Serão transmitidas no canal do Youtube do PPGFil/UFSCar as seguintes mesas do evento:
22/10 - 14h: "Poder disciplinar, Biopoder e Neoliberalismo"
Lista de presença: https://forms.gle/zDX7CVFKZUYKwyZJ8
Diogo Sardinha é Doutor em filosofia pela Universidade de Paris 10 – Nanterre, membro do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, dirige atualmente o programa Investigação “Violência e política: o Motim como forma de movimento selvagem” junto ao Colégio Internacional de Filosofia em Paris. Foi investigador visitante da Universidade Católica de São Paulo (2006) e da Universidade Livre de Berlim (2007-2008) e investigador associado do Centro franco-alemão Marc Bloch de Ciências Humanas de Berlim (2007). É membro associado da Equipa Normas, Sociedades, Filosofias (NoSoPhi) da Universidade de Paris 1 desde 2011, e de Julho a Dezembro de 2013 como investigador associado do Instituto de Literatura Comparada e Sociedades (ICLS) da Universidade de Columbia em Nova Iorque.
André Constantino Yazbek é Mestre e Doutor em Filosofia pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado parte de seu doutorado na École Normale Supérieure de Paris (ENS). Também possui um estágio de Pós-Doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (ENS-Lyon). Dedica-se ao estudo das principais correntes da filosofia francesa contemporânea, com destaque para as obras de Jean-Paul Sartre e Michel Foucault. É autor dos livros “Itinerários cruzados: os caminhos da contemporaneidade filosófica francesa nas obras de Jean-Paul Sartre e Michel Foucault” e “10 Lições sobre Foucault”, e um dos organizadores da obra coletiva recém lançada “Pensar o neoliberalismo: epistemologia, política, economia”. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia (GFL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PFI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
22/10 - 16h30: "Humanismo e anti-humanismo na trajetória de Foucault"
Lista de presença: https://forms.gle/t2jKGkRV68H5ex6a8
Luiz Damon Santos Moutinho é Doutor em Filosofia (1999) pela Universidade de São Paulo. Fez estágio de Doutorado com bolsa-sanduíche Capes na École Normale Supérieure de Fontenay-Saint-Cloud entre 1995 e 1996. Fez estágios pós-doutorais na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (2003-2004 e 2011-2012), na Universidade de São Paulo (1999-2000, 2012 e 2020) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2020). Foi professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 1998 e 2014. Atualmente é professor Associado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Nildo Avelino é professor no Departamento de Ciências Sociais (DCS) na Universidade Federal da Paraíba. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Anarquistas (GEPAn) e pesquisador no Centre Max Weber (CNRS, França). Possui Pós-Doutorado em Ciência Política, Columbia University, New York/USA; Pós-Doutorado em História Política, UNICAMP; Doutorado em Ciências Sociais (Política), PUC-SP; Mestrado em Ciências Sociais (Política), PUC-SP; Graduação em Sociologia e Política, FESP-SP. Tem como áreas de interesse: Teoria Política Moderna e Contemporânea; Estudos anarquistas; Estudos Foucaultianos; Pós-Estruturalismo; Socialismo; Liberalismo; Totalitarismo.
Lívia Francisco Arantes de Souza cursou o mestrado em Filosofia no PPGFil/UFSCar. Atualmente é doutoranda no mesmo programa. Possui graduação em Ciências Econômicas pela UNESP/Araraquara e em Filosofia pela UFSCar.
23/10 - 14h: "Foucault, Educação e Neoliberalismo"
Lista de presença: https://forms.gle/sqqwgewAUeUgXiqR7
Sylvio Gadelha possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1987), especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae (1989 - SP), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) - com estudos complementares no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP (2001), e estágio de Pós-Doutorado em Educação pelo Proped-UERJ (2011). Atualmente é professor do Departamento de Fundamentos da Educação da FACED-UFC, Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), fazendo parte da Linha de Pesquisa Filosofia e Sociologia da Educação (FILOS), no Eixo temático Filosofias da Diferença, Tecnocultura e Educação (FILODITEC-EDUC), do qual é coordenador. É também professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC). Tem experiência no atendimento à menoridade, na área de Psicologia Institucional e em Educação; vem trabalhando nas proximidades do encontro entre Filosofias da Diferença e Educação, com ênfase nas políticas e processos de subjetivação contemporâneos e nas relações entre biopolítica, governamentalidade neoliberal e educação nas sociedades de controle. É pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa "Educação, pensamento e filosofia. Forças políticas do ensinar e do aprender" (CNPq)
Haroldo de Resende é Pós-doutor em Filosofia (2018), doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP (2002), mestre em Educação (1996), bacharel em Direito (1994) e Licenciado em Pedagogia (1990) pela UFU, é professor titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha com disciplinas voltadas para políticas educacionais em cursos de licenciatura e atua na Linha de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolve pesquisas no campo da educação e da política, utilizando-se, prioritariamente, dos conceitos de governamentalidade e biopolítica, de Michel Foucault.
Rosanna M. A. Andrade Silva é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e mestra em Educação pela mesma universidade. Graduou-se em Licenciatura em Ciências Exatas – Habilitação: Física e em Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre as técnicas de poder envolvidas na Reforma do Ensino Médio.
24/10 - 14h: "Estratégias de enfrentamento dos efeitos do neoliberalismo nos sistemas educacionais"
Lista de presença: https://forms.gle/jCq4WRwnPfm8d3Ty6
Christian Laval é professor emérito de sociologia na Universidade Paris-Nanterre. Membro-fundador do Instituto de Pesquisas da Fédération Syndicale Unitaire [Federação sindical unitária], atualmente é um dos animadores do Groupe d’études sur le néolibéralisme et les alternatives [Grupo de estudos sobre o neoliberalismo e alternativas] (GENA). É autor de diversos livros, entre os quais L’Homme économique (Gallimard, 2007) e L’ambition sociologique (La Découverte, 2002). No Brasil, publicou A escola não é uma empresa (2019) e, com Pierre Dardot, A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal (2016) e Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI (2017), editados pela Boitempo, além de A sombra de outubro (2018), pela Perspectiva. Pela Elefante, publicou Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal, em 2020, e A escolha da guerra civil: uma outra história do neoliberalismo, em 2021.