"Enviar luz às profundezas do coração humano - esta é a vocação do Artista" Robert Schumann
Prof.Dr.Filipe Mattos de Salles Professor Livre-Docente dos cursos de Artes Visuais e Midialogia Instituto de Artes Universidade Estadual de Campinas UNICAMP
Fotógrafo, cineasta, filósofo e artista visual, possui graduação em Comunicação Social (Cinema) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, 1994), mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2002 e 2011), Livre-Docente (Fundamentos Teóricos das Artes) pela UNICAMP (2024).
Foi professor na FAAP, PUC-SP, Belas-Artes, Universidade Santa Cecília, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - CEUNSP, professor substituto na UFSCar e professor convidado da pós graduação da Universidade Sao Judas Tadeu.
Atualmente é professor do Instituto de Artes da UNICAMP, lecionando nos cursos de Artes Visuais e Midialogia. De 2017 a 2021 foi coordenador do curso de Artes Visuais do IA.
Foi editor da Revista Acadêmica Ágora (FCAD-CEUNSP), é co-fundador e editor do site Mnemocine (mnemocine.com.br). Foi membro da ABC - Associação Brasileira de Cinematografia, e tem experiência profissional nas áreas de cinema e fotografia, principalmente em Direção de Fotografia e Iluminação. Como fotógrafo, desenvolve trabalho pessoal em fotografia analógica híbrida e Fine-Art.
É fundador do NUTRANS - Núcleo de Pesquisas Transdisciplinares da UNICAMP, para fomentar estudos integrados provenientes de diversas áreas do conhecimento, ordenados pela lógica transdisciplinar proposta pelo físico romeno Basarab Nicolescu.
Além do Nutrans, coordena mais dois grupos de pesquisa: Fotografia, Arte e Criação, de caráter experimental, para fomentar pesquisa prática na área da fotografia analógica, digital e da pixelgrafia; e Arte e Psicologia Analítica, de caráter teórico-filosófico para investigação dos fenômenos estéticos. É autor dos livros 'Música Visual: um estudo sobre as afinidades entre som e imagem', 'A Ideia-Imagem: forma e representação na fotografia moderna' e 'Harmonia Mundi: uma visão integradora da Arte e da Ciência'
Também é músico amador e tem pesquisa relacionada à simbiose música/imagem, incluindo trilha sonora e seus desdobramentos.