Webinares Temáticos como Estratégia Interdisciplinar de Aprendizagem
ESTRUTURA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCCs
O objetivo do TCC é proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de desenvolver uma pesquisa demonstrando o aproveitamento do curso, aprimorando a capacidade de articulação, interpretação e reflexão em sua área de formação, estimulando a produção científica. O TCC é um processo de construção de conhecimentos por meio da pesquisa que integra os componentes acadêmicos e profissionais dentro do processo de ensino-aprendizagem das disciplinas e do curso, com função formativa nas diferentes áreas do conhecimento, visando à emancipação intelectual do acadêmico. O TCC consiste em um trabalho individual do acadêmico, orientado por um docente, e, quando necessário, por um coorientador, relatado sob a forma preferencial de monografia.
O professor da disciplina de TCC-II, no início de cada semestre letivo, deverá apresentar/encaminhar ao Departamento de Engenharia Elétrica, aos acadêmicos matriculados na disciplina e aos demais professores do Curso a programação das atividades relacionadas aos TCC (calendário com as Datas e Prazos para Apresentação e Defesa).
Os acadêmicos matriculados na disciplina de TCC-II deverão entregar ao professor da disciplina uma cópia digital do PP, caso este arquivo não esteja disponível para download nesta plataforma de dados.
Para matricular-se na disciplina de TCC-II, o acadêmico deve ter cumprido, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos créditos do curso e respeitar os pré-requisitos estabelecidos nas matrizes curriculares do curso ao qual está vinculado, respeitando as especificidades de cada curso.
Abaixo estão alguns prazos que são considerados para organização das Bancas de TCC:
07 (sete) dias para divulgação das Bancas no meio Acadêmico da UNEMAT;
15 (quinze) dias para leitura dos TCC pelos professores avaliadores (RESOLUÇÃO Nº. 030/2012 – CONEPE, de 03/07/12, Artigo 25, § X);
10 (dez) dias, conforme a quantidade de acadêmicos, para a Apresentação e Defesa dos TCC;
15 (quinze) dias para reformulação, caso haja necessidade (RESOLUÇÃO Nº. 152/2008 – CONEPE, de 30/10/08, Artigo 32);
07 (sete) dias para recebimento dos TCC reformulados e confecção do Diário de Classe da disciplina de TCC-II.
As datas são estipuladas considerando o último dia letivo do Calendário Acadêmico, excluindo o período de Exames.
Obs.: Atenção para a data do TCC reformulado: O aluno que não entregar o TCC devidamente corrigido no prazo previsto no Artigo 25 será considerado reprovado. A versão final com capa dura e cópia digital será entregue na Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica em até 30 dias após a defesa. (RESOLUÇÃO Nº. 030/2012 – CONEPE, de 03/07/12, Artigo 25, § XII).
Na disciplina de TCC-II o(a) acadêmico(a) deverá continuar com seu(ua) Orientador(a) e definir com ele(a) a programação das atividades para elaboração e estruturação do TCC.
Professores e acadêmicos do X Semestre do Curso de Engenharia Elétrica devem tomar conhecimento das Datas e Prazos para Apresentação e Defesa dos TCC.
O TCC será desenvolvido somente sob a orientação de um(a) professor(a) vinculado(a) à UNEMAT.
A troca de Orientador(a) só é permitida quando outro docente assumir formalmente a orientação, com a concordância expressa do(a) professor(a) substituído(a) e mediante documento assinado por ambas as partes, sendo posteriormente encaminhado ao professor da disciplina de TCC-II.
As Bancas de TCC-II que ocorrerem antes do período reservado para Apresentação e Defesa, terão suas notas lançadas no sistema da UNEMAT somente na data destinada à entrega dos Diários de Classe. É importante ressaltar que não serão permitidas Bancas posteriores ao período reservado para Apresentação e Defesa.
A solicitação para composição da Banca poderá ser realizada por e-mail, ou pessoalmente, pelo(a) acadêmico(a) ou Professor(a) Orientador(a). As bancas poderão ocorrer nos períodos: matutino e vespertino. Lembrando que as datas deverão ser marcadas com antecedência, garantindo data e horário conforme ordem de solicitação.
O prazo para solicitação de composição da Banca se encerra 20 (vinte) dias antes da última data possível para Apresentação e Defesa, pois são necessários 15 (quinze) dias para a leitura dos TCC pelos Avaliadores e mais 5 (cinco) dias para organização da Banca a ser realizada pelo(a) professor(a) da disciplina de TCC-II.
O(a) professor(a) da disciplina de TCC-II é responsável em organizar e divulgar as Bancas de TCC.
Cada Banca de TCC dura, em média, uma hora. Na defesa, o discente terá de 15 (quinze) a 20 (vinte) minutos para apresentar seu trabalho, e os componentes da banca examinadora terão até 10 (dez) minutos cada um para fazer a arguição, dispondo o acadêmico de até 10 (dez) minutos para responder aos questionamentos. Posteriormente a banca terá 10 (dez) minutos para preencher a ata e mais 10 (dez) minutos de pausa. Sendo assim, o(a) professor(a) da disciplina de TCC-II deverá considerar este tempo para agendar a próxima Banca.
Exemplo:
08:00 - 09:00: Banca 01
09:00 - 10:00: Banca 02
10:00 - 11:00: Banca 03
13:00 - 14:00: Banca 04
14:00 - 15:00: Banca 05
15:00 - 16:00: Banca 06
16:00 - 17:00: Banca 07
A atribuição das notas dar-se-á após o encerramento da sessão, obedecendo ao sistema de notas individuais por cada membro da Banca, levando-se em consideração o texto escrito, a exposição oral e a defesa na arguição pela Banca Examinadora. A nota final do(a) acadêmico(a) é o resultado da média das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora.
Com base no agendamento da Banca o(a) professor(a) da disciplina de TCC-II estará recebendo três cópias do TCC para encaminhá-las aos Avaliadores, respeitando o período de 15 (quinze) dias para a leitura.
Para a composição das Bancas o(a) Professor(a) Orientador(a) poderá indicar um(a) Avaliador(a) do TCC, o segundo Avaliador será indicado pelo(a) professor(a) da disciplina de TCC-II. Caso o(a) Professor(a) Orientador(a) não indique o Avaliador para composição da Banca, o(a) professor(a) da disciplina poderá indicar dois avaliadores da área de pesquisa.
A composição da Banca de Avaliação do TCC será de: 02 Avaliadores e Professor(a) Orientador(a), o qual presidirá a Banca.
No dia da Apresentação e Defesa do TCC o(a) professor(a) da disciplina de TCC-II estará responsável em: agendar o local e o equipamento de multimídia, verificar necessidade de uso do quadro-branco pelo(a) acadêmico(a) e entregar a ATA para que o(a) Orientador(a) possa presidir a Banca e proceder ao registro da mesma.
As sessões de defesa dos TCC são públicas. É vedado aos membros das Bancas Avaliadoras tornarem público os conteúdos dos TCC antes de suas defesas.
Cabe ao(a) acadêmico(a), após a Apresentação e Defesa, entregar ao professor da disciplina de TCC-II, no prazo estipulado, uma cópia definitiva do TCC encadernada em capa dura e uma cópia digital em CD-R. O arquivo em CD-R deverá estar em arquivo único e em formato PDF, o qual fará parte do banco de dados desta plataforma.
O(a) Acadêmico(a) deverá entregar, juntamente com a versão final em capa dura e o arquivo digitalizado, uma Autorização para Entrega da Versão Final do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC assinado pelo(a) Orientador(a).
O(a) Acadêmico(a) que não entregar o TCC, ou não se apresentar para a Apresentação e Defesa Oral, sem motivo justificado, está automaticamente reprovado na respectiva disciplina.
Não há recuperação da nota atribuída ao TCC, sendo a reprovação, nos casos em que houver, definitiva.
O(a) Acadêmico(a) que optar por mudança de tema, deve reiniciar todo o processo, passando novamente por banca, para só então iniciar a elaboração do TCC. O(a) acadêmico(a) que for reprovado, pode optar em continuar ou não com o mesmo tema de TCC e com o(a) mesmo(a) Orientador(a).
O(a) Acadêmico(a) que tenha sido reprovado é vedada nova defesa, qualquer que seja a alegação, no semestre/ano da reprovação.
ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O(a) acadêmico(a) deve elaborar e entregar a versão final do seu TCC, de acordo com os critérios técnicos estabelecidos nas Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vigente, as Resoluções do Departamento e da Instituição, e as instruções de seu orientador e do(a) professor(a) da disciplina.
O corpo do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão) deve possuir no mínimo 20 (vinte) páginas textuais, compreendidas da introdução à conclusão.. (RESOLUÇÃO Nº. 030/2012 – CONEPE, de 03/07/12, Artigo 27, Parágrafo Único);
A seguir, apresentaremos uma sugestão, de forma simplificada, dos passos para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso - TCC:
Elementos Pré-textuais:
Capa
Elemento obrigatório, onde as informações são transcritas na seguinte ordem: Nome da instituição (opcional); nome do autor; título; subtítulo, se houver; número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume); local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; ano de depósito (da entrega).”
Folha de rosto
Deve trazer os mesmos dados contidas na Capa e as informações essências da origem do trabalho
Errata (opcional)
Caso necessitar.
Folha de aprovação
“Elemento obrigatório, colocado logo após a folha de rosto, constituído pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora são colocadas após a aprovação do trabalho.” A Folha de Aprovação vai logo após a Folha de Rosto, ou da Errata, se houver esta última. Há professores que preferem trabalhos acadêmicos (monografias, resumos e outros) com a Folha de Aprovação incluída. Esta serve para anotações, observações, sugestões ou correções que o professor faz por escrito.
Dedicatória (opcional)
“Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho”. “Elemento opcional, colocado após a folha de aprovação.” Página em que o autor dedica o seu Trabalho para alguma(s) pessoa(s) que não contribuíram de maneira relevante na sua elaboração. O título ‘Dedicatória’ não aparece na página.
Agradecimentos (opcional)
“Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.” “Elemento opcional, colocado após a dedicatória.” Nesta página o autor manifesta seu(s) agradecimento(s) às pessoas e Instituições que realmente contribuíram para a elaboração do Trabalho. É de bom tom ser conciso nesta parte, não elencando uma lista de familiares ou amigos ‘do peito’. A apresentação do texto Agradecimentos segue as mesmas normas técnicas do resto do Corpo do Trabalho.
Epígrafe (opcional)
“Folha onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.” “Elemento opcional, colocado após agradecimentos. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias.” O título ‘Epígrafe’ não aparece na página.
Resumo
“Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho.” (Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original). “Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores conforme NBR.
Abstract
Versão do resumo para idioma de divulgação internacional”. “Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo em língua vernácula, digitado ou datilografado em folha separada (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo). Deve ser seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, na língua.
Sumário
“Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.” “Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho, conforme ABNT.”
Elementos de Texto:
Introdução
Comumente, a introdução é organizada a partir de uma lista de elementos que têm o papel de apresentar um panorama geral de como foi abordado o tema do TCC (Problema, objetivo geral e específicos, hipóteses, justificativa, metodologia). As principais idéias proposta pelos autores e uma breve descrição delineadora e estrutural dos demais capítulos do TCC apresentado.
Desenvolvimento do Trabalho
O desenvolvimento de um TCC se caracteriza para apresentação teórico-prático do processo de pesquisa vivenciado, podendo ser estruturalmente em capítulo com um título pertinente a um assunto que se faça importante, seguido de um capítulo final com a apresentação dos resultados, ou apresentação dos dados da pesquisa.
Faz parte do desenvolvimento a apresentação teórica embasada nos autores consagrados das temáticas abordadas. É nesse momento do TCC que o acadêmico deve fazer uso de citações diretas e indiretas, de acordo com a normatização prevista na ABNT.
Vale ressaltar que em um TCC, deve-se dedicar um capítulo para a apresentação metodológica adotada, o reconhecendo o local onde a pesquisa foi realizada, os instrumentos utilizados na coleta de dados e os dados coletados para pesquisa, podendo o acadêmico e o orientador decidir, se a mesma fará parte da introdução ou do desenvolvimento, pois cabem as duas estruturas em nível graduação.
Destaca-se que no referencial teórico, bem como na análise dos dados, os acadêmicos devem recorrer a capítulos e/ou subtítulos para facilitar o entendimento do que ele quer repassar para o leitor, tornando o trabalho mais leve, prático e metodologicamente calçado.
A escolha estrutural do TCC deve ser definida no processo de orientação, verificando em qual das estruturas se alcançará melhor o resultado proposto da pesquisa.
Conclusão ou Considerações Finais
Uma conclusão metodologicamente é aquela que responde os questionamentos apresentados na Introdução do TCC e descritos no desenvolvimento. Ao contrário do que muitos pensam a conclusão não é um resumo do que foi apresentado, mas é sim o momento do posicionamento acadêmico ressaltando inicialmente como foi o processo de pesquisa, o processo de construção de um TCC. O acadêmico deve expressar que contribuições o trabalho apresentado trouxe para ele como acadêmico, para a sociedade e para a profissão, bem como apresentar seu posicionamento quanto a pesquisa realizada, sua visão, seu entendimento e suas interpretações científicas.
Na conclusão não se utiliza citações diretas e indiretas, mas se a mesma for necessárias para reafirmar conceitos, deve ser expressa de forma sucinta. Vale salientar que a conclusão não é momento de levantar problemáticas e discussões, mas sim de fechar as idéias levantadas ao longo do TCC. Caso o acadêmico e o Orientador entendam como pertinente, podem e devem salientar que a pesquisa pode ter continuidade devido ao seu tamanho e possibilidades futuras de aprofundamento.
Elementos Pós-textuais:
Referências Bibliográficas
Aqui deve ser apresentando, de acordo com a normatização técnica (NBR 6023:2002), todas referências utilizadas que geraram citação direta ou indireta ao longo do TCC.
Bibliografia
Aqui deve ser apresentando, de acordo com a normatização técnica (NBR 10520:2002), todas referências consultadas para compor o quadro teórico da pesquisa, mas que não geraram citação direta ou indireta ao longo do TCC.
Apêndices (opcional)
Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.
Anexos (opcional)
Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
ATRIBUIÇÕES DOS ACADÊMICOS
É considerado aluno em fase de realização de Trabalho de Conclusão de Curso, todo aquele regularmente matriculado nas disciplinas relacionadas ao TCC. O aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso tem, entre outros, as seguintes atribuições:
Frequentar as reuniões convocadas pelo professor da disciplina de TCC ou pelo seu orientador;
Manter contatos sempre que convocado pelo professor-orientador, para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas;
Cumprir o calendário divulgado pelo professor de TCC-II.
Elaborar o TCC sob orientação do professor Orientador e entregá-lo ao professor da disciplina de TCC-II, 01 (uma) cópia impressa e 01 (uma) cópia digital em formato único em PDF acompanhada de um documento devidamente assinado pelo professor-orientador autorizando o mesmo a apresentar o trabalho em Banca Avaliadora.
ATRIBUIÇÕES DO(A) PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)
Art. 22. O orientador de TCC tem as seguintes atribuições: (RESOLUÇÃO Nº. 030/2012 – CONEPE, de 03/07/12)
I – supervisionar todo o processo de elaboração do TCC, desde a elaboração do projeto até a entrega da versão final do TCC;
II – estabelecer um cronograma de atendimento a ser divulgado pela Coordenação do Curso, no prazo de 30 dias, a contar do início das aulas;
III – atender, no mínimo, quinzenalmente aos acadêmicos sob sua orientação, fazendo os devidos registros por escrito dos atendimentos;
IV – informar ao professor de TCC, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados do início da orientação, os acadêmicos que descumprem as atividades propostas;
V – comparecer às reuniões convocadas pelo professor de TCC;
VI – participar, obrigatoriamente, de forma presencial, da banca de projeto, qualificação e defesa de seus orientandos;
VII – zelar pela correção formal da língua oficial nos trabalhos de seus orientandos.
Parágrafo Único: As reuniões de orientação deverão ser agendadas de acordo com o quadro de atendimento de cada professor, conforme cronograma, de acordo com o disposto no inciso II deste artigo.
DPPF - Diretoria de Unidade Regionalizada - Política, Pedagógica e Financeira
Assessorias de Pós-Graduação
Assessoria Pedagógica
Assessoria de Cultura
Assessoria de Administração
Campus Imperial: Avenida dos Ingás, 3001, Jardim Imperial, CEP 78555-000
Campus Aquarela: Avenida Francisco de Aquino Correa, S/n, Bairro Aquarela das Artes