Search this site
Embedded Files
4GKD2026
  • Congresso 2026
  • Chamada
  • Subtemas
  • Palestrantes
  • Mesa redonda
  • Oficinas
  • Visitas técnicas
  • Programa
  • Auditório/Hotel
  • Mídia
  • Comitê
  • Organizadores
4GKD2026
  • Congresso 2026
  • Chamada
  • Subtemas
  • Palestrantes
  • Mesa redonda
  • Oficinas
  • Visitas técnicas
  • Programa
  • Auditório/Hotel
  • Mídia
  • Comitê
  • Organizadores
  • More
    • Congresso 2026
    • Chamada
    • Subtemas
    • Palestrantes
    • Mesa redonda
    • Oficinas
    • Visitas técnicas
    • Programa
    • Auditório/Hotel
    • Mídia
    • Comitê
    • Organizadores

English version

4GKD2026

Congresso Distritos do Conhecimento de Quarta Geração

17-21 de agosto de 2026, Distrito de Inovação de São Paulo

Territórios do Conhecimento no Brasil: Como o ecossistema se transforma ao longo do tempo

No dia 19 de agosto, às 15h30min, lideranças de quatro Territórios do Conhecimento no Brasil se reúnem para discutir as transformações pelas quais esses espaços vêm passando, com mediação de Clarisse Gomes.

André Aquino
SCTI/Distrito de Inovação de São Paulo, São Paulo

Atualmente, é Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Integra o Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e preside o Conselho de Fundadores do Distrito de Inovação de São Paulo. É Professor Titular da Universidade de São Paulo e pesquisador associado do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Atua como pesquisador visitante na Universidade Politécnica de Milão (Politecnico di Milano), tendo sido anteriormente pesquisador visitante na Universidade de Birmingham (Reino Unido). No IEA, coordena uma iniciativa de pesquisa multidisciplinar sobre a Resiliência Financeira de Cidades Contemporâneas. Lidera o grupo de pesquisa "Governança da Contabilidade no Setor Público" e o "Metalab – Laboratório de pesquisa e inovação em múltiplas realidades". 

Clarisse Gomes (mediadora)
3DLab

Clarisse is an engineer with a career that connects global consulting, academia, and entrepreneurship. She leads a 3D printing and additive manufacturing company on a mission to democratize creation and production in Brazil. She is also an innovation researcher, teaching strategy, technology and ecosystems. Clarisse was a Partner at Deloitte, working with some of the most relevant organizations in the world.

Jeferson Cheriegate
PIT, São José dos Campos

Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e diplomado em Administração de Empresas pela Association of Business Executives, London. Tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Conta mais de 20 anos de experiência profissional desenvolvida nas indústrias de bens de consumo, serviços e governo, em companhias de diferentes portes e foco de atuação, como a Unilever, a Smollan e a Infra S.A. Ao longo da carreira, elaborou e implementou diferentes estratégias e planos de negócios, formou times de alta performance, liderou startups, participou ativamente de processos de M&As e conduziu processos de integração. Desde 2022 é o Presidente do PIT – Parque de Inovação São José dos Campos.

Jorge Audy
PUC-RS/Tecnopuc, Porto Alegre

Professor Titular da Escola Politécnica e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do TECNOPUC. Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT) da Presidência da República. Presidente do Comitê de Honra do South Summit Brazil. Doutor na área de Sistemas de Informação (UFRGS), com Pós-Doutorado na IASP, na Tsinghua University (China) e Universidade de Málaga (Espanha). É membro do Conselho de Diretores Internacionais da IASP, da Triple Helix Association, dos Parques Tecnológicos do Qatar (QSTP), da USP (i3), do INOVA Camp (Unicamp), do Comitê Estratégico da Aliança para Inovação de Porto Alegre e do Pacto Alegre. Foi Titular da Cátedra de Pós-Graduação e Inovação Paschoal Senise da USP, Presidente da ANPROTEC e da IASP, Presidente do FOPROP (Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras) e foi Membro de diversos Conselhos, como os Conselhos Deliberativos do CNPq, EMBRAPII, SEBRAE Nacional e Conselho Editorial da RBS. 

Luciane Iracet Nuglisch
Superintendente de Desenvolvimento Econômico em Piracicaba

Após passar quase 15 anos no setor corporativo à frente da estratégia de sustentabilidade e governança de uma companhia de tecnologia do agro (o CTC), Luciane levei seu conhecimento para o setor público. Como Superintendente de Desenvolvimento Econômico de Piracicaba, seu trabalho consiste em abrir caminho para a cidade crescer, aproximando governo, universidades, empresas e o setor produtivo. Ajudou a estruturar o eixo de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Inovação da Agenda PIRA 35, um plano para os próximos dez anos, e articula o PIN (Piracicaba Innovation) e as estratégias para que a criação e o reconhecimento do Distrito de Inovação de Piracicaba. Também integra os conselhos do Parque Tecnológico (CPT) e do meio ambiente (COMDEMA) da Cidade.

Report abuse
Page details
Page updated
Report abuse