O ceuci
O ceuci
Sediado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o CEUCI é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento aprovados pela FAPESP em 2022. Sua equipe, formada por professores, pesquisadores, instituições de pesquisa, empresas e uma ONG, tem como missão contribuir para a implantação de áreas urbanas de produção do conhecimento, em particular aquelas situadas em zonas de franja urbana, a partir de estudos sobre o Hub Internacional para o Desenvolvimento (HIDS) e da análise de casos nacionais e internacionais, tendo como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Saiba mais...
Disciplina propõe olhar para sustentabilidade urbana
18/junho/2025
A disciplina de pós-graduação Da Ecologia Industrial à Economia Circular abordará a transição de modelos industriais lineares para paradigmas circulares e regenerativos. Com foco em ecologia industrial, metabolismo urbano, justiça ambiental e bioeconomia, a proposta combina teoria e prática para analisar políticas públicas, inovações tecnológicas e estratégias sustentáveis para territórios urbanos produtivos. Ela será oferecida na FECFAU de agosto a setembro (2af 10h-18h) pelas professoras Emilia Wanda Rutkowski e Silvia Mikami (IC750/AQ101 presencial e AQ150 online) e aceitará alunos especiais.
Oficina discute definição de Territórios do Conhecimento
17/junho/2025
A oficina Territórios do Conhecimento: co-construção e validação de marco conceitual reuniu pesquisadores e atores estratégicos para coconstruir e validar uma definição atualizada de Territórios do Conhecimento (TC4). A proposta foi elaborar um conceito ancorado na realidade e nos desafios ibero-americanos, com base em uma revisão sistemática da literatura e nas contribuições de especialistas. Os resultados apontam para a necessidade de um urbanismo mais social e da ampliação do diálogo com a comunidade nos TC4, e a busca pela aplicabilidade desse conceito em políticas públicas.
Pesquisadoras do CEUCI visitam o Nubank Spark
13/junho/2025
O Nubank Spark é um espaço de trabalho localizado na Vila Leopoldina, região que abriga antigos galpões industriais da cidade de São Paulo e que vem passando por um processo de transformação urbana. Projetado pelo escritório de arquitetura MM18, o Spark combina ambientes de escritório com áreas de convívio, em um exemplo de requalificação de arquitetura industrial voltada à inovação. A visita feita por integrantes do CEUCI permitiu refletir sobre como a reutilização de estruturas industriais pode contribuir para a criação de distritos de inovação, uma prática sustentável e cada vez mais utilizada nos territórios do conhecimento.
CEUCI marca presença no EU-SPRI 2025
13/junho/2025
Os pesquisadores Denis dos Santos Alves e Milena Eugênio da Silva representaram o CEUCI no EU-SPRI 2025, em Dortmund (Alemanha), um dos principais fóruns internacionais sobre políticas de ciência, tecnologia e inovação. Foram apresentados estudos sobre parques tecnológicos de quarta geração, a relação entre universidades e setor público, estratégias para cidades sustentáveis na Região Metropolitana de Campinas e sobre o HIDS-Unicamp.
CEUCI no Campinas Innovation Week 2025
10/junho/2025
Através de um quebra-cabeça gigante, era possível visualizar a área verde do HIDS-Unicamp, identificar os caminhos percorridos por espécies como o Lobo-Guará, a Onça-Parda e o Gavião-Carijó, e refletir sobre as potencialidades dos corredores de fauna no território. A proposta era sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental em áreas urbanas e estimular o diálogo sobre planejamento territorial sustentável e políticas públicas baseadas em ciência e inovação.
Edital Periferias Verdes Resilientes está aberto
05/junho/2025
Está aberto o Edital de Chamamento Público nº 1/2025 - Periferias Verdes Resilientes, até o dia 17 de julho. O Ministério das Cidades abriu o edital voltado à seleção de Organizações da Sociedade Civil para projetos que promovam a adaptação das periferias urbanas às mudanças climáticas, por meio de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), para melhoria da qualidade ambiental das cidades. A ação integra os programas Periferia Viva e Cidades Verdes Resilientes.
CEUCI recebe Carmen Xiomara para conhecer o HIDS e a Inova
04/junho/2025
O CEUCI recebeu a arquiteta e professora Carmen Xiomara Díaz Fuentes, da Universidade Francisco de Paula Santander (Colômbia), para uma entrevista sobre inovação e urbanismo. Doutoranda na Universidad de los Andes, Carmen estuda a adoção de tecnologias no setor da construção e veio à Unicamp conhecer o projeto do HIDS e as iniciativas da Inova Unicamp. Sua pesquisa foca na colaboração universidade-indústria e estratégias de gestão da inovação. A visita reforça os laços internacionais e o potencial transformador dos territórios do conhecimento.
CEUCI na série Diálogos do Distrito no IEA-USP
03/junho/2025
Gabriela Celani, diretora do CEUCI, participou, como debatedora, do evento Orquestração de Distritos de Inovação, promovido pelo Distrito de Inovação de São Paulo no IEA-USP, com palestra de Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. Lucena destacou a importância da diversidade e inclusão no distrito e apresentou detalhes de sua gestão, da qual fazem parte academia, empresas, sociedade e governo. Contudo, enfatizou que este último não pode ter maioria nem mandato, para que o projeto não se converta em trampolim para eleições.
Exposição do CEUCI no Paço Municipal
01/junho/2025
A exposição Territórios do Conhecimento, promovida pelo CEUCI, está em cartaz no Paço Municipal de Campinas do dia 2 ao 6 de junho. A mostra é gratuita e pode ser visitada das 8h às 16h, convidando o público a refletir sobre os vínculos entre urbanização, ciência, inovação e sustentabilidade. Após receber visitantes na Casa do Lago (Unicamp), a exposição inicia sua itinerância por diferentes lugares, ampliando o acesso às reflexões sobre o futuro dos territórios e o papel do conhecimento no desenvolvimento urbano.
Corredores ecológicos do HIDS em discussão no CEUCI
30/maio/2025
Na última quinta-feira, 29 de maio, o CEUCI promoveu uma discussão sobre os corredores ecológicos do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). A atividade integrou a programação da exposição Territórios do Conhecimento e contou com a participação de Marcela Pupin (SECLIMAS), Marcela Noronha (CEUCI) e Wesley Silva (IB/Unicamp), com mediação de Patrícia Mariuzzo (HIDS). A discussão reforçou o compromisso do projeto com a preservação ambiental e com o desenvolvimento de um território voltado para a produção do conhecimento e a inovação.
CEUCI apresenta estudos de caso na Casa do Lago
23/maio/2025
No dia 22 de maio, houve a apresentação Territórios do Conhecimento: Estudos de Caso, reunindo análises sobre experiências internacionais de inovação urbana. Os(as) pesquisadores(as) do CEUCI compartilharam reflexões sobre Paris-Saclay (França), Guangming (China) Distritotec de Monterrey (México), V21 de Valparaíso (Chile), Porto Digital (PE), Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) e Kendall Square (EUA). A mediação foi feita pela professora Emilia Rutkowski. O evento contribuiu para ampliar a perspectiva sobre como ciência, inovação e urbanismo se articulam em diferentes contextos ao redor do mundo.
Palestra: Distrito de Inovação de São Paulo
20/maio/2025
Na sequência de eventos promovidos na exposição Territórios do Conhecimento, no dia 19 de maio ocorreu a palestra O Distrito de Inovação de São Paulo, com André Aquino (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo), que destacou a importância de atrair investidores para fortalecer esses territórios. No debate, Natalia Cetrulo (FCA/Unicamp) reforçou a importância de se incluir a sociedade nesses projetos, mostrando exemplos voltados à gestão de resíduos urbanos. A mediação foi de Milena Serafim (CEUCI).
19/maio/2025
O evento realizado nos dias 19 e 21 de maio, em Campinas (SP), teve o objetivo promover o intercâmbio de experiências entre diferentes municípios brasileiros, reforçando o compromisso técnico e político com a reabilitação das áreas centrais diante dos desafios urbanos. Um dos destaques do encontro foi a apresentação de iniciativas de regeneração urbana que incluíam equipamentos voltados à sociedade e economia do conhecimento, como maker spaces e hubs de inovação, o que evidencia sua importância na requalificação urbana, uma oportunidade para o CEUCI contribuir de forma estratégica, pois muitas vezes esses equipamentos são propostos de maneira genérica, sem embasamento técnico.
Revista PARC publica seis artigos do CEUCI
11/maio/2025
A Revista PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção (Qualis A2) publicou um dossiê especial com os trabalhos apresentados no Congresso FGKD24. Foram publicados seis artigos assinados por pesquisadores do CEUCI integram esse dossiê, abordando temas fundamentais para a construção de territórios inovadores, sustentáveis e inclusivos, abordando temas como:
Oficina de Gêmeos Digitais e Circularidade Urbana
25/abril/2025
No encontro, foram discutidos os desafios e as oportunidades para a aplicação de Gêmeos Digitais Urbanos voltados à circularidade urbana em territórios do conhecimento, a partir de uma revisão sistemática da literatura, reunindo pesquisadores, representantes do poder público, técnicos e especialistas de diversas áreas para construir, de forma colaborativa, um framework preliminar de indicadores e métodos de medição de impacto que considerem as especificidades territoriais e a integração entre aspectos ambientais, sociais e tecnológicos. A atividade destacou a relevância de incorporar dados qualitativos e quantitativos no planejamento urbano, com foco em dimensões como energia limpa, justiça social, biodiversidade e gestão de recursos.
21/maio/2025
O IEA-USP promove a mesa redonda "Territórios da Inovação, Inovações Territoriais", no dia 21 de maio. O debate propõe uma reflexão sobre como espaços como parques tecnológicos e distritos de inovação se constituem e influenciam os territórios urbanos. Com base na ideia de que os territórios da inovação são redes dinâmicas de poder e relação, a mesa discutirá os impactos sociais, espaciais e políticos desses ambientes sobre as cidades e seus habitantes.
12/maio/2025
Contando com 35 alunos e a participação de 7 professores, além da colaboração de diversos pesquisadores do CEUCI, as disciplinas simultâneas AQ106, AQ153, CH015 e CT050 começaram a ser oferecidas nesta data. Nela, serão desenvolvidas propostas visando a catalização de territórios do conhecimento em cidades do interior do estado de São Paulo. Com metodologia de sala de aula invertida, os encontros semanais serão aproveitados para discussões em equipe e apresentações de propostas de intervenções urbanas e políticas públicas.
08/maio/2025
A mesa-redonda “Visões para um Território do Conhecimento de 4ª geração” marcou oficialmente a abertura da exposição Territórios do Conhecimento, na Casa do Lago. O evento reuniu Paulo Curado, Rui Albuquerque e Mariana Zanatta, representando as três principais instituições do HIDS (CPQD, CNPEM e Unicamp), e deu início à sequência de 4 eventos paralelos à exposição. Durante o debate, foi destacada a importância de criar espaços urbanos voltados para as pessoas, com atenção à sustentabilidade e à inclusão.
07/maio/2025
A plataforma GeoReDUS foi lançada com o objetivo de apoiar a formulação de políticas públicas por meio do uso de dados georreferenciados de forma aberta e gratuita. Desenvolvida para auxiliar gestores municipais, a ferramenta oferece informações detalhadas sobre moradia, população, saúde, educação, infraestrutura e serviços urbanos em nível intramunicipal, com um mapa interativo e interface acessível. A iniciativa é resultado da colaboração entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP), por meio do projeto MAPi, além de FNP, ORI:ORO e GIZ.
06/maio/2025
O arq.futuro é o organizador do 2o seminário Arq.Futuro Novas Centralidades Urbanas no Shopping Iguatemi Campinas, realizado pela primeira vez no ano passado. O evento deste ano contou com Carlos Moreno, Washington Fajardo, Margarida Caldeira e Silvio Bezerra, representantes do BNDES, Unicamp, Insper e FAU PUC-Campinas e o prefeito de Campinas, além de Carlos Jereissati, dono do grupo Iguatemi. O empresário está lançando um grande empreendimento imobiliário ao redor do Shopping Iguatemi, o Casa Figueira, promovido em ambos os eventos.
24/abril/2025
Teve início, em 24 de abril, o curso de extensão do CEUCI, oferecido pela Extecamp gratuitamente, que busca capacitar técnicos e gestores públicos, profissionais das universidades e institutos de pesquisa, do terceiro setor e do setor privado sobre os conceitos acerca dos territórios do conhecimento e urbanismo sustentável. O curso teve 62 matrículas, e conta com 16 professores do CEUCI. A partir de agosto, as gravações do curso serão disponíbilizadas na plataforma REDUS.
16/abril/2025
Gabriela Celani, PR do CEUCI, deu palestra na disciplina AM037 - Propriedade intelectual, inovação e empreendedorismo, oferecida pela INOVa a alunos de Graduação e de Pós-graduação da Unicamp. O tema foram os Territórios do Conhecimento de 4a geração, o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) e ESG - Environment, Social & Governance.
Foi também apresentado um video de uma palestra sobre ESG oferecida em 2023 no Plasma por Hervelly Ferreira, ex-aluna da Unicamp e C.O. de Sustainability, Environment, Health and Safety da Bosch.
14/abril/2025
O CEUCI realizou uma reunião online com pesquisadores vinculados ao PISTA Parque de Inovação Social, Tecnológica e Ambiental da Rocinha, um laboratório urbano vivo criado com apoio da FAPERJ e atualmente vinculado ao PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Participaram José Aranha, Simone Torrescasana e Renata Brito. Segundo Aranha, ex-presidente da ANPROTEC e idealizador do projeto Metápolis, o principal objetivo do PISTA é fortalecer a autonomia da população da Rocinha, promovendo o protagonismo local na inovação e no empreendedorismo, de forma independente do Estado. O programa está em processo de expansão para outras 4 comunidades do Rio de Janeiro, sendo essencial que essa iniciativa não siga a lógica top-down, mas que seja construída de forma colaborativa e participativa, a partir das demandas e saberes da própria comunidade.
05/abril/2025
A FAPESP lança hoje (09/04) um site com os indicadores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do Estado de São Paulo. A página, de acesso livre, traz informações em vários formatos, como textos, tabelas e gráficos, sobre as atividades de CT&I desenvolvidas por universidades e instituições públicas e privadas, além de empresas. Os dados foram produzidos a partir da coleta e de análises da Gerência de Planejamento, Estudos e Indicadores (GIP), vinculada ao Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.
Link para o portal: https://indicadorescti.fapesp.br/
05/abril/2025
Visando aprofundar a compreensão teórica sobre os territórios do conhecimento, desde fevereiro de 2025, o CEUCI, com apoio do CONICET-CEUR (Argentina), está realizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), conduzida com base no protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Posteriormente, serão realizadas oficinas interdisciplinares e multissetoriais para coconstrução de um quadro conceitual adaptado ao contexto latino-americano.
05/abril/2025
Leia no portal do Distrito de Inovação de São Paulo a definição de Territórios do Conhecimento de Quarta Geração (TC4) proposta pelo CEUCI.
"Do ponto de vista da configuração espacial, o termo território do conhecimento pode incluir tantos parques tecnológicos, distritos de inovação e campi universitários, como uma série de outros arranjos, como redes de equipamentos de produção do conhecimento (incluindo universidades, incubadoras, centros de pesquisa e inovação, etc.) distribuídos por uma cidade ou região, que operam em conjunto, mesmo não ocupando um território contíguo."
05/abril/2025
Em janeiro e fevereiro de 2025, a PA do CEUCI Silvia Stuchi conduziu entrevistas com gestores públicos de Buenos Aires para compreender as iniciativas de mobilidade ativa na cidade. Os entrevistados incluíram Patricio Eduardo Devoto, coordenador do Plan de Seguridad Vial 2024-2027; Dario Fabian Antiñolo, Secretário de Trânsito; Florencia Visciglia, Gerente de Planejamento Estratégico da Mobilidade; e Mariana Sanguinetti, Gerente do Observatório de Mobilidade e Segurança Viária. Nas entrevistas, foram abordadas intervenções de mobilidade ativa implementadas desde 2012, com intensificação durante a pandemia. Leia mais em nossa newsletter de março.
04/abril/2025
O CEUCI promoverá, em maio de 2025, na Casa do Lago, a exposição e ciclo de eventos Territórios do Conhecimento, abertos ao público. A exposição poderá ser visitada de 2a a 6af, das 9h às 19h, do dia 5 ao 30 de maio. Os eventos incluirão mesas de debate e apresentações de estudos de caso e serão realizados nos dias 8, 19, 22 e 29 de maio, sempre das 17h às 19h. É possível agendar visitas monitoradas para grupos a partir de 10 pessoas. A inscrição nos eventos e o agendamento de monitoria garantem certificados aos participantes. Acesse o site para saber mais.
04/abril/2025
O curso Territórios do Conhecimento de Quarta Geração será oferecido gratuitamente pelo CEUCI, por meio da Extecamp, a Escola de Extensão da Unicamp. O curso será online e síncrono, de 24/04 a 26/06/2025, e não exige conhecimentos prévios, sendo voltado para gestores públicos e o público em geral. Ele permitirá aprofundar seus conhecimentos sobre parques científicos e tecnológicos de quarta geração, urbanismo sustentável e governança colaborativa. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. (menu Cursos/Cursos com menos de 360 horas/Ciências Aplicadas/ FCA0167).
04/abril/2025
A mestranda Vitória Ribeiro, orientada pela Pesquisadora Principal do CEUCI Luciana Schenk, defendeu hoje a dissertação intitulada O Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável - HIDS - e o campo disciplinar da Arquitetura da Paisagem no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de S. Carlos. A banca, formada pelas professoras da PUCCamp Monica Manso Moreno e da UNICAMP Ana Maria Goes Monteiro, elogiaram o trabalho, mas questionaram o conceito de desenvolvimento sustentável no projeto do KRIHS. Assistir no youtube.
04/abril/2025
A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM-Unicamp), o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Ibrachina Ibrawork (CPDI Ibrachina Ibrawork) e a Juventude pelo Desenvolvimento Sustentável (JDS), com o apoio da Unicamp, convidam para o evento Campinas Rumo à COP30: Transição Energética e Mobilização Jovem, no dia 1º de julho de 2025, no Centro de Convenções da Unicamp. O encontro será um espaço de debate e construção coletiva em torno de temas cruciais para a sustentabilidade e o futuro do planeta, preparando o caminho para a COP30, que acontecerá em Belém.
04/abril/2025
No dia 24 de abril, 5af, das 9h às 13h, o CEUCI oferece esta oficina online, aberta ao público. Ela é parte da pesquisa Mapeamento Sistemático da Literatura de Gêmeos Digitais Aplicados à Circularidade Urbana, desenvolvida pelo bolsista de IC Victor Kubo (Processo: 2024/00549-7), sob orientação da PA Marcela Noronha. O estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um protocolo para aplicação a territórios do conhecimento localizados em franjas urbanas.
04/abril/2025
O livro Nature-Based Solutions for Urban Sustainability, editado por Piet N.L. Lens e Xuan-Thanh Bui, está disponível para download gratuito por meio deste link. Este livro de referência é uma leitura recomendada para alunos de graduação e de pós-graduação nas áreas de urbanismo, ciências ambientais e engenharias, e para um público mais amplo, incluindo engenheiros e formuladores de políticas públicas. Ele fornece insights sobre tecnologias existentes e avanços no campo de tratamento de água, águas residuais e resíduos usando abordagens e baseadas na natureza.
03/abril/2025
Na reunião de hoje do CEUCI tivemos a participação online de uma equipe do Gabinete de Inovação Urbana da cidade do Recife. Kamila Accioly Soares, Alice Nobrega de Moraes e Osvaldo Hazin de Godoy mostraram programas como o colorindo o Recife e o Megamurais, voltados para a arte urbana como instrumento de transformação social.
Embora os projetos não estejam diretamente ligados ao Porto Digital, eles também atuam nessa região e há potencial para promoção de inovação e empreendedorismo.
02/abril/2025
As professoreas Gabriela Celani e Emilia Rutkowski fizeram uma apresentação sobre o estudo de caso de Shenzhen como território do conhecimento na disciplina de tópicos sobre Sustentabilidade do programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da FEM-Unicamp, a convite dos professores Marco Bittencourt e J. Labaki. Elas apresentaram a Cidade da Ciência de Guangming e propuseram uma comparação com o HIDS e a cidade de Campinas, o que gerou uma interessante discussão entre os alunos.
25/março/2025
Hoje a Pesquisadora Associada e pós-doutoranda Marcela Noronha ofereceu novamente um workshop sobre Revisão Sistemática da Literatura , com o uso de bases de dados e do VOS Viewer. A oficina é voltada aos pesquisadores do CEUCI, contribuindo para as pesquisas em níveis de IC, mestrado e doutorado.
24/março/2025
Foi apresentado hoje, na PUCCampinas, um projeto para a estação ferroviária de Campinas desenvolvido pelos docentes Leandro Rodolfo Schenk e Fábio Muzetti, da Escola de Arquitetura, Artes e Design da PUC-Campinas, a partir de um convênio com a Prefeitura. O projeto propõe a transposição da Vila Industrial para a área central, revitalizando os edifícios históricos, e criando um Hub de Inovação do Complexo Ferroviário. A proposta "marca o início de uma nova fase para a região, que promete fomentar o desenvolvimento econômico e social."
Leia mais no site da PUCCampinas.
17 a 19/março/2025
Criado em 2000, o Porto Digital, localizado em Recife (PE), é hoje um dos principais parques tecnológicos e criativos do Brasil. Seu propósito foi requalificar o centro histórico e transformar Recife na capital brasileira da tecnologia e da economia criativa. Uma equipe do CEUCI formada pelas pós-doutorandas e PAs Laura Carvalho, Patricia Mariuzzo e Zahra Alinam, além de Mariana Zanatta da Inova Unicamp, estiveram visitando o local para compreender seu potencial de transformação da economia local, a partir de uma união de esforços dos governos federal, estadual e municipal.
14/março/2025
Nesta matéria do G1, Gabriela Celani, diretora do CEUCI, comenta como essa abordagem pode transformar ambientes, para reaproximar a natureza do ser humano, reunindo elementos como plantas, água, luz do sol e materiais de origem natural para criar espaços aconchegantes, capazes de promover benefícios para a saúde física e mental, algo que foi comprovado cientificamente. No CEUCI, temos visto um crescente interesse por projetos que conectam arquitetura e natureza também em centros de inovação. A biofilia está no centro das discussões sobre cidades mais humanas, criativas e sustentáveis.
13/março/2025
Lara Vilela Vitarelli, mestranda na FECFAU-Unicamp e integrante do CEUCI, apresentou no X Seminário de Planejamento Urbano e Regional da UNIVAP, seu trabalho intitulado Gestão e Inovação: a relação entre o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PIT) e a administração municipal, escrito em coautoria com sua orientadora, Gabriela Celani. O trabalho analisa ações em conjunto entre gestão do PIT e da Prefeitura para a consolidação e expansão do parque e o fortalecimento de um ecossistema de inovação na cidade.
04 a 15/março/2025
As PPs do CEUCI Emilia Rutkowski, Milena Serafim e Gabriela Celani realizaram uma visita de estudos a Shenzhen e Hong Kong, na qual visitaram a Cidade da Ciência de Guangming, as Universidades de Shenzhen, SUSTech, CUHKS e PolyU-HK, os parques tecnológicos HKSTP e Cyberport, e os hubs de indústria criativa Vanke Creative Commune e o Jockey Club Creative Arts Center. As pesquisadoras também visitaram alguns parques naturais urbanos, como o Futian Mangroove Ecological Park e o parque Hongqiao em Guangming. A viagem revelou a existência de um grande território dsetinado à inovação na Greater Bay Area, que vai de Hong Kong a Macau.
19/fevereiro/2025
Denis Alves, orientado por Milena Serafim, defendeu a dissertação Parques científicos e tecnológicos de 4ª geração: um estudo da participação da sociedade na elaboração e governança. Estiveram na banca o Prof. Sidnei Bernardini e o Prof. Marcelo Gonçalves do Amaral, da Universidade Federal Fluminense. O estudo investigou a participação da sociedade na elaboração e governança de parques científico-tecnológicos de quarta geração na América Latina, com uma abordagem qualitativa e comparativa de múltiplos casos, e cunhando o conceito de "universidades criadoras de lugares do conhecimento".
25/february/2025
CEUCI develops research in the context of the knowledge society and the need for installing new or retrofitting old innovation districts and technology parks taking into account present social and environmental issues. These districts and parks require urban infrastructure to deal with issues such as housing, sanitation, urban drainage, food production, mobility, urban vitality, heat island, aging, loss of biodiversity, health problems, climate change and social vulnerability. We welcome talented young researchers aiming to establish a new research group devoted to studying any of the topics above. Please visit https://fapesp.br/en/yia
17/fevereiro/2025
Seguindo a política para a consolidação dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento da FAPESP, o CEUCI busca pesquisadoras/es com 2 anos de experiência após o doutorado em instituições de excelência estrangeiras de pesquisa que estejam interessadas/os em submeter propostas ao programa Jovem Pesquisador em nossa área de atuação. O projeto deve ter duração de 5 a 6 anos. Para mais informações, visite http://fapesp.br/jp ou escreva para ceuci@unicamp.br. Gostaríamos de conversar com os interessados em elaborar projetos vinculados ao Centro no período entre 20 de março e 20 de abril de 2025.
17/fevereiro/2025
Seguindo a política para a consolidação dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento da FAPESP, o CEUCI busca interessadas/os em submeter propostas ao programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) em nossa área de atuação. O programa financia, sem necessidade de reembolso pelo beneficiário, a pesquisa e desenvolvimento necessários para superar desafios tecnológicos. Para mais informações, visite http://fapesp.br/pipe ou escreva para ceuci@unicamp.br. Gostaríamos de conversar com os interessados em elaborar projetos vinculados ao Centro no período entre 20 de março e 20 de abril de 2025.
19/fevereiro/2025
Ana Sperandio, PA do CEUCI e do CPTEn, Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e Membro Executivo do Comitê da Unicamp Promotora da Saúde, ofereceu palestra na Oficina Diagnóstica das Universidades Promotoras de Saúde, na Casa do Lago. A Oficina reuniu membros do GT e funcionários, professores, pesquisadores e alunos, com o objetivo de esboçar um instrumento, questionário ou formulário, para a identificação de ações, iniciativas, estratégias, programas, projetos dentre outros, de voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica da Unicamp, na perspectiva da promoção da saúde.
4/fevereiro/2025
Laura Martins de Carvalho, pós-doutoranda e PA do CEUCI, apresentou na Teia dos Povos o trabalho Transição Energética em Comunidades Tradicionais: Impactos de Parques Eólicos na Vida de Mulheres. Na Mesa 4, Conflitos Socioterritoriais, Laura destacou os efeitos da transição energética no Nordeste, a destruição silenciosa de modos de vida e a vulnerabilidade das mulheres engravidadas com os "Filhos do Vento", crianças deixadas sem suporte por trabalhadores dos parques eólicos. Laura defendeu a responsabilização das corporações e o papel da inovação responsável, da participação social e da universidade na construção de uma transição energética justa.
31/janeiro/2025
A seção Dossiê da revista científica eletrônica PARC de 2025 abordará o tema Distritos do Conhecimento e Inovação desenvolvolvido no Congresso Fourth-generation Knowledge Districts (FGKD24), organizado pelo CEUCI. Os artigos já começaram a ser publicados, sendo vários deles de autoria de pesquisadores ligados ao CEUCI. Esses artigos abordam diferentes aspectos dos territórios do conhecimento, como sustentabilidade sócio-ambiental,mobilidade, vitalidade urbana, etc. Até o final do mês de fevereiro todos os artigos estarão disponíveis e serão listados em nossa página Publicações.
27/janeiro/2025
No processo de aprovação da lei complementar que regulamentará o uso e ocupação do solo no PIDS (onde se situa o HIDS), o termo "especulação imobiliária" é frequentemente usado nas manifestações populares contrárias ao projeto. Visando contribuir para uma melhor compreensão sobre o tema pela população, pesquisadores dos CEUCI publicaram um artigo na revista eletrônica de circulação aberta Carta Campinas. A partir dessa publicação, a revista convidou a primeira autora do artigo, Marcela Noronha (PA do CEUCI) para uma live sobre esse assunto.
22/janeiro/2025
Pelo segundo ano consecutivo, um artigo de pesquisadores do CEUCI recebeu o prêmio de Melhor Artigo na Área de Cidades Sustentáveis e Inteligentes do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA USP, promovido pela FEA/USP. O artigo premiado, intitulado Circularidade urbana em territórios de produção do conhecimento: iniciativas de promoção da mobilidade urbana sustentável em casos latino-americanos, é de autoria de Silvia Stuchi, Milena Pavan Serafim, Marcela Noronha, Denis Alves e Milena Eugênio.
22/janeiro/2025
O projeto da Unicamp de corredores ecológicos na Fazenda Argentina recebeu o Best Practices Report Award 2024 da Rede Internacional de Campi Sustentáveis (ISCN, na sigla em inglês). Com mais de cem universidades de 36 países, a ISCN é um fórum internacional de compartilhamento de boas práticas para campi mais sustentáveis e a inserção da sustentabilidade nas práticas de pesquisa e ensino. A Universidade ingressou na rede em 2017, por iniciativa de Thalita Dalbelo, Pesquisadora Associada do CEUCI. Veja a notícia no Jornal da Unicamp.