Fonte: cdio.org
São Jose dos Campos-SP
03 e 04/12/2025
O que esperar de um profissional de engenharia no século XXI? Capacidade de inovar, trabalhar em equipe, resolver problemas reais com impacto social e atuar em ambientes tecnológicos em constante transformação; tudo isso sem perder os fundamentos rigorosos das ciências que embasam as aplicações técnicas. Trata-se de um desafio pedagógico colossal para as universidades.
Com este horizonte em mente, os professores Jorge Pantoja e Márcio Rogério participaram, de maneira virtual, do CDIO Latin America, realizado em São José dos Campos (SP). O encontro reuniu instituições e especialistas em educação em engenharia de diversos países do continente.
O CDIO (Conceive-Design-Implement-Operate) é uma abordagem educacional projetada inicialmente no Massachusetts Institute of Technology (MIT) com o objetivo de aprimorar a formação em engenharia por meio de métodos ativos e projetos alinhados às demandas reais da sociedade e do setor produtivo. Hoje, a iniciativa se configura como um dos principais referenciais internacionais para inovação no ensino de engenharia.
Na UFSCar, o professor Jorge Pantoja já vem incorporando fundamentos do CDIO em disciplinas ofertadas aos cursos de Engenharia Ambiental e de Alimentos. A aplicação da metodologia ainda está em fase inicial, experimental, de testes, sujeita à adaptações contínuas e espaço para avanços estruturais vindouros.
A participação no evento marca um passo importante para que a UFSCar avance em sua "candidatura" para tornar-se universidade membro oficial do CDIO, processo que envolve avaliação institucional, alinhamento curricular e consolidação de práticas pedagógicas inovadoras. A expectativa é que os próximos anos sejam dedicados ao amadurecimento dessas ações e ao fortalecimento da presença da UFSCar em iniciativas internacionais de transformação do ensino de engenharia.
Com a aproximação ao CDIO, a universidade caminha no sentido de estimular o protagonismo estudantil, o trabalho em equipe, a criatividade e a solução de problemas reais: competências essenciais para a formação de profissionais alinhados aos desafios contemporâneos.