Sabrina Mayara Lima dos Santos

A Dimensão da Habitação na Adaptação Urbana às Mudanças Climáticas
Iniciação Científica
Orientador(a):  Profª Drª Silvia Mikami Pina
Financiamento: Instituto 17 (I17)
Período:  01/03/2023- 01/03/2024
Resumo: A compreensão das correlações entre vulnerabilidade climática, características e localização da moradia urbana é crucial para ampliar a capacidade de adaptação às mudanças climáticas por meio de intervenções e projetos urbanos. Além disso, o diálogo rural-urbano e a integração de áreas periurbanas e rurais no planejamento das cidades são essenciais para promover conexões sustentáveis, estilo de vida saudável e contato com a natureza. Essas ações contribuem para tornar os distritos de inovação do HIDS resilientes, sustentáveis e adaptados aos impactos climáticos, fortalecendo assim a capacidade de enfrentar os desafios do futuro. O resultado é o desenvolvimento de comunidades mais preparadas e equitativas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

Maria Clara Meirelles

Operação Urbana
Iniciação Científica
Orientador(a):  Sidney Piochi Bernardini
Financiamento: Instituto 17 (I17)
Período:  01/03/2023- 01/03/2024
Resumo: O projeto trata de uma pesquisa sobre a valoração do terreno da implementação do polo tecnológico a fim de investigar os instrumentos necessários para a utilização de financiamento público e privado na realização do projeto.

Marcela Noronha

Áreas do conhecimento em franjas urbanas: Diretrizes de implantação sustentável com o apoio da modelagem da informação

Pós-doutorado

Supervisor: Sidney Piochi Bernardini

Financiamento: PRP UNICAMP

Período: 01/09/2022 - 31/08/2025

Resumo: A pesquisadora atua em um espectro de atividades de gestão do centro, transferência de conhecimento e pesquisa em suas áreas de especialização de modelagem paramétrica e generativa de cenários urbanos e mobilidade urbana. Atualmente, está atuando em duas linhas principais de pesquisa. A primeira tem como objetivo gerar cenários de viabilização financeira da infraestrutura necessária a distritos do conhecimento em franjas urbanas, a partir de estratégias como a operação urbana. A segunda trata de gêmeos digitais aplicados à circularidade urbana, com foco na mobilidade sustentável.