A Feira Bike Week de Sustentabilidade foi um evento realizado no Ciência e Arte nas Férias (CAF) 2025 da Unicamp. A feira consistiu de uma oficina aberta aos visitantes do CAF. A oficina foi realizada nos dias 15, 22 e 29 de janeiro de 2025, das 9h30 às 12h30. A oficina foi realizada no Espaço Maker do Laboratório Plasma da Unicamp, no formato de feira de ciências. Neste formato, tivemos três módulos diferentes no qual subgrupos de alunos participarão. Ao longo da realização da oficina, todos os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar de forma rotativa as experiências oferecidas pelos três módulos. A organização da oficina em termos de módulos permitiu que nossa equipe desse atenção mais individualizada aos participantes e também que os participantes explorem seus interesses pessoais entre as diversas atividades oferecidas. Cada módulo contou com a monitoria de um membro do Projeto Bike Week.
Nos menus acima, você pode ter acesso ao material didático utilizado. Nos botões abaxo, você pode ter acesso a materiais complementares como fotos, vídeos e links.
Neste módulo, os participantes trabalharão em grupos para desenvolver três componentes de uma bicicleta utilizando um software de desenho assistido por computador (Computer Aided Design, CAD). No final, esses componentes serão reunidos para montar uma maquete completa de bicicleta. O processo começará com uma breve aula teórica, onde os alunos serão introduzidos ao software e ao conceito de design em 3D. Após essa introdução, os alunos partirão para a prática, onde modelarão, no computador, sua parte da bicicleta com o auxílio de um monitor. Depois de concluída a modelagem, os alunos realizarão o fatiamento da peça para otimizar o processo de impressão 3D. Assim, o projeto combina aprendizado teórico e prático, proporcionando aos alunos uma experiência direta com ferramentas modernas de fabricação digital.
Durante o processo, os alunos poderão discutir com os colegas a melhor estratégia para projetar as peças no software, conciliar dificuldades individuais e aprender com os problemas que surgirem ao longo do projeto. Poderão também construir um ambiente de colaboração dentro da equipe para que seja possível trabalhar com pessoas novas e tornar a troca de experiências mais efetiva. A criatividade será estimulada à medida que os alunos combinarem suas ideias para escolher e projetar os componentes a serem fabricados. Ao final, os itens produzidos por todos os grupos formarão uma bicicleta, com peças impressas em 3D. Ao final da atividade, os participantes terão desenvolvido habilidades no uso de softwares de desenho assistido por computador e terão experiência prática no uso de maquinário de prototipagem rápida para a montagem de peças 3D, sendo introduzidos a conhecimentos aplicáveis na área da engenharia.
Os objetivos desta atividade são: estimular a comunicação, a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à prototipagem e à fabricação otimizada de peças. Os participantes terão liberdade para analisar e escolher as melhores formas de solucionar os desafios propostos, incentivando o protagonismo e permitindo que explorem suas próprias abordagens para cada problema.
Este módulo busca disseminar conhecimentos básicos de CAD e impressão 3D, por meio de dinâmicas que valorizam o protagonismo juvenil. Os participantes terão a oportunidade de usar sua criatividade para transformar ideias em projetos concretos, despertando o interesse por áreas tecnológicas e de prototipagem.
A oficina instigará os jovens a compartilhar seus aprendizados em atividades extensionistas nas suas escolas, promovendo uma troca mútua de conhecimento entre os estudantes da graduação e os alunos do ensino médio. Dessa forma, os participantes poderão entender como a busca pelo conhecimento pode abrir novas oportunidades, enquanto os monitores poderão se aprofundar em questões sociais e na prática de ações de extensão envolvendo a comunidade externa.
O módulo será iniciado com uma breve apresentação teórica sobre energia e sustentabilidade, abordando conceitos fundamentais da energia, sua participação e problemáticas ao meio ambiente no cotidiano. A apresentação também contém uma parte sobre conversão de energia e geração de energia elétrica, as quais serão relacionadas ao projeto La Bike, uma bicicleta criada pelo Projeto Bike Week no qual utiliza-se desse meio de transporte para transformar a energia mecânica - mais especificamente a energia cinética dos pedais - em elétrica.
Após a apresentação, os participantes poderão ter uma experiência prática com a La Bike, na qual a relação entre a potência de pedalar e a energia elétrica gerada, bem como a dificuldade de se obter eletricidade a partir de outras formas, serão demonstradas de forma clara por meio de sensores e lâmpadas que se acendem conforme uma certa energia mecânica é alcançada dentro de um certo intervalo de tempo.
Assim, será introduzida a ideia de consumo consciente, visto que serão simuladas, por meio do esforço aplicado na bicicleta para a geração de energia e a necessidade de se aplicar um esforço maior para acender todas as luzes de LED, as adversidades que tornam a produção de energia elétrica uma tarefa que demanda um grande volume de recursos naturais, muitas vezes esgotáveis, e portanto a importância de valorizar e não desperdiçar a energia elétrica no cotidiano.
Em seguida, o módulo continua com uma segunda atividade experimental; nesta, os alunos entrarão em contato com um circuito elétrico já montado composto por uma protoboard, algumas resistências, um led, um protótipo de turbina eólica composto por um rotor ligado a uma pequena hélice e fios conectores. Inicialmente, será apresentada uma segunda parte teórica, explicando o conceito e os componentes básicos de circuitos em geral.
A atividade se seguirá com algumas mudanças no sistema, em que os alunos irão adicionar e alterar as resistências que o compõe, enquanto sopram a hélice do motor gerando energia por meio de uma corrente elétrica que acende a luz de LED, sendo possível ver através dessas modificações o gasto de energia e a necessidade de se realizar um maior esforço para acender a lâmpada. A partir deste entendimento, a ideia de consumo consciente será desenvolvida, demonstrando dessa vez que algumas das atitudes cotidianas, como deixar uma luz acesa em um cômodo que não está sendo utilizado, ou não fechar um ambiente em que á um ar condicionado em funcionamento, podem agir como uma resistência no uso, distribuição e produção da energia elétrica, fazendo com que mais energia tenha que ser gerada para atender uma demanda desnecessária de gasto dessa. Os dois experimentos ajudarão os participantes a se conectar com os conceitos ligados à obtenção de eletricidade e seu uso de forma consciente.
Em linhas gerais, os objetivos deste módulo são: estabelecer o protagonismo dos alunos, apresentar o conhecimento sobre energia elétrica e circuitos voltados para a geração sustentável de energia, e apresentar conceitos sobre sustentabilidade. O módulo também visa estimular o trabalho em equipe e a organização dos alunos num projeto de engenharia. Dessa forma, pretende-se que os alunos reflitam e compartilhem as experiências que obtiveram com a oficina.
Nesse sentido, a relevância desse projeto pauta-se no desenvolvimento de novas habilidades juntos aos alunos, como a capacidade de relacionar conteúdos complementares aos abordados nas salas de aulas, como o conceitos de geração de energia elétrica, consumo consciente de energia e sustentabilidade, ao cotidiano experienciado pelos estudantes e a capacidade de aplicá-los em situações do dia a dia, além da possibilidade de entender o tema trabalhado de forma mais profunda em relação ao seu funcionamento prático.
Por meio dos projetos desenvolvidos, espera-se que essa experiência de aprendizado seja capaz de abordar e aprofundar, a partir de uma ótica prática, os conteúdos já ministrados nas escolas dos alunos. Ademais, há uma expectativa de que os alunos criem ou intensifiquem seu interesse nas áreas de eletrônica, circuitos elétricos e sustentabilidade, entendendo, compartilhando e aplicando o aprendizado obtido em atividades de extensão em suas escolas e comunidades.
Levando em conta a relevância sócio-ambiental do projeto, esperamos que através da demonstração de geração de energia por meio da bicicleta, pela compreensão da necessidade de um consumo consciente que evite o gasto prejudicial dessa energia, e pelas discussões acerca dos temas da energia elétrica e energia sustentável, os alunos desenvolvam uma compreensão sobre a importância e a aplicabilidade do conceito de sustentabilidade energética na vida cotidiana.
A motivação para criar uma oficina em manutenção mecânica de bicicletas vem de uma constatação pelo Projeto Bike Week: uma grande barreira para as pessoas considerarem a bicicleta como meio de transporte vem de um despreparo quanto à manutenção de bicicletas, incluindo como selecionar a bicicleta adequada para o propósito e características do ciclista e frustrações quanto à necessidade constante de contratação de serviços externos de manutenção. Assim, este módulo visa estimular o ciclismo por meio da capacitação e empoderamento das pessoas neste aspecto. Nosso objetivo é desmistificar a mecânica da bicicleta, discutir aspectos básicos como regularem adequada, etc., que são habilidades transferíveis que podem motivar o empoderamento das pessoas quanto a outros equipamentos mecânicos igualmente mistificados.
A oficina começará com uma breve introdução e apresentação, destacando os usos práticos da manutenção de bicicletas no dia a dia e sua importância para prolongar a vida útil da bicicleta. Além disso, abordaremos as principais partes que a compõem. Em seguida, demonstraremos o uso das ferramentas específicas para manutenção. Os alunos poderão se familiarizar com elas por meio de atividades práticas simples, como ajustar a altura do selim, alinhar as rodas e regular os freios.
Na sequência, haverá uma sessão de diagnóstico, onde diferentes componentes danificados de bicicletas serão apresentados, e os grupos de alunos poderão diagnosticar e tentar solucionar os problemas identificados. Depois, serão realizadas atividades práticas, onde os alunos trabalharão juntos para identificar problemas em uma bicicleta, em uma situação específica, e discutir soluções eficientes.
Por fim, faremos uma rápida recapitulação dinâmica dos conhecimentos adquiridos, identificando as partes que mais interessaram aos alunos e respondendo a quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante o processo.
No geral, esse módulo tem como principais objetivos: introduzir os alunos, de forma prática, aos conhecimentos de ferramentaria básica e intermediária voltada para reparos em bicicletas, ensinar o manuseio correto das ferramentas, abordar regras de manutenção e segurança, identificar problemas mecânicos relevantes, apresentar conceitos mecânicos que permitam compreender o funcionamento dos principais componentes de uma bicicleta, estimular o trabalho em equipe e a organização dos alunos na divisão de tarefas para solução de problemas, além de promover o uso da bicicleta como um meio de transporte sustentável.
A relevância desta oficina é significativa tanto para os participantes quanto para a sociedade em geral. Para os participantes, a proposta oferece uma oportunidade valiosa de aprendizado, complementando o conteúdo tradicional das salas de aula com atividades práticas e úteis, que são aplicáveis tanto na vida pessoal quanto profissional. Ao aprender a resolver problemas de forma autônoma, como consertar suas próprias bicicletas, os participantes desenvolvem traços de proatividade e assumem o protagonismo no desenvolvimento de suas habilidades.
Para a sociedade, o projeto promove a mobilidade sustentável ao incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Além disso, estimula uma cultura de sustentabilidade, ao valorizar a manutenção segura e o reaproveitamento de componentes das bicicletas. Logo, o impacto social do projeto é relevante, pois fortalece os laços comunitários, criando uma rede de apoio em que os alunos podem compartilhar o conhecimento adquirido com outras pessoas. Dessa forma, eles se tornam agentes de transformação em suas comunidades.