Localizada na zona da mata mineira, a cidade de Viçosa - MG, está situada a cerca de 230km da capital mineira Belo Horizonte, cerca de 338km da cidade do Rio de Janeiro e cerca 658km de São Paulo. Viçosa conta com uma população de pouco mais de 85.000 habitantes e nela está localizada a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Com mais de 96 anos de história, a UFV constitui uma renomada universidade brasileira. Oferece mais de 40 cursos de graduação, possui um total de 40 programas de mestrado (acadêmico) e 33 programas de doutorado. Tendo atualmente mais de 18.000 estudantes matriculados em seus 3 campus universitários. A cidade de Viçosa também sedia mais centros universitários de outras instituições de ensino superior (da rede privada) e consolida a sua vocação de importante polo de ensino e pesquisa no cenário nacional.
No âmbito internacional, a UFV se destaca por manter um considerável número de convênios e parcerias com instituições estrangeiras. São acordos estratégicos de cooperação que visam, sobretudo, o intercâmbio de professores, de estudantes, de informações e materiais acadêmicos, bem como o desenvolvimento de ações colaborativas nas áreas de interesse das instituições envolvidas. A UFV mantém um total de 158 convênios internacionais, com universidades e organismos estrangeiros em mais de 33 países, incluindo EUA, Reino Unido, Itália, China, França e Alemanha.
No âmbito regional, na microrregião de Viçosa, a UFV é a fundadora e a atual responsável pelas atividades do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e as suas unidades: o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT). O Centev tem a missão de promover a interação entre a academia, o setor público, as empresas privadas e a sociedade, criando caminhos para o desenvolvimento de Viçosa e região. Com uma equipe qualificada e diversificada, composta por excelentes profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento, o Centev promove um ambiente privilegiado de empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento e inovação para Viçosa e região. Instituições e empresas encontram no tecnoPARQ o ambiente ideal para desenvolverem suas atividades e instalarem seus centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D&I).
Nestes seus diversos eixos de atuação, a UFV fundamenta as suas ações e práticas no conhecimento científico acadêmico. Reconhecendo a importância de cada área do conhecimento, desde Ciências Exatas e da Terra, esta instituição lida com cada uma destas áreas concebendo-as como um grande conjunto de engrenagens, bem ajustadas, promovendo o funcionamento eficiente de um grande motor principal. Neste contexto, a Matemática e as suas áreas afins sempre tiveram um espaço próprio e relevante nesta instituição, oferecendo as suas importantes contribuições para o progresso e o desenvolvimento humano.
O Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi criado em 1969, quando se deu a Federalização desta Instituição. Sua implantação, entretanto, aconteceu, de fato, somente dois anos depois, em 1971. Inicialmente foram lotados no DMA os sete professores que ministravam, na época, as aulas de Matemática e Estatística para os alunos dos cursos então existentes. Com a implantação de novos cursos, como o de Matemática em 1972, e com o aumento do número de vagas nos cursos já existentes, foi necessária a ampliação do quadro de docentes através da contratação de novos professores.
Em 1992, foi criado o Departamento de Informática e para ele foram transferidos os professores das áreas de Estatística e Ciências da Computação, ficando, no Departamento de Matemática, os professores das áreas de Matemática Pura (Análise, Álgebra e Geometria) e Análise Numérica.
O Departamento de Matemática é o responsável pelo ensino de Matemática e Análise Numérica sendo que suas disciplinas integram os currículos da quase totalidade dos cursos de graduação da UFV. Atualmente, o departamento oferece três cursos de graduação (graduação em Matemática, com habilitações em Bacharelado e Licenciatura, e o curso noturno de Licenciatura em Matemática), sendo o responsável pelo oferecimento da maioria das disciplinas dos seus currículos. O curso de Matemática da UFV graduou diversos estudantes que ingressaram em cursos de pós-graduação em centros de excelência, em nível de Mestrado ou Doutorado em Matemática, e a maioria deles obtiveram sucesso nestes cursos. Atualmente, alguns compõem o corpo docente do DMA/UFV e outros atuam em diversas instituições de ensino superior.
O DMA/UFV tem se empenhado na qualificação de seu pessoal docente, procurando melhorar a qualidade do ensino e também ampliar as atividades de extensão e de pesquisa. As linhas de pesquisa nas quais seus docentes têm se envolvido com maior afinco são nas áreas de Equações Diferenciais Parciais, Geometria Algébrica, Sistemas Dinâmicos e Álgebra.
Os professores do DMA, com o apoio principalmente do CNPq e da FAPEMIG, têm desenvolvido projetos de pesquisa, isoladamente ou em parceria com professores de outros departamentos ou de outras instituições do país e do exterior. Os resultados dessas pesquisas têm sido divulgados sob a forma de trabalhos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros ou de comunicações em congressos no Brasil e no exterior.
O estado de Minas Gerais possui mais de 18 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), Centros Federais de Educação Tecnológicas (CEFETS), além de várias Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de grande porte. Na maioria das IES, públicas ou privadas, são oferecidos cursos de graduação em Matemática. No entanto, o estado de Minas Gerais possui apenas 04 Cursos de Mestrado Acadêmico em Matemática.
Atualmente, o êxodo de estudantes de Minas Gerais para outros estados em busca de programas de pós-graduação em Matemática é uma perda considerável para o desenvolvimento dessa ciência no estado.
Em 2007, o DMA submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) uma proposta de Mestrado Acadêmico em associação com o DMat-UFMG, cuja aprovação foi homologada pelo CNE (Portaria Nº87-DOU de 18/01/2008). A primeira turma deste Programa iniciou suas atividades em março de 2008 com 8 estudantes. Todos defenderam suas dissertações em 2010. Em outubro de 2010, o programa desvinculou-se da UFMG e desde o seu início formou um total de 125 mestres.
O acompanhamento de egressos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa (PPG-UFV) mostra por exemplo que, do total de 102 alunos titulados pelo PPGM-UFV até o final de 2020, cerca de 68% desses se dedicam a atividades de ensino em instituições públicas ou privadas, nos níveis de ensino profissional técnico e de ensino superior, enquanto 59% prosseguiu com os estudos em Programas de Doutorado em diferentes instituições de ensino no país.
O DMA conta com 37 docentes, dos quais 95% são doutores. No Programa de Mestrado em Matemática atuam 15 doutores. Recentemente, o Programa esteve inserido no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica/PROCAD em conjunto com a PUC-Rio, a UFMG e o IME/USP. O DMA também participou do projeto INCTmat (Processo 573523/2008-80) coordenado pelo Prof. Jacob Palis. Nesse projeto, em parceria com as Universidades Federais UFU, UFJS, UFJF, UFLA, UFMS e UFOP, o DMA atuou como Centro Virtual em Desenvolvimento. Além disso, o DMA foi o responsável local pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), que foi submetido pela Sociedade Brasileira de Matemática para a Capes em 2009, com início em 2010. O DMA aderiu a esta Rede em 2010 com sua primeira turma, com 16 alunos, iniciando no primeiro semestre de 2011. Sua segunda turma iniciou-se no primeiro semestre de 2012 com 20 alunos. Desenvolvimento. Atualmente, o DMA também coordena o convênio internacional entre a UFV e a University of California Riverside (convênio nº.119/2021) que visa, dentre outras coisas, a cooperação e o intercâmbio em atividades de pesquisa.
Desde 2008, o DMA oferece um Programa de Verão em Matemática. Nesses 16 anos, ofereceu cursos de Álgebra Linear, Análise na Reta, Análise no Rn e Álgebra, em nível de pós-graduação, além de minicursos e palestras de divulgação das áreas de pesquisa dos docentes do DMA. Um resumo das atividades dessas edições anteriores do Programa de Verão encontra-se no anexo A.
Os períodos de verão também foram utilizados para reuniões entre pesquisadores do DMA e de outras instituições para discutir projetos e pesquisas em andamento. Desde a edição de 2009 do Programa de Verão vem sendo realizado um Workshop em Matemática, com o objetivo de promover a interação entre pesquisadores, professores e estudantes. Em 2009 o evento recebeu apoio financeiro de órgãos de fomento e da UFV. Em 2010, o CNPq financiou parcialmente o “PROGRAMA DE VERÃO EM MATEMÁTICA” (Processo 454916/2009-4). Em 2011, o programa contou com o apoio financeiro da CAPES e FAPEMIG. Nos anos 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017 os programas de verão (bem como o Workshop de Verão) receberam financiamentos das duas agências de fomento federais, CAPES e CNPq, e também da agência de fomento estadual, a FAPEMIG. Em 2020 e 2023 o programa obteve financiamento da CAPES e de uma agência local, a FUNARBE. Em 2024 o programa contou com o apoio do CNPq, FAPEMIG, INCTMAT e FUNARBE. O apoio de todas estas agências de fomento é condição imprescindível para a realização do Workshop em Matemática, viabilizando a visita de pesquisadores do cenário nacional a esta instituição.
A 16ª edição do Workshop de Verão em Matemática da UFV será realizada no contexto do Programa de Verão em Matemática de 2025, no período de 12/02/2025 a 14/02/2025, presencialmente no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Este evento visa promover discussões sobre tópicos de pesquisa atuais e promissores para Matemática e as suas áreas afins, intensificando colaborações com outros grupos de pesquisa em outras instituições. Além disso, esperamos que este projeto seja útil para despertar o interesse dos estudantes, pesquisadores e profissionais para as inúmeras possibilidades de pesquisa por meio do uso da Matemática como ferramenta.