AÇÃO EDUCATIVA NO CENTRO OLÍMPICO E PARAOLÍMPICO DO GAMA
AÇÃO EDUCATIVA NO CENTRO OLÍMPICO E PARAOLÍMPICO DO GAMA
Resumo do Texto:
Trata-se de duas ações educativas realizadas pelos alunos do 6° período de Nutrição (matutino e noturno), como uma atividade da disciplina de Educação Nutricional, ministrado pela professora Ariene Carmo. As ações tiveram como público-alvo os usuários do Centro Olímpico e Paralímpico do Gama (GAS/GAMA). Foram dois dias de atividades educativas. O primeiro dia de ação educativa, realizada no dia 17 de agosto de 8h30 às 13h, ocorreu no contexto de um evento que teve lugar no local que visava comemorar o Dia Nacional da Saúde. Neste evento, os cursos de Nutrição, Enfermagem e Odontologia participaram com as seguintes atividades propostas: orientação sobre alimentação saudável; aferição de pressão; higiene pessoal e bucal. O segundo dia de ação educativa, realizada no dia 24 de agosto de 8h às 11h, ocorreu no dia do campeonato de natação realizado no Centro Olímpico. No que diz respeito às ações educativas da Nutrição, em ambos os dias de ações educativas, foi construída uma tenda da Nutrição, com o objetivo levar as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014). Verificou-se que houve um grande interesse do público pelas ações educativas da Nutrição, principalmente entre aqueles praticantes de atividade física. Além disso, pontua-se que essas ações são de extrema importância para a promoção e educação em saúde com a comunidade, além de propiciar um momento de troca de aprendizados entre o público e os estudantes de Nutrição.
Equipe:
Professora Ariene Silva do Carmo;
Rebeca Karoliny Fernandes dos Santos
Juliane Alves Maciel
Stephanie Minas Ramos
Bruna Vitorino Batista
Lucas Henrique dos Santos
Maycon de Sousa Dias
Tainá dos Prazeres Teixeira
Marcos Santana de Alcântara
Hiago Fabrício Firmiano
Pablo Araújo Gomes
AÇÃO SOCIAL EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PROMOÇÃO DA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”
AÇÃO SOCIAL EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PROMOÇÃO DA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”
Resumo do Texto:
No dia 09 de novembro de 2019, os alunos do curso de medicina integrantes da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia - LAGG UNICEPLAC participam de uma ação social realizada pelo lar de longa permanência Vital lar em conjunto com LAGG para promoção e prevenção da saúde e conscientização acerca do câncer de próstata em função do “Novembro Azul”. Esse evento foi aberto à população. O professor orientador Dr. Joel Veiga estava no local e ministrou uma palestra sobre os cuidados com a saúde e prevenção do câncer de próstata, ao final os ouvintes puderam fazer perguntas. Após isso, os ligantes puderam fazer orientação aos participantes de forma mais particularizada. No local, além dos alunos e professor, estavam presentes alunos de outros cursos (enfermagem, direito, fisioterapia), os idosos residentes no lar, os trabalhadores e a população da região da Ponte Alta Gama – DF. O evento contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas.
Equipe:
Professor Joel Paulo Russomano Veiga
Ágatha Ribeiro da Sila
Camila Flor Dantas
Giovanna Barros Cobra Negreiros
Mariana de Amorim Amin Carneiro
Michaela Longoni Manfroi
Joel Paula Russomano Veiga
CINE PEDAGOGIA
CINE PEDAGOGIA
Resumo do Texto:
O Cine Pedagogia da UNICEPLAC foi um espaço de aprendizagem para os discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia e comunidade acadêmica que apreciaram a linguagem artística por meio da expressão audiovisual. Dessa forma, o cinema ofertado na sala de aula teve um caráter educativo, democrático e ético. As atividades realizadas na sala de aula, após cada exibição cinematográfica, contemplaram: discussões, estudos dirigidos, painéis, banners, seminários, produções audiovisuais, roteiros de análises dos filmes, entre outros. Para tanto, a sala de aula contou com equipamento multimídia, iluminação artificial e natural, ventilação natural, filmes diversos, mesas e cadeiras. Por fim, a participação no Cine Pedagogia também contemplou a computação de horas complementares ao discente que participou contribuindo assim, no processo de formação.
Equipe:
Professora Rennée Cardoso
ESPAÇO CULTURAL COMPARTILHAR I e II
ESPAÇO CULTURAL COMPARTILHAR I e II
Resumo do Texto:
O Espaço Compartilhar I e II é um espaço de aprendizagem para futuros licenciados, bacharéis e comunidade geral que puderam apresentar e/ou apreciar a leitura e a troca de livros, assim como, outras formas de expressão artística. Dessa forma, os momentos ofertados no espaço cultural apresentaram um caráter educativo, democrático, ético e equânime. As atividades realizadas no espaço cultural, tais como: troca de livros, leitura, exposição de trabalhos artísticos e culturais, diálogos sobre literatura e arte, exposição de vídeos e fotografias, cartazes, banners, colagens, pinturas, esculturas, dobraduras, roda de leitura, saraus, literatura de cordel, entre outros, foram acompanhados pelo curso de Pedagogia a fim de manter o cunho educativo das ações, bem como, apoiar, orientar e fornecer os recursos disponibilizados no espaço a todos os interessados que desejarem manifestar seu potencial criativo ou se abastecer culturalmente. Para tanto, o espaço Cultural conta com um palco, mesa composta com recursos multimídia, iluminação artificial e natural, ventilação natural, prateleiras, livros doados, mesas e cadeiras.
Equipe:
Professora Rennée Cardoso
EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO AMBULATÓRIO DE GERIATRIA
EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO AMBULATÓRIO DE GERIATRIA
Resumo do Texto:
Através dos relatos dos discentes, observou-se a importância da inserção precoce em diversos cenários de práticas hospitalares, ampliando consideravelmente as chances de ocorrer a problematização da realidade vivida no ambiente hospitalar, tanto na questão da identificação de vulnerabilidades do paciente idoso, quanto relacionado aos problemas vivenciados nos serviços de saúde e aos limites e possibilidades dos processos de mudança em curso. Notou-se que a prática aproximou os discentes das necessidades médicas da população e frisou a importância do atendimento humanizado no processo saúde-doença do paciente idoso. Durante o processo de aprendizagem, a aproximação do estudante à futura prática e a competência desenvolvida como profissional de saúde encontra estruturação conceitual nas discussões de aprendizagem como parte da construção do estudante, que está adquirindo conhecimentos de forma ativa, sendo a vivência o meio para a concretização do processo de ensino-aprendizagem. A experiência prática permite melhor assimilação do conteúdo teórico adquirida. A realidade vivida agrega experiência ao graduando, na forma de obtenção de uma postura profissional humanizada e voltada às reais necessidades da população idosa.
Equipe:
Professor Alessandro de Oliveira Silva
Adda Cecília Batista de Carvalho
Ágatha Ribeiro da Silva
Carolline Damas de Andrade Oliveira
Giovanna Barros Cobra Negreiros
Leandra dos Reis Nunes
Mariana de Amorim Amin Carneiro
David Ricardo Bernal Lima Hernandez
Vitoria Fossari Geronasso
Camila Flor Dantas
Cecília Mendonça Miranda
Pedro Henrique Alves Miranda
Alessandro de Oliveira Silva
INFORMÁTICA PARA A MELHOR IDADE INFORMÁTICA ESSENCIAL
INFORMÁTICA PARA A MELHOR IDADE INFORMÁTICA ESSENCIAL
Resumo do Texto:
O projeto foi iniciado com o foco no público da melhor idade. No primeiro momento os esforços foram para a produção do material a ser adotado, no qual contamos com a valorosa presença de 06 (seis) monitores, os quais compuseram horas complementares. Já no final do 1º semestre, foi discutido e acordado com o núcleo de extensão, que o foco seria ampliado para a comunidade em geral. Com mais efetividade, somando entre 35 e 40 inscritos de várias faixas etárias. Para iniciarmos o programa piloto, os orientadores definiram que os menores de 12 anos não seriam matriculados. Assim contamos com a participação inicial de 30 alunos. As aulas contaram com apresentação em MS-Powerpoint® e práticas dirigidas. As apostilas foram criadas com os assuntos abordados visando auxiliar no entendimento posterior dos alunos. Os resultados foram os melhores! Todos os participantes elogiaram muito a IES por disponibilizar pessoal e infraestrutura para a difusão dos assuntos abordados! Pediram cursos de mesmo teor e se possível com maior duração. Aprovaram a ideia de uma estrutura modular para os assuntos ministrados, bem como fases distintas (Básico, Intermediário e Avançado). Causou-nos surpresa que o foco da maioria da platéia fosse o uso das ferramentas de editoração (Word e Powerpoint), sendo superiores em busca até mesmo que a navegação na Internet e o uso de redes sociais.
Equipe:
Professor Valmir Severiano Sistemas de Informação / Administração
Jessica Sousa Marques (estagiária) Sistemas de Informação
Jonathan Guimarães Paes (estagiário) Sistemas de Informação
Luiz Antônio Lana de Souza Júnior (estagiário) Sistemas de Informação
Marcos Rafael Mota (estagiário) Sistemas de Informação
Wilton Bezerra da Silva (estagiário) Sistemas de Informação
João Paulo da Silva (estagiário) Sistemas de Informação
Fagner Washington da Silva Rodrigues (monitor) Sistemas de Informação
Guilherme Mendes Moreira (monitor) Sistemas de Informação
Gustavo Gomes dos Anjos Novais (monitor) Sistemas de Informação
João Pedro Silva Araújo (monitor) Sistemas de Informação
Kenichi Roberto Lino Ogawa (monitor) Sistemas de Informação
Sinomar Pereira de França Silva (monitor) Sistemas de Informação
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COLETIVIDADE PARA MULTIPROFISSIONALIDADE
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COLETIVIDADE PARA MULTIPROFISSIONALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO EFETIVA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Resumo do Texto:
A atenção integral à saúde é o conjunto de ações de promoção, de proteção assistencial e de recuperação da saúde nos três níveis de atenção, a partir de uma percepção ampliada do seu contexto de vida e de sua singularidade. Incentiva o compromisso com a implementação de ações de saúde que reduzam, entre outras, a morbidade por causas preveníveis e evitáveis, incluindo as doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo do Projeto foi apreender a importância da integralidade da assistência continuada no acadêmico por meio das atividades práticas, desenvolvendo o conhecimento teórico, prático e dinâmico na perspectiva da saúde coletiva. Foi realizada uma entrevista individual com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas relativas à participação nas atividades, além da avaliação fisioterapêutica e de Enfermagem, no sentido de propiciar o conhecimento das necessidades individuais para efetivar as orientações caso a caso. Os discentes realizaram palestras educativas com o objetivo de proporcionar educação permanente, para todos os participantes do projeto. O projeto Integração ensino-serviço-coletividade para multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na produção efetiva da promoção, alcançou os objetivos propostos, com a certeza de que o aluno sai com uma visão atual e transformadora. Acompanhamento para intervenção cinesiofuncional dos pacientes, inseridos no projeto em tela. Relatos de melhoria e diminuição dos episódios de incontinência urinária nos pacientes participantes do projeto. Adesão dos participantes do projeto.
Equipe:
Walquiria Lene Dos Santos
Layane Thalita Bolzan Dos Santos
Geovana Gonçalves Da Silva Camargo
Glauber Rocha Araujo Carneiro
Jeferson Galdino De Oliveira
Julia Luna Farias Porto
Kamila Vieira Silva
Millena Dias Macedo
Nathália Martins Godinho
Talita Silva De Macedo
LINGUAGEM FORENSE: CONCEITOS E ASPECTOS ESTILÍSTICOS
LINGUAGEM FORENSE: CONCEITOS E ASPECTOS ESTILÍSTICOS
RESUMO
Minicurso realizado na modalidade de Ensino a Distância para estudantes de Direito, com o objetivo de explorar os aspectos linguísticos do discurso jurídico. O curso abordou as características fundamentais da linguagem técnica, visando facilitar a manipulação consciente da linguagem forense durante a formação acadêmica e a prática profissional futura. Foram realizadas atividades na plataforma Moodle, totalizando 45 horas de estudo baseado em literatura especializada e discussões em fóruns. As principais áreas de estudo incluíram economia linguística, precisão, clareza e objetividade no discurso jurídico. O minicurso ofereceu flexibilidade de tempo e horário aos alunos, com diretrizes disponibilizadas na plataforma Moodle. Além disso, foram realizados estudos dirigidos e discussões avaliativas em fóruns. O objetivo geral foi aprimorar a relação dos estudantes de Direito com a língua portuguesa e a expressão escrita de pensamentos. O curso também abordou a percepção distorcida de que existe uma diferença entre a linguagem técnico-forense e o léxico comum da língua portuguesa.
EQUIPE
Professora Isolda Maria Santos Bezerra.
Estudantes (Curso de Direito): Alice Deiro Costa; Amanda Da Silva Rodrigues; Anaclécia Rafaela Costa Da Silva Vasconcelos; Aparecida Vieira De Freitas Queiroz; Beatriz Cristina De Souza Negreiros; Bruna Dias Da Silva; Carlos Magno Fernandes De Mendonça Fraga; Carlos Jorge Da Silva; Elizabeth Ferreira Da Silva; Eufrazia De Souza Rosa; Fernanda Ramos De Brito; Francilda Pereira Da Silva Leite; Isabela Maciel Sampaio; Isabela Gomes Arruda; Isolda Maria Santos Bezerra; Israel Gonçalves De Abreu; Izabella Da Silva Negrao Trajano; Jeovana Sousa De Carvalho; Jonatas Ferreira Campos; Julia Matos Costa; Júlia Maria Almeida; Jorge Juliana Antunes Oliveira; Fagundes Juliana De Castro Costa; Karine De Freitas Vieira; Leoncio Regal Dutra; Leticia Nascimento Da Silva Mesquita; Luan Pedro Mundim; Maria Eduarda Silva Menezes; Maria Aparecida Memoria De Sousa; Matheus Brenner Damascena De Sousa; Matheus Luiz Da Cruz Nascimento; Monyelle Faria Antônio; Natan Rodrigues Santos; Nelbia Darlene De Jesus Beserra; Núbia Martins Teixeira; Pablo Caua Simões Custodio; Poliana Alves Da Silva; Rafaella Ranniele Candido Cardoso; Raphaela Pereira Da Silva; Sandro Rodrigues Fernandes De Lima; Valclides Gonçalves Bessa; Veridiana Medeiros De Sousa; Victória Letícia Alves Siqueira; Wagner Piau De Almeida Neto.
MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA
MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA
Resumo do Texto:
O projeto “Multiplicadores em Educação Sanitária” visa à aplicação de conhecimento sobre Educação Sanitária dos alunos da Medicina Veterinária com parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SEAGRI) do Distrito Federal. Em reuniões com a SEAGRI são estabelecidos os temas do projeto de acordo com a necessidade da SEAGRI. A partir dessas carências, foram estabelecidas reuniões, palestras e atividades para os alunos. Como pré-requisito para participação do projeto foi demandada a sorologia da raiva em dia e a comprovação de seguro de estágio dos alunos. Com isso, durante o projeto. Foram realizadas diversas atividades em diferentes áreas da educação sanitária. Os alunos tiveram chances através do projeto de participar de variados eventos junto a Agrodefesa, como acompanhamento dos servidores em propriedades que envolvem bovinos, pequenos ruminantes, búfalos e equinos. Além disso, foram realizadas atividades práticas sobre atualização de cadastro de propriedades, de animais, de fiscalização, entre diversas outras áreas. E eles ainda obtiveram vantagens em relação a cursos ministrados pela SEAGRI. O resultado do projeto apresenta-se extremamente satisfatório por ter atingido o objetivo dos alunos de atuarem como multiplicadores de educação sanitária na área da medicina veterinária, junto à secretaria de agricultura.
Equipe:
Aline Mendes Ramalho
Amanda Cristina Nunes de Sousa Leite
Ana Carolina Lima
Ana Carolina Miranda Lopes
Ana Luísa Gonçalves de Moura
Antônio Gabriel Macedo Santos
Camila Marques Mendes
Débora Araújo Almeida Discente
Deborah Lucena
Gabriel Alberto Pacheco
Jonhy Wiler Silva de Queiroz
Karine Pires Cardoso Discente
Kassia Luiza Cherem Cassimiro
Larissa Dias Ferreira
Lethicia da Silva Santos
Lorena Ferreira Silva Docente
Marisa Pontes da Silva Peres
Raylana Kênia Nunes Gonçalves
Sarah Moreira Santos
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE AS CADEIAS PRODUTIVAS DA PECUÁRIA – NECAPEC
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE AS CADEIAS PRODUTIVAS DA PECUÁRIA – NECAPEC
Resumo do Texto:
Tendo em vista as atividades desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos sobre as Cadeias Produtivas da Pecuária, doravante denominado NECAPEC, durante o período compreendido entre 06/08/2019 a 12/11/2019, apresentamos um relatório minucioso acerca das etapas realizadas e a realizar neste projeto. Salientamos que o NECAPEC tem como propósito principal a complementação da formação profissional e pessoal dos participantes, com atendimentos ao pequeno produtor ofertando palestras além de orientações e cuidados para com os animais, bem como a promoção do desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a atuação do Médico Veterinário no exercício de sua nobre profissão.
Equipe:
Reinaldo Lopes Morata
O PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA
O PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA
Resumo do Texto:
No Brasil é comum aposentar-se entre 55 e 60 anos de idade. Contrapondo-se a isto, a expectativa de vida do brasileiro apresenta nítida tendência de crescimento. Surge então a questão da importância do planejamento da aposentadoria, pois a quantidade de anos que o trabalhador terá que contar com o retorno do capital acumulado durante a sua vida laboral é cada vez maior. Soma-se ainda a questão da saúde uma vez que contar com a assistência pública é cada vez mais temerário, elevando os gastos naturais com apoio médico e com medicamentos. A saída é o planejamento adequado da aposentadoria. Porém a linguagem adotada, as constantes alterações na legislação e as inúmeras opções constituem um verdadeiro obstáculo ao público em geral. A atividade de extensão é uma das finalidades sociais das Instituições de Ensino Superior, realizada por um conjunto de ações dirigidas à comunidade, associadas ao ensino e à pesquisa cujas finalidades podem ser consubstanciadas na promoção e desenvolvimento do bem estar físico e social sem deixar de lado a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos pelos discentes no transcorrer da formação universitária.
Equipe:
Professor Augusto Morel Nitschke
Augusto Morel Nitschke Ciências Contábeis
Nathália Nascimento Rodrigues Da Silva Gestão Pública
Driele Loise Da Silva Gomes
PROJETO DE EXTENSÃO "JOURNAL CLUB" NO CURSO DE ODONTOLOGIA
PROJETO DE EXTENSÃO "JOURNAL CLUB" NO CURSO DE ODONTOLOGIA
Resumo do Texto:
A odontologia baseada em evidências científicas se tornou nos últimos anos um consenso como o “Norte” em que devem se basear as decisões clínicas tomadas pelos cirurgiões-dentistas. Neste contexto, as Universidades desempenham um papel fundamental como formadoras profissionais, na disseminação cultural pela busca deste embasamento científico. O acadêmico deve desenvolver habilidade crítica para avaliar os diferentes níveis das evidências apresentadas. Este nivelamento, em geral, reflete não apenas o número de publicações a respeito de uma determinada evidência, mas também a qualidade dos dados apresentados. De forma igualmente importante, as instituições de ensino são responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo dos discentes para identificação dos problemas e suas possíveis soluções.
Equipe:
Professora Loise Pedrosa Salles (Orientadora e coordenadora do projeto)
Professora Ana Livia Gomes-Cornélio
Professor Anderson de Oliveira Paulo
Wagner Filho Soares Santana
Daniely Fernanda da Silva Soares
Max Evandro Lima Carneiro
PROJETO MEDIDA CERTA
PROJETO MEDIDA CERTA
Resumo do Texto:
O desequilíbrio nutricional reflete-se na qualidade de vida, atrapalhando o rendimento do trabalhador, e sua própria empregabilidade. Andrade e Chamon (2006) defendem a inclusão do estado nutricional como um fator a influenciar a qualidade de vida do trabalhador, pois o sobrepeso e a obesidade estão relacionados com a diminuição de capacidade para esforços físicos e com a fadiga no desempenho de tarefas, além de um sentimento geral de frustração com impacto no bem estar psicológico e sobre a motivação do indivíduo. Foram atendidos em torno de 220 indivíduos (funcionários da instituição e comunidade). Para avaliar o estado nutricional, foi utilizado o Índice de Massa Corpórea (IMC), de acordo com as recomendações da OMS (CUPPARI, 2005), a partir das medidas antropométricas de peso e altura dos indivíduos. Os dados sobre consumo alimentar foram gerados pelo método do relatório de 24 horas. Para a interpretação da qualidade de dieta foi calculado o IAS, fundamentado no modelo proposto por Bowman et al. (1998) sendo constituído por dez componentes. O IAS, do presente estudo, foi adaptado da mesma maneira como feito por Fisberg et al. (2005) e Gomes (2003), utilizando-se os 6 principais grupos de alimentos constituintes da Pirâmide dos Alimentos. Todos os indivíduos tiveram acompanhamento nutricional individual durante esse período
Equipe:
Professora: Danielle Luz Gonçalves
Daniel Campos Lima
Éder Vieira Matos
Elisangela Freitas De Sousa
João Victor Macedo
Renata Patrícia Pinheiro Leite
Carlos Eduardo De Brito Nunes Dos Santos
Thalisson Henrique Franco Cordoso
PROMOÇÃO DE SAÚDE NO TRABALHO – ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
PROMOÇÃO DE SAÚDE NO TRABALHO – ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
Resumo do Texto:
O projeto visa promover saúde no trabalho aos colaboradores do UNICEPLAC, proporcionando uma avaliação periódica do posto de trabalho e visitas duas vezes por semana de discentes e docentes que guiaram um programa de ginástica laboral preparado de maneira personalizada para as atribuições de cada posto de trabalho. Para que esse projeto fosse implantado foi realizada uma campanha de divulgação e sensibilização feita pelos próprios discentes. Os colaboradores que aderiram ao projeto tiveram seus dados arquivados em um banco de dados que proporcionará aos discentes materiais para produção científica, tais como artigos científicos e banners de apresentação em congressos ou simpósios. Pode-se concluir com o projeto que a sensibilização quanto ao autocuidado do colaborador e a visão da Instituição sobre o bem estar do colaborador foi um objetivo alcançado. Outro aspecto observado foi a de periodicidade, tendo uma média de colaboradores assíduos semanalmente. Pode se por fim concluir que a continuidade desse projeto seria de extrema importância aos colaboradores, mas também para os discentes que se mostraram interessados em dar continuidade visando a importância de uma ação direta com os colaboradores
Equipe:
Professora Luana Vieira Alves Valduga
Tayná Ribeiro Vargas
Ianka Maria da Silva Pio
João Paulo Pedro da SIlva
Gabriel Paiva de Souza Moreira
Kimberlyn Lohany Lopes dos Santos
Adriana Nogueira da Silva
Carla Carina Duarte
SAÚDE BUCAL E PREVENTIVA NO ADOLESCENTE - ODONTOHEBIATRIA
SAÚDE BUCAL E PREVENTIVA NO ADOLESCENTE - ODONTOHEBIATRIA
Resumo do Texto:
Atendimento clínico e orientação ao adolescente na Disciplina de Odontopediatria do UNICEPLAC baseado em protocolos com evidências científicas. A clínica realiza o atendimento integral do adolescente, na faixa etária de 10 aos 18 anos, possuindo um caráter multidisciplinar, incluindo em seu quadro profissionais de diversas especialidades.
Equipe:
Professora: Letícia Vieira
TODO MUNDO GOSTA DE ÁGUA, MAS QUEM CUIDA DELA?
TODO MUNDO GOSTA DE ÁGUA, MAS QUEM CUIDA DELA?” ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM VISTAS A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA UTILIZADA EM ATIVIDADES RECREATIVAS E DE CONSUMO DOS MORADORES DA REGIÃO DA PONTE ALTA/DF
Resumo do Texto:
As águas de abastecimento apresentam o risco de poluição por águas residuárias, despejos e excretas de origem humana ou animal, podendo, desta forma, conter organismos patogênicos, tornando-se, assim, um veículo na transmissão de doenças. Em decorrência da necessidade de exames rotineiros da água utilizada em atividades recreativas e de consumo dos moradores da região do Gama, análises de água de algumas regiões foram realizadas. Determinou-se a área de estudo do presente trabalho que corresponde a Região Administrativa do Gama que possui cerca de 150.000 moradores em área urbana e 30 mil em sua zona rural, que compreende o Núcleo Rural Monjolo, Colônia Agrícola Ponte Alta, Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo, Ponte Alta Norte. O córrego do núcleo rural Ponte Alta de Baixo, o Córrego Alagado e o Córrego Crispim, sendo este último com duas amostras uma retirada da nascente do próprio rio e outra amostra coletada na mina da casa de um morador ao lado do centro de equoterapia do Gama.
Equipe:
Professora Ana Elisa Barreto Matias
Ana Elisa Barreto Matias (Docente) - Farmácia
Julia Costa Freitas - Farmácia
João Pedro Braga Gebrim Silva - Farmácia
Milena Cardoso Silva - Farmácia
Matheus Paiva Rodrigues Machado - Nutrição
Luís Ricardo Silva Soares - Nutrição
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - CAPACITAR PARA LIBERTAR
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - CAPACITAR PARA LIBERTAR
Resumo do Texto:
Este projeto de extensão, desenvolvido pela equipe Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda, tem como objetivo fornecer capacitação tecnológica para mulheres vítimas de violência doméstica, buscando promover cidadania, empoderamento e libertação por meio da inserção no mercado de trabalho. A revolução tecnológica tem aumentado a dependência do mercado de trabalho em relação aos profissionais capazes de gerenciar as tecnologias da informação. Aqueles que não conseguem acompanhar essas novas tecnologias enfrentam a estagnação social e correm o risco de exclusão do mercado de trabalho. Nesse contexto, a capacitação digital se mostra essencial, conforme destacado por Martendal (2015).
Equipe:
Prof. Luís Felipe Perdigão de Castro - Coordenador do Curso de Direito
Prof. Washington Fábio de Souza Ribeiro - Coordenador do Curso de Sistemas de Informação
Profª. Priscila Paulo Muniz - Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica
Maria Eduarda Rodrigues Machado - Direito
Barbara Ohanna dos Santos Veloso - Direito
Gessany Barreira da Silva - Sistemas de Informação
Jéssica Sousa Marques - Sistemas de Informação