Estamos vivenciando os efeitos das mudanças climáticas, que se manifestam através dos cada vez mais frequentes e intensos eventos extremos, como ondas de calor, inundações e secas. As mudanças climáticas são o grande desafio da humanidade, que coloca em risco não somente o nosso modo de vida, mas também, a sobrevivência dos ecossistemas globais.
Devemos formar engenheiros capazes contribuir com a mitigação das mudanças climáticas e com a adaptação aos seus efeitos nocivos. Tais ações podem ser potencializadas através de abordagens e métodos inovadores que, ao contrário das técnicas tradicionais, pretendem reverter os efeitos da urbanização e da exploração desordenada dos recursos naturais. Tais abordagens inovadoras - representadas neste programa pelas soluções baseadas na natureza (SBN), sistemas de drenagem sustentáveis e infraestrutura verde - utilizam elementos da natureza para obter os mesmos resultados das intervenções de engenharia convencionais, com a vantagem de produzirem diversos benefícios adicionais, do ponto de vista ambiental e social.
O "Programa adaptação e resiliência climática da FEG" tem o objetivo de propor soluções para o campus da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá, através do desenvolvimento de projetos, pesquisas e outras ações acadêmicas, considerando as abordagens inovadoras descritas anteriormente. Ao integrar as atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão universitária) à realidade do campus (infraestrutura, operações, etc), o Programa se apoia no conceito de laboratório vivo.
O Programa é desenvolvido pelo "Grupo de Recursos Hídricos, Hidrologia e Hidráulica Aplicadas" do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá (FEG/UNESP).