Educação das sensibilidades, história e memória

Linha  de  Pesquisa vinculada ao GEPEC -  Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - Faculdade de Educação / Unicamp.

 

O grupo Educação das sensibilidades, história e memória, do GEPEC-FE Unicamp, propõe-se a pesquisar, no campo da educação, práticas culturais engendradas na modernidade produtoras de processos de educação das sensibilidades, em sua historicidade. Neste movimento de produção de conhecimentos pautado por uma racionalidade estética*, inclui-se a categoria memória como "cenário" pleno de relações contraditórias, ambivalentes, de entrecruzamentos de temporalidades, de espacialidades, de visões sociais, potencializadoras de diálogos mais horizontalizados entre diferentes saberes (GALZERANI, 2013). Busca investigar, nessa abordagem, entrelaçamentos entre memória, experiência e narrativa em processos de formação docente e discente, tendo como referência central a produção de Walter Benjamin. Em outras palavras, fazemos um convite à produção de conhecimentos históricos educacionais, em diálogo com os sujeitos e suas experiências, em pesquisas narrativas que nos apresentem como sujeitos situados no tempo, no espaço e nas relações sociais, com seus atravessamentos. A atenção ao presente, o desvio como método, a mobilização de uma racionalidade estética, em que a razão é ampliada pela percepção e pelas referências trazidas pelas memórias das experiências vividas, conduzem a constituição das questões e as descobertas das pesquisas do grupo.


*Matos, Olgária, 1990. Disponível em https://artepensamento.ims.com.br/item/desejo-de-evidencia-desejo-de-videncia-walter-benjamin/

Palavras-chave: Práticas de memória; Produção de conhecimentos histórico-educacionais; Racionalidade estética; Educação das sensibilidades.

 Projetos de Pesquisa

Créditos da imagem: Karla Lopes Beck

Créditos da imagem: Karla Lopes Beck

Práticas de memória, de ensino de história e de educação das sensibilidades na formação docente e discente

Propõe-se a investigar possibilidades da pesquisa narrativa na formação docente e discente, entrecruzando reflexões da história cultural e da educação, na perspectiva proposta por Walter Benjamin, relativa ao lugar das práticas de memória, da narrativa e da experiência na produção de conhecimentos educacionais e na educação das sensibilidades. Tais reflexões inserem-se nas dinâmicas do coletivo de pesquisadores do GEPEC FE Unicamp. Especificamente relevantes para esse projeto são as experiências cujas dinâmicas busquem o fortalecimento dos sujeitos envolvidos na produção de conhecimento, isto é, professoras/es e estudantes, em viés decolonial.

Créditos da imagem: Victor Rysovas / Projeto MoW SEaR Unesco

Créditos da imagem: Victor Rysovas / Projeto MoW -SEaR Unesco

Arquivos online: práticas de memória e de educação das sensibilidades na produção de conhecimentos históricos educacionais

A iniciativa visa explorar as potencialidades de práticas criativas com acervos documentais em educação, pautadas por uma racionalidade estética (W Benjamin): em suas implicações epistemológicas e teórico-metodológicas; nos deslocamentos produzidos por tal abordagem na leitura e significação de registros documentais, nas implicações de sua condição mediada pela reprodução e circulação técnico-midiática de tais registros. Especificamente relevantes para esse projeto são as experiências de interação entre comunidades e arquivos digitais cujas dinâmicas busquem o fortalecimento dos sujeitos envolvidos na produção de conhecimento, isto é, professoras/es e estudantes, em viés decolonial.

 Parceiros de Pesquisa

 Rede RIA  - Rede Internacional de Ações Coletivas de Universidades

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada