O ENADE é o Exame de Avaliação de Desempenho do Estudante, regulamentado pela Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004, complementada pelas Portarias nº 2.205, de 22 de Julho de 2005, e nº 107, de 22 de Julho de 2004.
O ENADE é componente obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação no mesmo condição indispensável para participar da colação de grau (formatura) e a emissão do diploma. Ou seja, o aluno selecionado para o Enade que não fizer a prova não poderá participar da formatura nem receber o diploma.
O objetivo desse exame é avaliar o desempenho do estudante em relação: aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; às habilidades e competências para a atualização permanente dos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, e sobre outras áreas do conhecimento.
É compromisso da Universidade: realizar o levantamento dos alunos ingressantes e concluintes; a inscrição dos mesmos no site do ENADE; tornar pública a listagem dos alunos; orientar os alunos sobre procedimentos adotados pelo MEC/INEP em relação ao exame.
É compromisso do MEC/INEP selecionar os alunos; fornecer o cartão de inscrição do aluno para realizar o exame; fornecer todas as orientações às instituições e aos alunos sobre eventuais dúvidas; determinar os conteúdos que irão fazer parte do exame; e divulgar as listas dos alunos selecionados por curso.
O aluno selecionado tem o compromisso de participar, obrigatoriamente, do exame. O aluno faltante deverá justificar à Universidade ou ao MEC/INEP sua falta ao Exame, apresentando documento comprobatório registrado em cartório.
A prova é composta por duas partes: a primeira, com os conteúdos de formação geral, comum a todos os cursos de todas as áreas do conhecimento, enquanto a segunda verifica as competências, as habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão escolhida.
A participação com empenho e seriedade nesta prova é muito importante, pois o resultado do desempenho do curso será divulgado por meio de uma nota, atribuída em função do desempenho dos alunos que realizaram a prova. Portanto, comprometa-se com seu Curso, pois quanto melhor for a nota do mesmo, mais seu diploma será valorizado pela sociedade e pelo mercado de trabalho.
Metodologia de ensino e aprendizagem