As inscrições para o I edital Rede ArteRefúgio estão encerradas. A lista de artistas selecionados será divulgada em dezembro de 2024.

Acesse o regulamento oficial (edital) de seleção na íntegra, clicando aqui. O regulamento também está disponível em inglês e espanhol.

A Rede ArteRefúgio é uma iniciativa do grupo de pesquisa CINERE - Trajetórias sem Fronteiras e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello UNICAMP/ACNUR para a difusão de expressões artísticas no contexto das migrações e deslocamentos humanos. Partimos da ideia de que os deslocamentostanto enquanto conceito, quanto no que se refere a experiências concretas de "deslocar-se" – definem um importante eixo a partir do qual repensar o fazer artístico-cultural contemporâneo, especialmente em relação ao campo político e social. 

Nesta perspetiva, a Rede toma a arte como um espaço de acolhimento, seja numa perspectiva simbólica, para expressão das angústias, reflexões e críticas de pessoas impactadas por experiências de deslocamento, seja pensando na inserção de artistas visuais migrantes ou deslocados iniciantes na economia cultural brasileira.

Nos propomos a promover esses artistas, contribuindo para sua circulação no sistema da arte contemporânea através de trocas e mediações institucionais e da produção de ações culturais e educativas. Essas ações serão realizadas ao longo dos próximos dois anos e incluem uma Exposição de Artes Visuais e um Ciclo de Acompanhamento Artístico.

São aceitas inscrições de artistas em qualquer estágio da carreira, que tenham sido impactados por experiências de deslocamentos – incluindo estrangeiros que residam no Brasil e brasileiros que tenham migrado no interior do território nacional – ou que abordem temas relacionados aos deslocamentos em sua prática artística

Para artistas migrantes ou que abordem a temática dos deslocamentos e migrações em sua produção.


Para artistas em início de carreira que tenham sido impactados por experiências de deslocamento. Incluindo:

Conheça o Comitê Curatorial da Rede ArteRefúgio

Composto por pesquisadores, artistas e ativistas, o comitê curatorial é responsável por selecionar os artistas que participarão do I Ciclo de Acompanhamento Artístico e Exposição da Rede AeteRefúgio. Conheça os integrantes da equipe:

Ana Carolina Maciel

Coordenadora de Produção

Pesquisadora e Professora no PPG Multimeios (UNICAMP). Fellow no ICM (Paris) e Presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello  ACNUR/ UNICAMP

João Felipe Ferreira

Diretor de Curadoria e Coordenador de Produção

Pesquisador e Produtor Cultural.  Mestrando em Multimeios pela UNICAMP e em Arte e Direitos Humanos pela Bard College.

Laís Lorenço

Diretora de Curadoria

Pesquisadora. Doutoranda em Multimeios pela UNICAMP com intercâmbio acadêmico na University College London. 

Anas obaid

Curador

Pesquisador e Ativista. Graduando em Midialogia pela UNICAMP e fundador do Coletivo Ponto Zero do Refúgio.

Allan Yzumizawa

Curador

Pesquisador e Curador da Pinacoteca Municipal "Miguel Dutra" (Piracicaba). Doutorando em História da Arte pela UNIFESP.

Marina Cerchiaro

Curadora

Pesquisadora. Pós-doutora pelo MAC/USP com estágio na Université Paris-Ouest Nanterre la Défense e autora do livro Esculpindo para o Ministério: arte e política no Estado Novo (2022).

Renata Rocco

Curadora

Pesquisadora  e Curadora. Pós-doutora pelo MAC/USP, onde também contribuiu como professora colaboradora e na curadoria de diversas exposições.

QUER COLABORAR COM A REDE ARTEREFÚGIO?

Se você representa uma organização, atua como profissional cultural autônomo ou é um entusiasta da arte e direitos humanos, você pode contribuir divulgando projeto e nosso edital, ou por meio de de ações culturais e educativas realizadas em parceria com nossa equipe.  Essas ações podem ser direcionadas aos artistas participantes do I Ciclo de Acompanhamento - como oficinas, visitas guiadas, conversas com profissionais e artistas, etc -  ou ao público em geral - como palestras, oficinas, mini-exposições, produção e publicação de conteúdo, etc. 

Entre e contato conosco através do email csvm@unicamp.br 

Para ficar por dentro de mais iniciativas com esta, siga-nos em nossas redes sociais

Instagram

@csvm.unicamp

Instagram

@cineresemfronteiras