2019 - 2022
Descrição: Este projeto visa a elaboração de um protótipo de Turbinas Eólicas de Eixo Vertical (TEEV) que possa ser fabricado em Bambu com aplicações em centros urbanos onde a velocidade de vento é relativamente reduzida em relação aos grandes parques eólicos. O projeto pretende abordar aspectos técnicos-construtivos como: formas e dimensões das pás, número de pás, estrutura da turbina-gerador, sistemas de segurança de sobre aceleração, entre outros; e aspectos de fabricação das pás e do sistema turbina-gerador, tudo isso com a finalidade de produzir um equipamento com alta eficiência durante a geração de energia elétrica e que ofereça um custo de fabricação adequado.
Responsável: Jose Vitor Lopes de Oliveira Reichert.
contato: josevtor05@gmail.com
2019 - 2021
Descrição: Devido a crescente necessidade da utilização da energia elétrica como elemento ativo para a melhoria da qualidade de vida das populações, novas tecnologias têm sido empregadas buscando a melhoria na qualidade da energia produzida e distribuída bem como minimizar os custos para o consumidor desta energia. Para tanto, propõe-se o estudo dos impactos da inserção de microrredes na rede de distribuição de energia elétrica com a implantação de geração distribuída através do levantamento de indicadores que possam dar subsídios para a melhoria da qualidade, diminuição dos custos com visão social mantendo assim a sustentabilidade das microrredes nas regiões determinadas para sua implantação. Este trabalho deverá ser baseado em estudos e revisões bibliográficas elaboradas em vários países além do uso de simulações computacionais, principalmente através dos programas específicos como Python, Open DSS e QGIS para o estudo mais aprofundado do fluxo de carga de uma rede de distribuição teórica. Pretende-se a indicação de métodos estatísticos para empresas da área da eletricidade bem como instituições governamentais planejarem a implementação de microrredes com geração distribuída com qualidade e custos reduzidos .
Responsável: Pedro Luís Maturano Cipolla.
Contato: pedro.cipolla@unesp.br
2019 - 2021
Descrição: Com o desenvolvimento do conceito de redes inteligentes (Smart Grids-SGs), esperasse uma nova visão sobre o planejamento da operação nas rede elétricas de distribuição, que entre seus objetivos principais, visa desenvolver uma rede autogerenciada que seja capaz de reconfigurar-se e/ou reestabelecer-se automaticamente diante de variações de carga, condições de contingência (emergenciais), de manutenções programadas ou não, entre outras. Nesse contexto, a autorrecuperação (Self-Healing) é uma das principais funcionalidades das SGs que objetiva reestabelecer os circuitos diante da nova condição imposta pela falta, reconfigurando-os no menor tempo possível, realizando a transferência de blocos de carga entre alimentadores, garantindo o fornecimento de energia elétrica aos consumidores. Contudo, atualmente as concessionárias de energia não dispõem do conhecimento de quantas chaves automatizadas, nem as posições geográficas que devam ser instaladas. Sendo assim, o presente projeto visa o desenvolvimento de uma metodologia que permita a exploração de alternativas de alocação de chaves automatizadas dentro do universo de possibilidades a fim de melhorar os indicadores de continuidade coletivos propostos pelo órgão regulador; a minimização dos impactos negativos das interrupções de energia em consumidores sensíveis e; o atendimento das restrições operacionais e orçamentárias.
Responsável: Carlos Alberto Carneiro.
Contato: carlos.carneiro@unesp.br
2020 - 2021
Descrição: o presente projeto visa estudar algumas tecnologias existentes no contexto de Indústria 4.0 que possam ser aplicadas no setor de alimentos. Algumas tecnologias como big data, robótica avançada, manufatura aditiva, entre outras, serão estudadas de forma a oferecer alternativas às empresas do setor. Além disso, este projeto visa mapear e simular alguns processos produtivo reais em ambiente virtual, ou seja, criar um ambiente ciber-físico em que cada equipamento e a interconexão entre os subprocessos (série, paralelo ou misto) possam ser representados de forma digital. O intuito dessa simulação é estimar os impactos na produção com o uso dessas tecnologias e confrontar com os seus respectivos custos de investimento de forma a selecionar as melhores alternativas considerando as particularidades de cada empresa do setor de alimentos. Com isso, as alternativas tecnológicas poderão ser agrupadas em função das limitações técnicas e orçamentárias de cada empresa .
Responsável: Paula Petrini Moya.
Contato: paula.moya@unesp.br
2020 - 2021
Descrição: neste projeto os conceitos de Internet das Coisas - IoT e edifícios inteligentes (Smart Building) serão estudados com o intuito que criar uma retrofit tecnológica dos sistemas de climatização e iluminação nas edificações comuns sem a necessidade de intervir diretamente na infraestrutura local de forma a obter um baixo custo de implementação. Para isso, sensores e atuadores serão analisados e distribuídos em pontos estratégicos, com o intuito de monitorar e identificar o comportamento dos usuários e, dessa forma, oferecer ações/serviços mais eficientes. Sendo assim, o projeto proposto visa elaborar os procedimentos necessários para que edifícios comuns possam ser aptos a se tornar edifícios inteligentes.
Responsável: Vinicius Sônego Grechi.
Contato: vinigrechi19@gmail.com
Início: 2018 - Fim: 2020
Descrição: Este trabalho tem como objetivo abordar o problema de alocação de geração distribuída (GD) de tipo fotovoltaica (PV) de forma a minimizar: os custos de investimento em sistemas fotovoltaicos; os custos das perdas elétricas em condições normais de operação; as perdas financeiras nos consumidores devido aos afundamentos de tensão sofridos em situações de contingência (faltas elétricas) e; maximizar os benefícios ao meio ambiente pelo uso de energias renováveis. A melhor solução é obtida com a utilização da meta-heurística de Enxame de Partículas (PSO). Os resultados mostram reduções nas perdas elétricas e nas perdas financeiras, além de melhoria nos índices de emissão de CO2. A solução obtida pelo PSO pode trazer benefícios de forma conjunta para às concessionárias de energia elétrica, os clientes e ao meio ambiente.
Responsável: Jairo Giacomini Jr.
contato: jairo.giacomini@unesp.br
Início: 2019 - Fim: 2020
Descrição: o presente projeto visa estudar o nível de maturidade tecnológica de uma empresa do setor madeireiro, mais especificamente de uma serraria, com o intuito de procurar caminhos para a sua transição no conceito de Indústria 4.0. Portanto, o presente projeto visa realizar uma pesquisa em uma serraria para o levantamento de dados em relação: i) as informações técnicas sobre os equipamentos participantes em todos os subprocessos produtivos; ii) os custos unitários associados com paradas inesperadas de processos produtivos e; iii) as lacunas tecnológicas e operacionais que devem ser superadas para que a empresa possa ser inserida no contexto de Indústria 4.0. Também, como parte deste projeto serão propostas algumas soluções tecnológicas dentro do contexto de Indústria 4.0 que permitam melhorar o valor do tempo de imunidade de cada subprocesso frente a distúrbios elétricos e manter a continuidade do processo produtivo na serraria. As soluções serão agrupadas em função das limitações técnicas e orçamentárias da empresa .
Responsável: Alicia Aparecida Balduino de Souza.
contato: alicia.souza@unesp.br
Início: 2019 - Fim: 2020
Descrição: O presente projeto visa realizar uma pesquisa de campo nas empresas industriais com o objetivo de analisar o comportamento dos processos produtivos frente aos diferentes distúrbios elétricos e, como consequência, quantificar níveis de resiliência em termos de custo de paradas involuntárias de processos produtivos (Custo da Interrupção - CI). A pesquisa visa elaborar um questionário que permita realizar um levantamento de dados em relação: i) informações técnicas sobre os equipamentos e processos produtivos durante os distúrbios elétricos; ii) os custos unitários associados com paradas de processos e; iii) as lacunas tecnologias e operacionais de cada empresa industrial para que possa ser inserido no contexto de Indústria 4.0. Também como parte deste projeto serão propostas algumas soluções e opções tecnológicas dentro do contexto de Indústria 4.0 que permitam o aumento da resiliência dos processos produtivos frente a distúrbios elétricos.
Responsável: Erick Gaeski.
contato: erick.gaeski@unesp.br
Início: 2019 - Fim: 2020
Descrição: Este projeto visa analisar a viabilidade técnica do uso de uma turbina eólica de eixo vertical que possa ser utilizado em centros urbanos. Um objetivo importante deste projeto é estudar o uso do bambu como material ecológico para a fabricação das pás do aerogerador de forma que atenda as condições ambientais de operação, em termos de resistência mecânica, temperatura, humidade, degradação, entre outros. O projeto visa realizar os estudos técnicos preliminares que permitam orientar o processo de fabricação posterior.
Responsável: Ana Isabel de Souza Santos.
contato: anasbl6@yahoo.com.br
Início 2018 - Fim: 2019
Descrição: O presente projeto visa a elaboração de um ambiente integrado que permita testar diferentes tecnologias envolvidas em IoT e Industry 4.0, ou seja, desde o processo de captação, comunicação, pré-processamento e armazenamento dos dados, além do pós-processamento que permita a execução de comandos de controle. O presente projeto visa responder os seguintes questionamentos: que tipos de protocolo de comunicação são os mais adequados para a realização do ambiente integrado de testes? Que módulos computacionais devem ser desenvolvidos para a coleta, pré-processamento e envio dos dados coletados? Que tipo de base de dados deve ser elaborado para o armazenamento dos dados? A resposta a estas perguntas permitirá de forma prática dar os primeiros passos para o entendimento dos conceitos associados com Industry 4.0.
Responsável: Vinicius Sônego Grechi.
Contato: vinigrechi19@gmail.com
Início: 08/2018 - Fim: 04/2019
"Avaliação do Potencial Energético para Microgeração de Energia Eólica"
Jasmine Gabriele Borba Ponte. Engenharia Industrial Madeireira - UNESP/Itapeva
contato: jasmine.borba@unesp.br
Início: 08/2018 - Fim: 12/2018
"Projeto de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical em Bambu"
Bruno Dueñas Proença de Campos. Engenharia de Produção - UNESP/Itapeva
contato: brunoduenas@outlook.com
Início: 05/2018 - Fim: 12/2018
"Construção de conceitos de eletricidade e eletrônica nas escolas públicas: uma abordagem prática"
Jaymison E. Alecrim Cerqueira, Erick Gaeski, Alicia A. Balduino de Souza, Juan Carlos Cebrian. Engenharia de Produção - UNESP/Itapeva
contato: juan.cebrian@unesp.br