ARQUITETURA COMUNITÁRIA
ARQUITETURA COMUNITÁRIA
Resumo do Texto:
O Projeto Arquitetura Comunitária é incubado no Escritório Escola do curso de Arquitetura e Urbanismo e visa possibilitar o acesso à arquitetura, ao urbanismo e ao paisagismo por instituições que desempenham trabalhos de relevância social na região metropolitana de Brasília e para famílias que necessitam de reformas e adequações de suas residências. Essas parcerias serão possibilitadas através da divulgação de nossos trabalhos e geração demanda espontânea dessas entidades e unidades residenciais. Por meio deste projeto, os docentes e discentes do curso poderão contribuir com a sociedade ao proporcionar o acesso aos profissionais de arquitetura para atores sociais que muitas vezes precisam melhorar ou ampliar seus espaços de trabalho para atender à comunidade. Também o atendimento a famílias que necessitam de suporte técnico na reforma, adequação e/ou ampliação de suas residências. Além disso, o Projeto poderá esclarecer e a reforçar o papel social do arquiteto-urbanista e sua capacidade de transformar o espaço construído para e pelo ser humano, como forma de proporcionar maior qualidade de vida aos usuários. Desta forma, os estudantes poderão se reconhecer como agentes de transformação e empoderar-se de suas capacidades profissionais contribuindo para a construção de cidades mais justas, sustentáveis e agradáveis de se viver. Ao longo do 1º semestre de 2021, o Escritório Escola pôde retomar suas atividades práticas de maneira presencial e com distanciamento entre os estudantes no nosso espaço, isto permitiu uma maior capacidade de trabalho, melhora no diálogo em equipe e produtividade. Entretanto, ainda não houve uma ampliação de portfólio de atendimento, uma vez que a equipe é pequena e os estudantes estão tendo seu primeiro contato com demandas reais. Deste foi possível realizar os projetos arquitetônicos de duas residências.
Equipe:
Mariana Bomtempo
Joyce Mendonça
Octávio Sousa
Stephanie Minas Ramos
CIDADE, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA: UMA VERSÃO NÃO CONTADA DO DISTRITO FEDERAL
PROJETO DE EXTENSÃO "CIDADE, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA: UMA VERSÃO NÃO CONTADA DO DISTRITO FEDERAL"
Resumo do Texto:
O Projeto de Extensão "Cidade, Patrimônio e Memória: Uma versão não contada do Distrito Federal" está enquadrado na subárea Patrimônio imaterial, na linha de Patrimônio arquitetônico do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, coordenado pela professora Diana Bogado. Trata-se de um projeto de extensão multidisciplinar, que envolve a Arquitetura e Urbanismo, a Comunicação e o Cinema, a fim de desenvolver estudos críticos sobre o Direito à Cidade a partir da Memória e da identidade dos lugares, desenvolvendo reflexão a partir de narrativas periféricas. O objetivo principal do projeto de extensão é, a partir do relato de histórias pessoais dos moradores das regiões estudadas, trazer à tona particularidades sociais, econômicas, culturais e políticas dos personagens e seus respectivos locais de moradia, no que cerne às subjetividades do cotidiano. Serão observadas como se dão as disputas - territoriais e simbólicas - presentes no dia-a-dia destes indivíduos, assim como eventuais ações/intervenções da administração pública no território que eventualmente tenham modificado práticas do lugar.
Equipe:
Ana Bogado Corrêa da Silva (Docente)
Juscélia Maria (Discente)
André Sousa (Discente)
Mariana Alves (Discente)
Tercia Farias Paiva (Discente)
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - CAPACITAR PARA LIBERTAR
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - CAPACITAR PARA LIBERTAR
Resumo do Texto:
Este projeto de extensão pretende oferecer capacitação tecnológica para mulheres vítimas de violência doméstica trazendo cidadania, empoderamento e libertação por meio da inserção no mercado de trabalho. A revolução tecnológica trouxe cada vez mais uma dependência do mercado de trabalho de colaboradores capazes de gerenciar as tecnologias da informação. Os indivíduos que não se mostram aptos a acompanhar as novas tecnologias estarão em processo de franca estagnação social, e consequentemente propensos a ficarem excluídos do mercado de trabalho. Neste sentido, ressaltamos a importância da capacitação digital nas palavras de Martendal (2015) "Às práticas de inclusão digital do indivíduo devem fomentar o desenvolvimento que impulsiona a capacitação do mesmo, para que este tenha condições de buscar informação e conhecimento através da tecnologia da informação e comunicação, habilitando-o para ser capaz de aplicá-las em seu contexto social.”
Equipe:
Professora Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda
Prof. Luís Felipe Perdigão de Castro - Coordenador Curso de Direito
Prof. Washington Fábio de Souza Ribeiro- Coordenador Curso de Sistemas de Informação
Profa. Priscila Paulo Muniz- Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica
Discente: Maria Eduarda Rodrigues Machado - Direito
Discente: Barbara Ohanna dos Santos Veloso - Direito
Discente: Gessany Barreira da Silva - Sistemas de Informação
Discente: Jéssica Sousa Marques – Sistemas de Informação
ADAPTAÇÕES DE MELHORIA DO ESTRESSE COTIDIANO COM AS MASSAGENS RELAXANTE E MODELADORA
ADAPTAÇÕES DE MELHORIA DO ESTRESSE COTIDIANO COM AS MASSAGENS RELAXANTE E MODELADORA
Resumo do Texto:
O estresse cotidiano gera diversas alterações metabólicas e fisiológicas, causando sensações de impotência, raiva,tristeza, apatia, o que pode acarretar em grandes perdas nos desempenhos profissionais e nas atividades do dia a dia. Nas últimas décadas, o estresse cotidiano tem afetado o psicossocial de uma forma crescente tanto na esfera positiva quanto na negativa. Assim, os mecanismos de defesa do nosso corpo geram doenças físicas e psicológicas. Contudo, os sintomas podem ser amenizados através de ajustes que contribuam para o desenvolvimento da qualidade de vida, como a massoterapia, através das massagens relaxantes e modeladoras. Por isso foi realizado um projeto de massagem no UNICEPLAC. Os resultados expressados pelos funcionários da instituição e clientes, que permaneceram até o final da extensão foram positivos, com relatos de melhora do estresse e da qualidade de vida em relação ao seu ambiente de trabalho e suas vivências. Desta forma comprova que os atendimentos das massagens relaxante e modeladora, são eficientes na redução da ansiedade, dores musculares, promove sensação de bem estar, relaxamento e eleva a autoestima. Sendo uma fonte de prevenção, controle e tratamento do estresse. Observa-se que a melhora das clientes aconteceu de forma gradativa e conforme realização dos atendimentos.
Equipe:
Professora Ana Paula Herber Rodrigues
Cristiane Gutierres Toledo Goulart
Delcilane Marques de Sousa
Jéssica Arcelino Soares
Kamila Gabriela Siqueira Marinho
Luana Dos Santos Borges
Maria Vitória Loiola de Oliveira
Mikaely Estefany da Silva Oliveira
Rita de Cássia Martins Sousa
Vanessa da Silva Souza