Prólogo
A Matemática e a Filosofia são e estão intimamente ligadas há milênios, a Lógica sendo fruto e pilar desta relação. Ambas as primeiras têm seus desenvolvimentos mutuamente influenciados, marcadas uma pela outra em suas estruturas mais elementares – e isso é também atual. A Lógica se estabelece neste berço. E todas as demais ciências são assim, cada qual em sua medida, abraçadas por esta inexorável relação afetuosa.
É nesse contexto que se insere a proposta do I Encontro do Grupo de Lógica, Filosofia e Matemática da Unicamp (GLM). Este evento se concebe como um espaço vivo de diálogo e de confluência, voltado ao cultivo das interseções e potencialidades das grandes esferas da Lógica, da Filosofia e da Matemática. Mais do que um simples encontro acadêmico, busca-se aqui fomentar um espírito de colaboração entre as áreas, fortalecendo vínculos já existentes e promovendo novas redes de interlocução.
A proposta ganha ainda mais corpo e sentido no âmbito institucional e intelectual da Unicamp, sendo fruto da colaboração entre o IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica), o IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e o CLE (Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência). Este contexto, singular em sua riqueza e diversidade, oferece o terreno fértil para que a proposta se desenvolva com densidade e abertura crítica, contribuindo para o fortalecimento das conexões entre lógica formal, filosofia analítica, fundamentos da matemática e outras áreas correlatas.
Do Evento
A ideia da elaboração de um primeiro encontro do GLM como um evento acadêmico deveu-se ao acúmulo do grupo e da efetivação do ideal do grupo numa escala maior. É dada a hora de tomar este passo, particularmente pela incerteza futura do grupo através da passagem de gerações de graduandos e pós-graduandos pelo grupos, e derradeira inevitável eventual troca completa de membros. Assim, um reafirmamento e manifestação de vida do ideal do GLM mostra-se desejável. Ademais, é um momento de maior reconhecimento e manifestação do espírito encarnado no GLM o qual é latente à Unicamp em sua história. Um momento para reviver e fazer crescer tal espírito na Unicamp e através da Unicamp, fortalecendo sua Filosofia e restabelecendo os vínculos da Matemática com esta e com a Lógica. É um memorial do passado ao futuro, a ser atualizado.
São objetivos do evento: (i) promover o diálogo interdisciplinar e transdisciplinar entre diferentes áreas do conhecimento, a partir de temas comuns que envolvam Lógica, Filosofia e Matemática, ressaltando a riqueza de suas interações históricas e conceituais; (ii) fortalecer o ambiente de troca e cooperação acadêmica entre estudantes (graduação e pós-graduação) e pesquisadores, incentivando o surgimento de colaborações, grupos de pesquisa e redes interinstitucionais; (iii) reanimar o caráter inter- e transdisciplinar destas áreas marcadas na história da Unicamp e das unidades IFCH, IMECC e CLE; (iv) valorizar a auto-organização discente como motor de iniciativas acadêmicas relevantes, promovendo autonomia intelectual, protagonismo estudantil e comprometimento com a formação coletiva.
Atividades Propostas
A ser divulgado!