 2021.
PARABÉNS!
Você aprofundou ainda mais seus estudos!