Webinares Temáticos como Estratégia Interdisciplinar de Aprendizagem
ESTRUTURA DOS PROJETOS DE PESQUISA - PP
No início de cada semestre letivo o(a) professor(a) da disciplina de TCC I, IX Semestre do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, enviará uma listagem por e-mail aos professores constando a relação dos acadêmicos regularmente matriculados e que poderão apresentar e defender sua proposta de Projeto de Pesquisa (PP). Será encaminhado, também, um calendário com as Datas e Prazos para Apresentação e Defesa dos Projetos de Pesquisa (PP).
Abaixo estão alguns prazos que serão considerados para a organização das Bancas de PP:
07 (sete) dias para divulgação das Bancas no meio Acadêmico da UNEMAT;
10 (dez) dias para leitura dos PP's pelos professores avaliadores;
10 (dez) dias, conforme a quantidade de acadêmicos, para a Apresentação e Defesa dos PP;
15 (quinze) dias para reformulação, caso haja necessidade (RESOLUÇÃO Nº. 152/2008 – CONEPE, de 30/10/08, Artigo 32);
07 (sete) dias para recebimento dos PP reformulados e confecção do Diário de Classe da disciplina de TCC I.
As datas são estipuladas considerando o último dia letivo do Calendário Acadêmico, excluindo o período de Exames.
Na disciplina de TCC I o(a) acadêmico(a) deverá escolher seu(ua) Orientador(a) e definir com ele(a) o PP.
O(a) acadêmico(a) deverá encaminhar ao(a) professor(a) da disciplina de TCC I uma Carta de Aceite de Orientação, constando a intencionalidade do(a) Orientador(a) na orientação do(a) acadêmico(a).
Professores e acadêmicos do IX Semestre do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica devem tomar conhecimento das Datas e Prazos para Apresentação e Defesa dos PP.
As Bancas de PP que ocorrerem antes do período reservado para Apresentação e Defesa terão suas notas lançadas no sistema da UNEMAT somente na data destinada à entrega dos Diários de Classe. É importante ressaltar que não serão permitidas Bancas posteriores ao período reservado para Apresentação e Defesa.
A solicitação para composição da Banca poderá ser realizada por e-mail, ou pessoalmente, pelo(a) acadêmico(a) ou Professor(a) Orientador(a). As bancas poderão ocorrer nos períodos: matutino e vespertino. Lembrando que as datas deverão ser marcadas com antecedência, garantindo data e horário conforme ordem de solicitação.
O prazo para solicitação de composição da Banca se encerra 15 (quinze) dias antes da última data possível para Apresentação e Defesa, pois são necessários 10 (dias) para a leitura dos PP pelos Avaliadores e mais 5 (cinco) dias para organização da Banca a ser realizada pelo(a) professor(a) da disciplina de TCC I.
O(a) professor(a) da disciplina de TCC I é responsável por organizar, divulgar e presidir as Bancas de PP.
Cada Banca de PP dura, em média, uma hora. O aluno terá de 15 (quinze) a 20 (vinte) minutos para apresentação do projeto de pesquisa.
Em seguida os componentes da banca terão 20 (vinte) minutos para realizar questionamentos ao aluno e, posteriormente, terão mais 10 (dez) minutos de reunião para preenchimento da ata e 10 (dez) minutos de intervalo entre as apresentações. Sendo assim, o(a) professor(a) da disciplina de TCC I deverá considerar este tempo para agendar as Bancas, sendo:
Banca Horário
1) 08:00 - 09:00
2) 09:00 - 10:00
3) 10:00 - 11:00
4) 13:00 - 14:00
5) 14:00 - 15:00
6) 15:00 - 16:00
7) 16:00 - 17:00
Com base no agendamento da(s) Banca(s) o(a) professor(a) da disciplina de TCC I estará recebendo duas cópias do PP para encaminhá-las aos Avaliadores, respeitando o período de 10 (dez) dias para a leitura.
Para a composição das Bancas o(a) Professor(a) Orientador(a) poderá indicar um(a) Avaliador(a).
O segundo Avaliador será indicado pelo(a) professor da disciplina de TCC I.
Caso o(a) Professor(a) Orientador(a) não indique o Avaliador para composição da Banca, o(a) professor(a) da disciplina de TCC I poderá indicar os dois avaliadores da área de pesquisa.
A composição da Banca de Avaliação do PP será de: 02 Avaliadores, Professor(a) Orientador(a) e Presidente da Banca.
Para o dia da Apresentação e Defesa do PP o(a) professor(a) da disciplina de TCC I estará responsável por: agendar o local das apresentações, agendar Data Shows, verificar a necessidade de uso do quadro-branco pelo acadêmico, presidir a Banca e lavrar a ATA.
No prazo de 15 (quinze) dias após a data de realização da Banca o(a) acadêmico(a) ou o(a) Professor(a) Orientador(a) deveráencaminhar um arquivo digital ao(a) professor(a) da disciplina de TCC I, contendo o PP reformulado, em arquivo único e em formato PDF. Caso o PP reformulado não seja entregue, o(a) acadêmico(a) estará automaticamente reprovado na disciplina, devendo cursá-la novamente no semestre seguinte.
O(a) acadêmico(a) ou Professor(a) Orientador(a) deverá encaminhar, juntamente com o arquivo digital, o Formulário de Autorização para Entrega da Versão Final do Projeto de Pesquisa assinado pelo(a) Orientador(a).
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA
A lista abaixo compõe os itens que devem constar no Projeto de Pesquisa e de outros que são opcionais:
Pré-texto:
Capa
Apresentação externa do Projeto de Pesquisa, a qual reúne um conjunto de informações sobre: Instituição, Acadêmico, Título e Subtítulo, Local e Ano.
Folha de Rosto
Além das informações contidas na capa, a folha de rosto deve apresentar uma nota explicativa abaixo do título.
Lista de Tabelas (Caso necessitar)
Deve apontar as Tabelas constantes no Projeto de Pesquisa, sendo indicadas por uma linha pontilhada e numeração de página.
Observação: Há vários tipos de listas que podem ser apresentadas no trabalho acadêmico, tais como: gráficos, quadros, fórmulas ou equações, fotografias e imagens de mapas. No entanto, optamos em colocar aqui apenas algumas delas, ficando a cargo do(a) Professor(a) Orientador(a) e do(a) acadêmico(a) a sua adequação.
Lista de Figuras (Caso necessitar)
Deve apontar as Figuras constantes no Projeto de Pesquisa, sendo indicadas por uma linha pontilhada e numeração de página.
Lista de Abreviatura (Caso necessitar)
Deve apontar as Abreviaturas constantes no Projeto de Pesquisa, sendo indicadas pela forma abreviada e, em seguida, pela extensa separada por um hífen.
Sumário
Deve apontar as divisões e subdivisões do Projeto de Pesquisa, sendo indicadas por uma linha pontilhada e numeração de página.
Dados de Identificação
Na identificação são apresentadas algumas informações pertinentes quanto ao tema e o desenvolvimento da pesquisa.
Texto:
Introdução
Apresentar o tema que será abordado, delimitar a sua temática e os objetivos de sua pesquisa.
Justificativa
Justificar no projeto as razões que motivaram a desenvolver a pesquisa, apresentando a importância do tema que será estudado.
Problematização
A Problematização é a pergunta que irá nortear a pesquisa. O problema deve ser, sobretudo, claro e delimitado para que sua execução se torne viável.
Hipóteses/Resultados Esperados (caso necessitar)
A Hipótese apresenta enunciados provisórios para o problema exposto, os quais poderão ser refutados ou corroborados com base na resposta encontrada pela pesquisa.
Objetivos: Geral e Específicos
Nos objetivos o autor faz uma projeção de suas intenções no desenvolvimento da pesquisa, informando sobre o foco de interessa do estudo. Os objetivos dividem-se em: Geral e Específico.
Fundamentação Teórica
Nesta etapa do PP o pesquisador apresentará suas bases teóricas, elas ajudarão na discussão e análise da temática proposta para o estudo. Seu problema e objetivos serão sustentados pela Fundamentação Teórica, que deve apresentar um debate consistente na argumentação da proposta de pesquisa.
Metodologia
A Metodologia está diretamente relacionada com os procedimentos técnicos que serão utilizados para responder as questões: O quê? Onde? Como? Quando? Seu desenvolvimento depende da natureza do trabalho, do tipo de pesquisa que se pretende desenvolver e, também, dos objetivos que se propõem alcançar.
Recursos Humanos (caso necessitar)
Previsão de custos que envolvem a realização da pesquisa.
Recursos Materiais (caso necessitar)
Previsão de custos que envolvem a realização da pesquisa.
Cronograma
Distribuição das tarefas previstas na execução da pesquisa, estabelecendo-se datas-limites para leitura, redação, coleta de dados, análise e conclusão do trabalho.
Pós-texto:
Referencial Bibliográfico
São os elementos descritivos de documentos impressos, digitalizados ou registrados em diversos tipos de fontes, sua apresentação no trabalho possibilita a identificação das obras no todo ou em parte. Sua estrutura deve seguir as orientações da NBR 6023/2002, que trata da Informação de Documentação – Referências – Elaboração.
Anexos (caso necessitar)
Textos extraídos de fontes ou da bibliografia.
Apêndices (caso necessitar)
Textos de própria autoria.
DPPF - Diretoria de Unidade Regionalizada - Política, Pedagógica e Financeira
Assessorias de Pós-Graduação
Assessoria Pedagógica
Assessoria de Cultura
Assessoria de Administração
Campus Imperial: Avenida dos Ingás, 3001, Jardim Imperial, CEP 78555-000
Campus Aquarela: Avenida Francisco de Aquino Correa, S/n, Bairro Aquarela das Artes