Profº. Me. Rui Wagner Ribeiro Sedor e Profª. Esp. Eloísa A. C. Santos
Vivemos em um mundo que, cada vez mais, respira inovação. Ela está presente nas mais diversas áreas de nossa vida: em nossos celulares, há aplicativos cada vez mais diversificados, fotos cada vez melhores, sistemas de pagamento etc.; nos nossos computadores, encontramos processadores mais rápidos, telas de alta qualidade, aplicativos profissionais etc.; nas edificações onde vivemos e frequentamos, vemos smart buildings, construções sustentáveis, entre outros; no trabalho, experimentamos sistemas integrados de gestão, meios de decisão via inteligência artificial e muito mais.; nas ruas, há os meios de pagamento do transporte público, sistemas de sinalização eletrônicos, sistemas de controle de tráfego etc.; no governo, são lançados aplicativos que têm interface com a população, eleições eletrônicas etc.; na saúde, realizamos exames de precisão, novos medicamentos, telemedicina, entre outros.
Tudo isso acontece, praticamente, em qualquer segmento de atuação humana ou local físico. Mas, afinal, o que todas estas inovações possuem em comum com a Gestão de Projetos? Qual é a sua inter-relação com as ferramentas, técnicas e práticas de gerenciamento?
Projetos são considerados os melhores instrumentos para transformar ideias em soluções concretas vivenciadas em nosso dia a dia. Sejam elas de grande porte (portos, rodovias, novas linhas de metrô, ferrovias, novas fábricas, sistemas de gestão corporativos etc.), sejam de pequeno porte (aplicativos de smartphones, pequenas adaptações de produtos etc.).
Imagine que você é responsável por desenvolver algumas das soluções inovativas apontadas. Como organizaria e acompanharia o trabalho a ser desenvolvido, de forma a alcançar os resultados desejados e a superar os desafios que surgirão? A melhor resposta, aqui, é a Gestão de Projetos. Ela é considerada a melhor prática a ser levada em conta para garantir que os projetos tenham sucesso.
Percebeu como é importante o gerenciamento de projetos? Mas, afinal, o que são projetos? O que significa geri-los? Como fazer para que os seus projetos entreguem os resultados esperados? Como liderar as diversas equipes e frentes de trabalho envolvidas? O que dizem os guias orientativos sobre o mundo dos projetos?
Você encontrará as respostas a estas e a outras questões, ao longo desta unidade, pois cada pergunta será trabalhada e respondida, detalhadamente, a partir de uma história fictícia.
Abordaremos, progressivamente, cada uma das etapas típicas dos projetos atuais, desde o início até o fim. Você estudará, ao longo do livro, a estruturação, que compreende a organização inicial, o planejamento, que organiza, detalhadamente, como é a condução de um projeto, e a execução, quando construímos, progressivamente, o produto-alvo do projeto. Finalmente, chegaremos ao encerramento, momento em que entregaremos os resultados esperados e concluiremos as atividades dos projetos.
Nesta história, trabalharemos com um projeto de implantação de trabalho remoto, em uma corporação, para que ela seja capaz de realizar as suas atividades sem a necessidade de colocar os seus colaboradores em um escritório.
Como será isso? Neste nosso projeto, você será colocado(a) na posição de gerente do projeto, tomando as principais decisões, que, como tal, lhe competem. Esse é um projeto, extremamente, importante às corporações atuais e, também, um passo importantíssimo na implantação do conceito de Indústria/Gestão 4.0. Um projeto como esse, se não fez parte de sua vida, fará, em breve, nem que seja na posição do principal ator ou da principal atriz: como usuário(a).
Bem-vindo(a) ao mundo dos projetos!
Iniciamos esta unidade da disciplina com o intuito de conhecer os projetos, compreendendo e praticando a estruturação dos mesmos. Assim, a nossa pretensão é que você tenha o entendimento das definições de base do Gerenciamento de Projetos. A partir daí, é importante você conhecer os documentos de base da estruturação, tais como Termo de Abertura de Projeto, Quadros de Suporte etc. Faça bom proveito desta unidade para ser um(a) profissional de destaque no mercado!