Cursinho popular oferecido a partir de materiais disponibilizados, monitorias e "aulões" de forma totalmente online. Atualmente, o Joule aborda as matérias de Física, Química, Matemática e Redação.
Curso de ambientação focado nos calouros de exatas. As aulas englobam conceitos iniciais das matérias do ciclo básico, como Pré-cálculo, Cálculo 1, Geometria Analítica e Física 1. Além disso, o projeto busca derrubar barreiras entre o Ensino Superior e o Ensino Médio, por meio de palestras em escolas públicas de Campinas e região.
Atualmente atrelado ao projeto PIBIC-EM, consiste na orientação do projeto de iniciação científica de alunos do ensino médio. A conclusão do projeto envolve o planejamento e desenvolvimento de uma feira de tecnologia com uso de protótipos de engenharia química. Na versão atual, o projeto aborda uma Análise Comparativa de Processos de Produção de Diferentes Tipos de Hidrogênio e seus Impactos no Meio-ambiente.
O Edesa é o projeto que visa aproximar os membros do grupo da aplicação laboratorial de conceitos teorizados em disciplinas da Engenharia Química. Com o auxílio do professor tutor, os membros tem acesso ao laboratório de graduação para montagem dos protótipos.
O projeto busca estudar e desenvolver meios para que a sustentabilidade seja aplicada na sociedade. O Gaia Social conectou o PET-EQ Unicamp a cooperativas de reciclagem, onde o grupo analisa os rejeitos e levanta problemas relacionados à separação do lixo reciclável, visando propor soluções para os problemas encontrados.
O Essenza é um projeto voltado à pesquisa da formulação de cosméticos (bens de consumo) e à produção em laboratório deles. Além disso, também é desenvolvido o estudo para a aplicação da produção desses produtos em escala industrial. Nesse semestre, a comissão está trabalhando no desenvolvimento de um Iluminador compacto.
O Cursos oferece diversos tipos de capacitações, sendo elas internas, ou seja para os membros do próprio PET, como já tivemos de Linkedin, Oratória e Processo Seletivo, quanto para a comunidade universitária, a partir de cursos de Excel, de PowerBI e de SciLab. Desse modo, o projeto visa fazer com que os estudantes desenvolvam "hard skills" que serão úteis no mercado de trabalho.
Projeto que objetiva promover ações sociais para a comunidade externa à Unicamp. A motivação foi manter um contato com a sociedade e engajar os membros a causar um impacto na realidade do país e nas desigualdades sociais.
The project aims to improve the use and practice of the English language for the members of the group and the academic community as well, creating opportunities for discussions and conversations regarding technical subjects related to the field of Chemical Engineering.
O PETCast é responsável por gravar episódios de PodCast, a fim de difundir informações sobre o próprio grupo PET-EQ, sobre a Faculdade de Engenharia da Unicamp (FEQ), sobre a Unicamp em geral e sobre os discentes da FEQ e tópicos que estão em alta relacionados à Engenharia Química.
Evento realizado todo primeiro semestre, o UPA é um dia dedicado à visitação das instalações e contato com os profissionais e alunos de todos os cursos de graduação dos campus da Unicamp (Campinas, Piracicaba e Limeira). Na Faculdade de Engenharia Química, o Grupo PET-EQ é responsável pela elaboração, planejamento e execução das atividades do dia, incluindo palestras, visitas aos laboratórios e dinâmicas envolvendo conceitos do curso.
Palestras oferecidas para alunos do Ensino Médio, principalmente de escolas públicas, sobre importância, formas de inserção, permanência e perspectivas que o ingresso no ensino superior pode trazer.
Com o fim do programa Ciência sem Fronteiras as oportunidades de intercâmbio durante a graduação sofreram grandes reduções. A partir disso, o Grupo PET-EQ Unicamp realiza à cada dois anos o evento FEQ Além das Fronteiras com a presença de alunos e funcionários da DERI (Direção Executiva de Relações Internacionais) para apresentar oportunidades e programas de intercâmbio diversas.
Uma das ferramentas computacionais mais importantes durante a graduação nas engenharias, o Scilab conta com ferramentas de cálculo numérico, simulação, plot de gráficos, etc.
Com o objetivo de ampliar os debates sobre temas importantes na vida universitária, o projeto Rodas de Discussão acontece periodicamente trazendo temas como: Cotas Raciais, Homofobia, Inserção dos indígenas no ensino superior e Saúde Mental.
Não só imprescindível nos cursos de engenharia, o Excel é uma das ferramentas computacionais mais importantes em todas as áreas de atuação. O Excel é muito versátil e amplamente utilizado no mercado de trabalho, com uma interface simples é possível organizar planilhas, realizar cálculos, criar gráficos, gerenciar dados e gerir pessoas.
Palestras e apresentações no estilo TED Talks acerca de temas relevantes para a vida e experiência universitária. As últimas edições abordaram os temas: "Comportamentos", "Saúde no ambiente universitário" e "Como cheguei até aqui?".
Com intuito de desenvolver conceitos de sustentabilidade e consumo consciente, o 5R's aborda esses temas com dinâmicas e palestras para crianças e jovens do Ensino fundamental de escolas públicas.
Projeto voltado para a criação de conteúdo digital que contempla os pilares de pesquisa, ensino e extensão. Ao longo de 2020, os membros criaram vídeos sobre curiosidades científicas, pesquisas na engenharia química e, além disso, ministraram o requisitado curso de Excel do PET, principal forma de divulgação de conteúdo durante a pandemia.
O projeto PET Sabão visou conscientizar sobre o descarte de óleo indevido e desenvolver uma cultura de sustentabilidade na comunidade da Unicamp. Através de parcerias com supermercados e lojas de limpeza da região de Campinas, o grupo coletou óleo já utilizado e produziu sabão caseiro, almejando criar um produto sustentável e gratuito para instituições sem fins lucrativos.
Foi um Ideathon. Teve como princípio o Hackathon, entretanto este evento focou na etapa de criação de ideias inovadoras. O projeto baseou-se em uma competição entre equipes de alunos da graduação de quaisquer cursos, com o objetivo de solucionar problemas socioambientais definidos pela comissão organizadora. O projeto teve duas edições, uma em 2021 e outra em 2024.
A partir da criação do vestibular indígena de 2019, o ingresso dos alunos indígenas significou um grande avanço na diminuição das desigualdades sociais em nosso país. Com o intuito de auxiliar na inserção dos alunos ingressantes nas áreas de exatas, o Grupo PET-EQ participou do andamento da disciplina Fundamentos da Matemática, ministrada na Faculdade de Educação, com monitorias e ajuda na resolução de exercícios.
O projeto de pesquisa consiste na elaboração de trabalhos acadêmicos e projetos desenvolvidos pelos membros do grupo. Foi desenvolvida a aplicação de redes neurais na produção de biodiesel em processo contínuo com separação do glicerol por membrana semipermeável. Paralelamente, pesquisou-se o efeito do som na previsão de características de sistemas complexos.
A aplicação direta de um projeto de pesquisa, o Projeto Cerveja visou o desenvolvimento de um protótipo de produção de cerveja. Com o auxílio de alunos da Pós-Graduação, os petianos envolvidos puderam aprender sobre os diversos fenômenos envolvidos, finalizando com uma pequena produção de teste.
O Encontro Nacional dos grupos PET (ENAPET) teve sua edição de 2018 sediada em Campinas. O grupo PET-EQ Unicamp participou ativamente como Comissão Organizadora do evento junto com os grupos PET da UFSCAR.
O Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (COBEQ-IC) é um evento bianual voltado para estudantes de Engenharia Química e áreas afins, que desenvolvem atividades de Iniciação Científica em Instituições de Ensino Superior. O COBEQ-IC está incluído no calendário de eventos da Associação Brasileira de Engenharia Química e tem como objetivos apresentar e discutir temas relativos à área de Engenharia Química e promover o intercâmbio de informações entre estudantes de todo o país, contribuindo para a formação complementar destes futuros profissionais.
O grupo PET-EQ Unicamp participou do evento em 2015 como parte da Comissão Organizadora e atuou, juntamente com a faculdade, em todas as atividades da programação do evento e na recepção dos congressistas.
O Congresso Brasileiro de Instrumentação, Sistemas e Automação teve o grupo PET-EQ Unicamp como um dos organizadores e parte da staff no evento. Ele ocorreu durante o mês de maio de 2019 no auditório central da Unicamp e contou com empresas do setor de automação como Rhodia, ISystems e Valmet.