Como dito, dependendo do tipo de documento que se quer levantar, plataformas/fontes de informação específicas podem ser utilizadas para a realização de uma busca também mais específica e direta.

Para levantamento de artigos/monografias/trabalhos apresentados em evento sugere-se a utilização das plataformas:

Ressalta-se que a utilização da ferramenta Tesauro Unesp é interessante para levantamento de termos/palavras-chave voltadas à inicial elaboração de estratégia de busca, caso você não tenha definido isso junto de seu orientador. Essas mesmas palavras-chave podem ser utilizadas em distintas plataformas de busca de informação científica, como no caso da Athena Unesp, entretanto, o seu uso terá mais efetividade se efetuado no mecanismo de busca do Repositório Institucional Unesp (o qual é apresentado mais abaixo), já que o Tesauro Unesp é uma ferramenta que se vincula, especificamente, à organização/recuperação da produção técnico-científica vinculada à comunidade Unesp. Como dito no vídeo acima, é interessante, nas distintas plataformas de pesquisa de informação científica, verificar a existência/utilização de um tesauro (ou ferramenta semelhante) próprio, com vistas à identificação de palavras-chave que possam trazer resultados de buscas mais efetivos conforme a plataforma.

Para levantamento de artigos/trabalhos apresentados em evento sugere-se a utilização das plataformas:

Para levantamento de monografias, principalmente (teses e dissertações) sugere-se a utilização das plataformas:

Para levantamento de documentos iconográficos ver o Módulo 3.

Via Google Acadêmico (e não só) é possível também realizar análises quantitativas/estatísticas/levantamentos bibliométricos relacionadas àquilo que você levantou por meio dos resultados de suas buscas, por exemplo. Vejamos:

Via plataformas de acesso à informação científica você também pode realizar levantamentos bibliométricos:

As plataformas anteriormente apresentadas podem ser acessadas (para além daqui), alternativamente:

Lembra-se que para acessar conteúdos de acesso restrito, como é o caso de alguns dos muitos disponibilizados via Portal Capes, Athena Unesp e Google Acadêmico, deve-se configurar e se conectar à rede privada institucional da Unesp, VPN/Unesp. No submódulo a seguir está colocada página que contém tutoriais para configuração/conexão à VPN/Unesp.

Em resumo: a busca nos recursos é semelhante à busca em motores como o Google (no módulo seguinte é tratada a questão da busca de informação via Google e alguns cuidados que se deve ter com ela); cada recurso, no entanto, apresenta especificidades no que toca ao manejo/busca, há que “fuçar”, ir à descoberta, ver as instruções específicas. Autonomia: há “macetes”, técnica, mas o mais importante é a atitude, processo criativo, solução de problemas em frente da busca e acesso às informações/documentos/fontes, observando os diversos recursos oferecidos pelas plataformas de busca. É preciso “ser você”, ser independente, colocar o seu “traço pessoal”.