Larissa (acima) e Matheus (abaixo) no momento de suas apresentações.
Buri-SP
21 e 22 de Outubro de 2025
Dois estudantes apresentaram os resultados de seus projetos de Iniciação Científica no Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFSCar, realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, de forma presencial nos quatro campi da universidade. O evento é um dos principais espaços de divulgação científica da instituição, reunindo anualmente estudantes de graduação e ensino médio para discutir os resultados de suas pesquisas.
A estudante de Engenharia Ambiental, Larissa de Aragão Alves, bolsista do CNPq, apresentou o trabalho cuja temática é o aspecto qualitativo da água em territórios indígenas. A estudante investigou a água fornecida em uma aldeia na Terra Indígena Tenondé Porã, em São Paulo, sob orientação da Profa. Beatriz Gonzalez e coorientação do Prof. Jorge Pantoja. A pesquisa objetivou auxiiar na compreensão das condições de abastecimento hídrico e qualidade ambiental em territórios indígenas, contribuindo para a promoção de políticas públicas e ações de educação ambiental baseadas em evidências científicas.
O também graduando em Engenharia Ambiental e bolsista do CNPq, Matheus José Marques Moreira de Góes, apresentou os resultados de um projeto que buscou compreender e aprimorar processos biotecnológicos voltados à mitigação de gases odoríferos e poluentes, com potencial aplicação em estações de tratamento de efluentes e sistemas industriais com alta emissão de gases tóxicos. O projeto foi orientado pelo Prof. Jorge Pantoja e coorientado pela Profa. Beatriz Gonzalez.
Parabenizamos os estudantes pelo comprometimento e desejamos sucesso em seus próximos projetos. Um dos objetivos da universidade pública é justamente contribuir para o desenvolvimento científico e social do país.